sexta-feira, 7 de junho de 2013

CanalMoz - Edição de 07 de Junho de 2013

Edição de 07 de Junho de 2013
“Liderar significa tomar decisões em benefício da maioria e tratar bem as pessoas”
 
- Afirma Mário Machungo, antigo Primeiro-Ministro e PCA do Millennium Bim
 
O antigo PM elogiou as lideranças de Samora Machel e Joaquim Chissano e não se pronunciou sobre o actual chefe de Estado
 
2013 06 07 001
 
Maputo (Canalmoz) – Numa altura em que o debate sobre a alegada crise da actual liderança no partido no poder e no Governo está em voga, com problemas que vão desde a falta de diálogo à ridicularização da crítica, Mário Machungo, antigo Primeiro-Ministro e Presidente do Conselho de Administração (PCA) do Millennium bim, decidiu entrar no debate ainda que de forma muito indirecta, acabou por deixar assinaláveis muitos recados.  
Guebuza termina visita à Coreia com apelo à “união de todos os moçambicanos”
 
Seul (Canalmoz) - O chefe de Estado moçambicano, Armando Guebuza, apelou ontem à “união de todos os moçambicanos como forma de melhorar o ambiente de negócios” no País.
  Em Moçambique há 45 instituições de ensino superior  
Ministro exige crescimento com qualidade
 
2013 06 07 003
 
Maputo (Canalmoz) – Existem em Moçambique neste momento 45 instituições de ensino superior a funcionar. Os dados foram ontem revelados em Maputo pelo Ministro da Educação, Luís Jone, na abertura da 1ª sessão do Conselho do Ensino Superior de 2013.
Gaza: Frelimo e MDM pedem mais aderência ao recenseamento
 
Maputo (Canalmoz) - O recenseamento eleitoral de raiz, que decorre nas cidades e vilas municipais de todo o País, é marcado, na província de Gaza, por fraca aderência dos potenciais eleitores.
Canal de Opinião 
Por: Matias Guente
 
OJM: a longa marcha ao suicídio de uma geração!
 
Maputo (Canalmoz) – Os últimos acontecimentos que tiveram lugar na Organização da Juventude Moçambicana (OJM), por sinal o braço juvenil da Frelimo, o partido no poder, abrem espaço para várias interpretações, mas para uma só certeza: a direcção do partido Frelimo quer que a OJM se comporte como um fórum rural de terceira idade. Para os jovens da própria Frelimo, esta certeza pode até ser dura, mas o roteiro e a atmosfera estão preparados para que o apocalipse aconteça. E a realidade está ali nua e crua. 
Canal de opinião
Por: Noé Nhantumbo 
 
Quem quer paz não se esconde em legalismos duvidosos
 
Serviços de segurança e policiais não seguraram Ben Ali nem Kadaafi…
 
Beira (Canalmoz) - Que se reúna o Conselho de Estado, que um Conselho e Anciãos sejam estabelecidos informalmente e se coloquem as reservas morais do país em acção pela paz em Moçambique. Urge substituir a teimosia por uma atitude convincente em prol da defesa dos verdadeiros interesses nacionais.
  Quatro anos antes do fim do contrato  
Gugu deixa TV Record
 
2013 06 07 002
 
São Paulo (Canalmoz) – O apresentador da televisão brasileira Record, Gugu Liberato, ou simplesmente Gugu, que em Moçambique ficou conhecido graças ao seu talk-show “Programa de Gugu” acaba de deixar a Record. A razão prende-se com desentendimentos com a direcção da empresa, no que tange à verba para a produção do seu mega-programa de “Gugu”. 

Sem comentários: