quinta-feira, 13 de junho de 2013

CanalMoz - Edição de 13 de Junho de 2013

Edição de 13 de Junho de 2013
Obstetras e ginecologistas repudiam suspensão do curso de pós-graduação
 
... E denunciam intenção de quem governa de querer enfraquecer o Serviço Nacional da Saúde
 
carta001
 
Maputo (Canalmoz)- Os médicos especialistas obstetras e ginecologistas escreveram uma carta profunda a reagir com repúdio à decisão do Governo, anunciada recentemente pelo Ministro de Saúde Alexandre Manguele, de suspender o curso de pós-graduação da área.
  A partir de Xai-Xai, província de Gaza  
Polícia confirma assalto da viatura do chefe de Estado-Maior das FADM
 
O carro já foi devolvido ao dono, Paulino Macaringue, e estão detidos dois supostos assaltantes
 
Maputo (Canalmoz) - A Polícia da República de Moçambique na cidade de Xai-Xai, província de Gaza, confirmou a notícia avançada esta quarta-feira pelo semanário Canal de Moçambique referente ao assalto da viatura do chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas de Defesa de Moçambique e diz que já deteve na última terça-feira, na praia daquela cidade, dois indivíduos indiciados de serem os autores do roubo.
  Indisciplina no aparelho do Estado  
Demitidos e expulsos 280  funcionários públicos em 2012
 
2013 06 13 001
 
Maputo (Canalmoz) – Duzentos e oitenta (280) funcionários públicos foram demitidos e expulsos do aparelho do Estado em todo o País durante o decorrer do ano passado (2012). As expulsões resultam de 1.142 processos disciplinares instaurados contra funcionários de diferentes sectores devido ao comportamento indevido.
  Em Manica  
Agente da Polícia que atirou contra colega estava embriagado
 
 “A Polícia já está no terreno a trabalhar para capturar este agente que baleou o seu colega” – Bartolomeu Amone, chefe das Relações Públicas do Comando Provincial da PRM em Manica
 
Chimoio (Canalmoz) – A Polícia da República de Moçambique (PRM), através do chefe das Relações Públicas do Comando Provincial, Bartolomeu Amone, revelou ontem em Chimoio que o agente que baleou o seu colega se encontrava em estado de embriagues e neste momento está foragido com a sua arma.
  Ministro da Juventude e Desportos exige explicação  
“Federação Moçambicana de Futebol deve satisfação aos moçambicanos”
 
- Fernando Sumbana Júnior
 
2013 06 13 002
 
Maputo (Canalmoz) – O ministro da Juventude e Desportos, Fernando Sumbana, convidou a Federação Moçambicana de Futebol, dirigida por Faizal Sidat, a prestar contas ao povo moçambicano em virtude dos maus resultados e má actuação da selecção principal de futebol nacional, os “Mambas”.
Papa nomeia novo bispo para Pemba
 
Maputo (Canalmoz) - O novo Bispo para a diocese de Pemba foi nomeado esta quarta-feira pelo Papa Francisco. Chama-se Luiz Fernando Lisboa e já era missionário na mesma Diocese, noticiou ontem a Rádio Vaticano.
Dom Luiz Fernando Lisboa sucede ao Bispo Ernesto Maguengue, que apresentou a sua renúncia ao cargo pastoral da Diocese de Pemba no dia 27 de Outubro de 2012.
  Nacala-Velha  
Pedras preciosas deixam Governo e associações locais de costas voltadas
 
Nampula (Canalmoz) – Está instalado conflito entre a direcção provincial dos Recursos Minerais e Energia de Nampula, comunidades locais e associações de combatentes e de natureza mineira no distrito de Nacala-Velha, devido à proibição por parte do Governo na exploração de pedras preciosas.
  Na EN1  
Erosão ameaça ponte sobre rio Inharrime
 
Maputo (Canalmoz) – A erosão fluvial na Estrada Nacional Numero 1 (EN1) está a pôr em risco a infraestrutura da ponte sobre o rio Inharrime, no distrito do mesmo nome em Inhambane. A erosão acelerou devido à fúria das águas fluviais causada pelas chuvas fortes que caíram em Janeiro último.
Aumenta circulação de viaturas movidas a gás no País
 
... Até 2020 estima-se que Moçambique terá uma frota de 800 mil viaturas movidas a gás, contra as actuais quatro mil
 
Maputo (Canalmoz) – A frota de viaturas movidas a gás tende a crescer em Moçambique, segundo dados divulgados nesta quarta-feira em Maputo pela Autogás, empresa encarregue de implementação da estratégia de uso de combustíveis alternativos para fazer face aos elevados custos de combustíveis líquidos, como a gasolina e o diesel, no País.
DStv lança 3.ª edição dos prémios estrela
 
 Maputo (Canalmoz) - Como parte da sua comemoração do Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade de Informação (WTISD), a MultiChoice Africa e a Eutelsat Communications anunciaram o regresso dos Prémios Estrela DStv Eutelsat de 2013.

Sem comentários: