sábado, 15 de junho de 2013

Banco Mundial prevê crescimento de 7% para Moçambique em 2013


Ainda temos boas notícias a dar ao mundo.

Trabalho, trabalho e mais trabalho é o que nos vai permitir chegar aos 2 dígitos e ir além.
Força meu Moçambique!!
See translation
  • You, J' SonGz Jherson and Carla Reis like this.
  • Eusébio A. P. Gwembe Boas notícias estas!
  • Arlindo A. Mondlane esse banco mundial..jejej...nao é o mesmo que nunca acerta?...pelo menos qui nao da no prego ha bons anos..nao entendo porque continua a dar previsoes...aqui os mais certeiros raras vezes falham sao os serviços de estudos economicos de BBVA...em todo caso se certo..parabns..mas recodemos que crescer nao so sao os digitos...é tudo, criaçao de emprego, melhora de vida do poco, melhora de poder adquisitivo, melhoras na saude, na educaçao etc..nao so melhora nas contas bancarias de uns poucos..
  • Angela Maria Serras Pires O problema do nosso pais e precisamente este, cresce mas so para o bolso do guebas e sua familia alargada enquanto no ranking de Desenvolvimento humano vamos piorando, ou seja, o mundo nao vai compactuar mais com esta podridao
  • Sisinha Sise Sigaúque Pois é Arlindo A. Mondlane.
    Mbora la crescer para termis donde "criar" mais postos de trabalho, mais e melhor saude e educação.
    De algum lugar temis que começar.

    Quanto a "veracidade" dos estufos e análises do Banco Mundial, well....
  • Arlindo A. Mondlane para tal se necessitam reformas estructurais, para que cada digito signifique uns postos de trabalho reais..
  • Claudio Chivambo Esses não são os tais de fora que não conhecem a nossa realidade? É apenas uma pergunta inocente e nada sobre a "mão externa".
  • José de Matos Crescer é maravilhoso, distribuir e justie social tambem, o pacato cidadao comum tem de ver o resultado desse crescimento! Parabens a todos envolvidos no crescimento!
  • Sisinha Sise Sigaúque Justíssimo José de Matos.
    Tbem vejo pir esse prisma.
    O crescimento do pais deve ser invlusivo, isto é, se todos somos chamados a contribuir e efectivamente contribuimos nada melhor que vermis o retorno do nosdo suor.
  • Arlindo A. Mondlane isso me referia..levamos tempo, ha 20 anos creio, crescendo, se bem que ha uma classe media emergente....a vida do ze povao, piora com cada decima de digito..dizia um amkigo meu: "que o pais pare de crescer por favor...", porque a sua desgraça era inversamente proporcional ao crescimento do pais..em fim
  • Sisinha Sise Sigaúque *por
    *vermos
    *nosso
  • Sisinha Sise Sigaúque Arlindo A. Mondlane.k ninguem atenda esse pedido do seu amigo.
    Temos sim continuar a crescer e de igual modo, conhecer e etar preparados para enfrentar os problemas que vem com esse mesmo crescimento.
    Ha uma série de coisas que aconteceram mas claramente ainda ha muito mais por acontecer.
    E mais, a medida que maus temos, mais queremos.

    Acredito que se ontem nos choravamos por não ter, hoje é o poder de aquisição que nos trama.

    É um desafio, temos que enfrenta-lo e usando as melhores armas.
  • Sisinha Sise Sigaúque Claudio Chivambo, para quem diriges a pergunta?
    Sorry, não spanhei..
  • Arlindo A. Mondlane ha que sim mudar a forma de crescimento...aqui apartir de 2% de crescimento a economia cria riqueza, cria postos de trabalho q que sao visiveis na rua..na alemanha, incluso com crescimentos de 0,tanto% se cria trabalho..e nos porque incluso com 8 a 10% anuais, nao somos capazes de gerar postos de trabalho?..algo esta mal...o que esta claro é que se nao ha crescimento..mal vamos..o que ha é melhorar a qualidade do crescimento.
  • Sisinha Sise Sigaúque Será k não gera emprego?
    Será?

    Nao acredito nuito, tenho pra nim k os empregos gerados (poucos) não são ao ritmo pretendido e nem em conta das expectativas.
    Parece-me tbem que faltou-nos um bocado de garra para agarrar as poucad oportunidades que existiram e replica-las.
    Mas, claramente, precisamis de muito mais PMEs.
    Temis k sair um.bocado dos "bens e serviços" e ver oportunidades e outros sectores.
  • Claudio Chivambo Sisinha Sise Sigaúque/Taisse Sigaúque, é para todos que me possam responder. Luisa Diogo já veio a terreiro várias e inúmeras vezes infirmar este crescimento em números que pouco se manifesta no bem estar das populações. Quando estes dizem o que nos convém damos-lhes vivas e quando é inversamente proporcional os chamamos de mão externa, desconhecedores da nossa realidade e bla bla bla. Nada contra o Post mana, apenas estou a disparar no escuro onde só os gatos têm visão.
  • Arlindo A. Mondlane nao temos estatisticas, mas gostaria de saber quel é o nivel (cifras) de desemprego em moçambique...é evidente que a "economia robusta", nao esta a criar postos de trabalhos suficientes para estar a crescer a cima de 8% ha mais de 20 anos...quantas pessoas trabalham como tal, com contrato e SS em moçambique?...
  • Sisinha Sise Sigaúque É o que digo, expectativas elevadísdimas, principalmente em torno dos mega projectos.
    Repare k são empregos numa industria nova. Precisariamos de muitos engenheiros de petróleos, especialistas em hidrocarbonetos etc etc.
    Nestes empreendimentos temis mais mao de obra estrangeira e alguns, muito poucos nesmo em posições administrativas, assessorias especificas.
    Vejo a emergência de PMEs, fornecendo bens e servicos a remar contra a maré...

    Quid juris?
  • Sisinha Sise Sigaúque Claudio Chivambo vejo o crescimento aqui avançado na mesma linha do que avançado pelo Banco de Moçambique.
    Alias, se a memória não me trai, revistod em baixa para os 7%.
    Estavam antes em 9%
  • Sisinha Sise Sigaúque Lembro-me por alto de terem avançado as cheias como a principal razão para essa revisão em baixa.

    Posso depois procurar informação mais fidedigna, mas tenho 90% de certeza de ter visti estes numeros na comunicação do BM...
  • Tony Ciprix Eusebio e sua turma: esta noticia nao passa de curtina de fumaça. Em economia, crescimento económico é diferente de desenvolvimento económico e social. Os nossos governantes condicionam a implementação de politicas sociais redistribuitivas ao desenvolvimento económico e nunca ao crescimento. Em todos os anos o Banco Mundial diz que Moçambique cresceu e nunca diz que Desenvolveu. Então, quando será o desenvolvimento?
  • Tony Ciprix Por exemplo, na legislacao educacional tanto a do periodo da construção do socialismo quanto a actual é afirmado que a intridução da escolaridade obrigatória ( ensino básico) será progressiva, de acordo com os niveis de desenvolvimento do país. Eu me pergunto: enquanto nao chegar esse desenvolvimento, a obrigatoriedade da educacao básica é facultativa? Por isso ainda escolas do EP 1e do EP2 separadas?
  • Sisinha Sise Sigaúque Eishhhhh
    Tony Ciprix!!!
    Esse post é meu e não do Eusebio e turma dele!!!

    Eishhhhh, custa assim tanto???
    Ouchhhh
  • Sisinha Sise Sigaúque O post aqui, ESTE aqui é sobre 7%de CRESCIMENTO!!

    Nada, porém, obsta ao sr° Tony Ciprix o prazet de nos brindar com um post versando Desenvolvimento.
    Eishhhh
  • Tony Ciprix Sisinha, a carrapuça serviu-lhe heim?
  • Sisinha Sise Sigaúque Carapuça é k levas a cabeça?
    Não meu caro, não serviu.
    Não sei se reparou, antes de chegares, tentavamis ter uma conversa educada e com civismo.
    Não, estou a dizer k estavamis todos de acordo, não é isso, falo de tratar os outros como gostariamos de ser tratados quando postamos algo.

    Mas... Sei que não posso pedir algumas coisas a certas pessoas né Tony Ciprix? Modos, respeito alguns não dão de graça!!!.

    Boa tarde e SIM, pode ficar e a vontade!!

    Com a sua permissão.... Fechei a porta por fora.
  • Tony Ciprix Sisinha, sempre doi no Francisco. Lamento como sentes as dores virtuais.
  • Arlindo A. Mondlane voces tsc..nao sao capazes mesmo de dicutir ideias?
  • Tony Ciprix Nao vou entrar no seu jogo. Pode ficar tranquila e chame nomes que quiser, nao farei o mesmo. Apenas peço para depois ires ao espelho e voltar. Sniff!
  • Sisinha Sise Sigaúque Não te batas vizinho.
    A sério mesmo, relaxa Arlindo A. Mondlane, ignoremos, sob risco de sermos nós a notícia.
  • Sisinha Sise Sigaúque Ah ah ah ah ah ah
    Ta pior isto. Kikikikikikikikiki
  • Tony Ciprix Taisse ou Sisinha. Fique descansada que nao seras noticia. Discuta o problema Crescimento X Desenvolvimento. E mostre como na minha observacao está patente a má educacao e anti-civismo. Por acaso há censura de pensamento. Se nao quer ler o que escrevo lhe peço o favor de me bloqueiar da tua lista.
  • Sisinha Sise Sigaúque Tony Ciprix.
    Ja fechei a porta meu caro.mas ainda posso deixar uma resposta: reveja o teu comentario, onde até vista uma tal "Eusébio e companhia" e caso ainda continues a achar ser a melhor maneira...
    Força!!!

    Os meus modos, para contigo e para qualquer um sao e sempre serão os mesmos.
  • Sisinha Sise Sigaúque Tony Ciprix até hoje não precisei sndar aos bloqueios.
    E como tu e que vieste a minha lista meu amigo, sinta-se a vontade para sair e bloquear.

    Eu passo bem e consigo conviver com a diferença!!

    Boa tarde, agora vou a igreja!!
  • José de Matos Nada, entre amigos nao ha bloqueios!
  • Tony Ciprix Boa reza. Espero que que a igreja seja um bom espelho. Ao voltar, quero que me responda a uma simples pergunta: onde, no comentario que fiz sobre o Banco Mundial, estah a falta de educacao e patente o anti-civismo? Qual a razao do seu comentario desqualificatorio? Caso nao me responda, o anunciar ir a igreja pode ser um mero exercicio de hipocrisia, um farasiasmo social. Vc nao consegue respeitar quem ve o pais diferente de vc e questiona as pretensas evidencias das tuas doxas neste espaco virtual? Acha que eh dona da verdade? Defenda os teus interesses e, quando qustionada, responde a questao e nao as pessoas!
  • Sisinha Sise Sigaúque Se eu la tivesse k lhe provar ser ou nao hipócrita....
    Well
    Ja cá estou!!!
  • Tony Ciprix Sisinha, a questao permanece: onde, no meu comentario sobre o Banco Mundial, estah uma heresia que te feriu, ao ponto de vc me chamar nomes, como mal-educado e anti-civico? E tem coragem de dizer que vai a igreja? O que eh isso se nao hipocrisia? Atacar as pessoas do nada, para depois dizer que vai louvar a Deus?

Sem comentários: