quinta-feira, 6 de junho de 2013

CanalMoz - Edição de 06 de Junho de 2013

Edição de 06 de Junho de 2013
  Na Coreia do Sul  
Guebuza fala de “Moçambique estável e democrático” para atrair investimentos 
 
Maputo (Canalmoz) – O chefe de Estado moçambicano, Armando Guebuza, vendeu ontem a imagem de um Moçambique democrático e estável para convencer empresários sul-coreanos a investirem no País. Guebuza chegou mesmo a dizer que “Moçambique tem segurança e leis que protegem os investimentos tanto públicos como privados”, como se alguém tivesse dito o contrário.
  Greve na Saúde  
Governo contradiz-se e povo continua a pagar factura
 
“Não houve interrupção nas negociações... a Associação Médica de Moçambique (AMM) pediu nova equipa de diálogo e o Governo está aberto”, porta-voz do Governo, Alberto Nkutumula
 
“Não há como resolver as exigências dos médicos, porque o País é pobre”, presidente da República (PR), Armando Guebuza
 
2013 06 06 002
 
Maputo (Canalmoz) – Está evidente a falta de coordenação no seio do Governo e o espírito de decisão unilateral do PR, Armando Guebuza. A greve dos médicos, que sem solução dura vão três semanas, deixa muitos moçambicanos, sobretudo os de baixa renda, a pagarem a factura da irresponsabilidade de quem devia cuidar da saúde dos cidadãos.
  De visita ao distrito Ka-Maxaquene um ano depois   
David Simango diz que recomendações deixadas não foram cumpridas  
 
“Todas as partes do relatório das actividades que vem trabalho por realizar, actividade está a ser realizada, concurso da empreitada ainda está a decorrer, tarefa em curso, trabalho ainda em fase de realização, matéria em estudos, quer dizer, as metas planificadas não foram alcançadas ” -Edil de Maputo, David Simango 
 
2013 06 06 003
 
Maputo (Canalmoz) – O presidente do Conselho Municipal de Maputo, David Simango, mostrou-se visivelmente agastado com o relatório das actividades realizadas no âmbito das recomendações deixadas na última visita realizada no ano passado, no distrito Municipal Ka-Maxaquene.
  A cerca de cinco meses do final do mandato  
Provedor municipal sob pressão dos munícipes 
 
Maputo (Canalmoz) – O provedor no município de Maputo, Jubileu Mulambo, diz-se pressionado pelos munícipes que pretendem ver as suas preocupações, até aqui pendentes, resolvidas antes do fim de mandato do elenco de David Simango. 
Estrangeiros ilegais continuam a infestar futebol moçambicano
Costa do Sol lidera a lista de empregadores de estrangeiros ilegais no desporto 

Maputo (Canalmoz) – A Inspecção-Geral do Trabalho efectuou uma segunda inspecção aos clubes de futebol para apurar a legalidade dos trabalhadores estrangeiros e detectou que nos 40 clubes abrangidos em todo o País, 46 trabalhadores estrangeiros estão em situação ilegal, dos 39 jogadores e 7 treinadores. 
  Efectuada pelo “Hospital do Olho Dr. Agarwal’s”  
Realizada primeira cirurgia de retina em Moçambique
 
2013 06 06 001
 
Maputo (Canalmoz) - O “Hospital de Olhos Dr. Agarwal’s” procedeu nesta quarta-feira em Maputo a primeira cirurgia de retina do olho, uma técnica de ponta que vem solucionar várias das patologias de fórum oftalmológico que até então não era possível realizar no País.
Canal de Opinião
Por: Noé Nhantumbo
 
Nas convulsões de hoje as marcas indeléveis do amanhã
 
Nada acontece por acaso como todos sabemos…
Moçambique caminha para o abismo
 
Beira (Canalmoz) – Não nos acusem de pessimismo ou que sejamos aves de mau agoiro. As peças do tabuleiro se juntam e torna-se claro o que pretendem os que avançam com manobras dilatórias e de entretenimento negocial. 

Sem comentários: