terça-feira, 4 de junho de 2013

Ainda o “27 de Maio de 1977”: A recepção inesquecível – Fernando Vumby

 
 Cassificação 0.00 (0 Votos)
 Alemanha - Se há  factos  e situações  que permanecem inesqueciveis em nossa memória  a recepção  que os meus ex colegas da " Contra Inteligencia Militar " me tinham reservado no dia 30 de Maio quando fui preso , para mim é uma delas .
Fonte: Forúm Livre Opinião & Justiça
São das tais coisas que nunca nos passa  pela cabeça , porque  se tem a ideia de que  nossos próprios camaradas , colegas de cursos amigos e amigas  de algumas andanças  nunca nos  tratariam assim de forma tão cruel e brutal.
Estava eu enganado afinal !
Com pontapés , coronhada e arrastões pelo chão duro de betão de uma sala tão estreita  perante os olhares de uma mulher  furiosa que poucos dias antes tinha  sido  até minha noiva  e se sentia vigarizada.
Essa foi  a recepção que os meus ex colegas  da " Contra Inteligencia Militar " me tinham reservado na cadeia   do S.Paulo no dia 30 de Maio de 1977 quando me roubaram a liberdade pela  primeira vez com apenas 22 anos de idade  sem nenhum mandato de captura .

Mas mesmo sangrando e rebolando pelo chão  , de principio não estava acreditar e nem a levar a coisa muito á sério , convencido que depois da surra seria posto em liberdade.
Foram momentos  e situações  tão  únicas que transformam para sempre a minha vida , e todo o seu percurso  que suscitam divagações  de como teria sido aquele  27 de maio se tivesse o azar em  ter caído  para as mãos de um Carlos Jorge  por exemplo ?

Quem viveu os dias que se seguiram ao 21 de Maio  com grande intensidade como nós os da  " Contra Inteligencia Militar " na altura presenciou  com certeza dias de grande efervescência , porque  foi a partir deste dia que foram presos os primeiros elementos da Disa.
Lembro-me do Manuelito Sambila irmão do kota França como se fosse hoje , preso antes do 27 de Maio , liberto no dia 27 de Maio pelos assaltantes  da   cadeia  de S.Paulo e quase nem tempo teve para  se despedir dos seus amigos porque a morte já lhe estava reservada.
Nunca me tinha passado pela cabeça um  dia presenciar tanta morte cruel e mudanças tão bruscas de comportamento  de certas pessoas com quem ainda antes tinha trabalhado na Contra - Inteligencia ou  me cruzei no cir Belice antes de Angola ainda ser um país independente..
Simplesmente incrível e inexplicável  quando se  está entre  a vida e a morte  !
Me comove até hoje ter sabido que muitos de nós fomos  obrigados a engolir os escarro de  nossos  próprios  carrascos e  saber que o sangue que corria pelas pernas daquela activista da comissão popular do bairro Sambizanga era mesmo  real.
Meus manos , me perdoem quem sabe um dia  vos falo  só de flores , amor , pão , paz , luz , água  ou da Maria das Escrequenha e Joana Maluca ? !

Mas hoje , é bom lembrar-vos o quanto foi cruel aquele dia 27 de maio de 1977 , na esperança que não se cometam os mesmos erros e a mesma excessiva brutalidade num futuro.
Infelizmente é  a nossa Angola , onde muitos dos nossos irmãos foram tão cruéis e continuam á se-lo causando morte de todas as maneiras e feitio aos seus próprios irmãos e fazendo coisas que até o diabo quando não se ri de nós fica pasmado .
Uma coisa é falar-se do dia 27 de Maio de 1977 e outra coisa é ter sofrido na carne e no espírito todo aquele sofrimento , incrível o que o homem angolano  hoje  já é capaz  de fazer em termos de tortura .
Precisamos pesar toda aquela brutalidade , que hoje já começa a ter repercussões maléficas no espírito dos  filhos que perderam seus pais , dos netos que perderam seus avós e das viúvas que perderam seus maridos.

Simplesmente doloroso o  pânico e traumas indeléveis que ainda  estão como fantasmas na mente e no subconscientes de dezenas de pessoas hoje já   idosas , e  mães procurando as ossadas de seus filhos.
Velha Lemba , que morava junto ao Kabuite no bairro Sambizanga dos três   filhos  que tinha lá foram todos  de uma só vez , e a mãe do Adelino Xavieir  " Adé " o que é feito daquela senhora que tantas vezes  nos deu broa e ovos estrelados ao matabicho ?
Os manos Isaías e Simiao do bairro da Precol , de uma sentada dois jovens com tanta vontade de viver , planos e família constituída , deixaram apenas o seu sangue espalhado nas paredes da cela ( G ) .

Vi com os meus próprios da uma única noite que estive com eles , enquanto o man palhas " Palhaço " já  estava com um dos  olho furado por beatas de cigarros e com a promessa de morte garantida.

E a Vitória que perdeu o seu Zeca Makalé , meu amigo desde os tempos de criança  o que é feito dela ?

Minhas lágrimas neste dia 27 de Maio de 2013 pela lembrança de pessoas  que conheci de perto e com partilhei aqueles momentos mais dificeis da história da minha vida .
Eles foram mortos por falta de um julgamento que talvez os socorresse , se a Agostinho Neto aceitasse perder muito  tempo fazendo justiça , do que em pouco tempo ter dizimado uma geração de jovens tão pujantes e na sua maioria inocentes.
Deu para perceber que a dada altura eles já nem se quer estavam interessados em sacar a verdade dos presos , queriam apenas  praticar o mais puro sadismo , pois a maioria de nós já estava condenado á morte pelas ordens de Agostinho Neto.

PERDÃO  SÓ DEPOIS  DAS  CONFISSÕES  E ARREPENDIMENTO

Passados 36 anos que são  ainda persistem muitas duvidas  sobre  as verdadeiras intenções do MPLA em ter morto tanta gente naquele dia e pela forma como  fez as execuções , porque o país  ainda  é prisioneiro de um regime  cruel e brutal que está sempre pronto para
matar.
Muita coisa ainda não foi dita e muitas vozes continuarão  silenciadas  enquanto o pais estiver nas mãos de  um psicopata , assassino , ladrão  e perverso presidente que meteu o país de joelho  para fazer valer as suas ambições.

Enquanto as mentiras inventadas pelos  autores daquele massacre não forem devidamente desmascaradas , enquanto o nosso povo não saber toda verdade do que se passou naqueles dias terríveis a mentira continuará governando Angola.

 Mas  apesar dos pesares ,    " Bem aventurados  os que têm fome e sede de justiça ( Mt5,6)
Pertenço aos que partilham  da ideia  de que enquanto não haver confissões e julgamento  dos assassinos do 27 de Maio de 1977 , o nosso perdão para com eles  continuará a ser fingido.
Mas antes de me alongar importa realçar aqui neste texto , duas citações  emprestadas por autores  que muito se debateram  com o tema " justiça "

"É belo ser-se justo. Mas a verdadeira justiça não permanece sentada diante da sua balança, a ver os pratos a oscilar.
Ela julga e executa a sentença." Autor - Rolland , Romain

"Uma coisa essencial à justiça que se deve aos outros é fazê-la, prontamente e sem adiamentos; demorá-la é injustiça." Autor - Jean de la Bruyère .
Repito meus manos , falar-se do 27 de Maio partindo daquilo que se lê nos tantos livros  que já se escreveram  para a contribuição histórica de Angola é uma coisa , e a outra é ter-se vivido nas cadeias todo aquele terror , e crueldade como consequência daquele  acontecimento.

Mas  nem mesmo nós os que passamos pelas cadeias sofrendo física e psicologicamente toda aquela inclemência dos nossos carrascos  temos o direito de deturpar ou falsear os factos históricos do 27 de Maio de 1977.

Nem o de  excluirmos do perdão nenhum daqueles tantos nossos irmãos "carrascos " que foram longe de mais com o seu sadismo , a menos que eles próprios  se excluam pela sua falta de confissão e sinais de arrependimento por tudo quanto nos fizeram.

Precisamos  acabar  com o perdão  fingido , mas para isto  Angola precisa de ouvir as confissões dos mentores dos assassinatos do 27de Maio de !977 de ambas as partes , e julgá-los  muito embora a maioria de uma das partes já tenham sido executados sem  qualquer julgamento.
Angola precisa de ouvir as suas próprias vozes reconhecendo   todo o seu sadismo , apetência pelo sangue dos outros , e  pedirem perdão pelos crimes cometidos  porque sem  essa  atitude  de arrependimento acredito ser impossível  haver um verdadeiro perdão.
Se até mesmo quando se comete uma ofensa " contra Deus inclusive " para se obter o perdão é preciso a confissão o arrependimento e o desejar  nunca mais repetir as mesmas ofensas.

E aliás quem se sente  verdadeiramente arrependido não deveria  ter problemas em  confessar os seus crimes  e nem em  humilhar-se reconhecendo de que é pecador e aceitar a mão do perdão .

Podemos tomar o exemplo de William Tonet , que se confessou e se arrependeu perante Holden Roberto , pelo montão de sangue , fígados  e outros órgãos humanos roubados dos hospitais por ordens do MPLA , para vender a imagem de que a FNLA era um movimento de canibais.

Que grande kizango !
Mas WT mostrou toda sua verticalidade como homem de bom coração , "rei dos indígenas " e consciente por aquilo que  era  errado  e certo.

Mas atenção , não quero com este texto  forçar aqueles que  já  se mentalizarem ,  e estão firmes  com a intenção de não reconhecerem os seus erros  preferindo levá-los para  caixão  quando um dia morrerem , como tem sido hábito.
Até porque  por uma questão de princípios sou contra todo tipo de confissões forçadas  sejam  elas á catanada , ponta-pés , socos , paulada , kapanga  ou outros meios quaisquer  de agressão física..
Ainda me lembro como fosse  se hoje na cadeia do S.Paulo aqueles interrogatório  que  eram piores que pena de morte , onde  tudo valia para  forçar confissões de presos .
Amarrados ,  escarrados na cara  e obrigados  a engolir a urina dos agentes   mais  sádicos  que já  conheci na minha vida " Osvaldo Inácio , Carlos Jorge , Pereira e outros tantos " apenas para nos obrigar dizer verdades que não existiam.

Quando os mais fracos  vendo seus corpos salpicados de sangue e como medo de morrer diziam o que sabiam  e o que não sabiam , acabando desta forma por assinar forçadamente  a sua própria declaração de morte e de outros tantos consofredores.

E se Deus trata com mais benevolência aqueles que têm  muitos pecados e se arrependam amargamente dos mesmos , do que  aqueles   que têm menos mas se recusam a reconhecê-los segundo as escrituras , porque razão os nossos carrascos se recusam á confessá-los ?

Esse amontoado de assassinos que anda por ai , alguns promovidos com altas patentes , generais , ministros , secretários , chefes de esquadrões da morte dos serviços secretos e da policia  como recompensa das ordens que cumpriam com todo o rigor .

Confessem ou não os seus crimes hoje , deveriam pelo menos examinar as suas consciências e as memórias de tanta gente que mataram algumas das quais seus amigos de infância , companheiros de farda  e até mesmo irmãos de sangue , para verificarem se os actos que cometeram eram certos ou errados.

Se eles fizerem uma retrospectiva com seriedade  de tudo aquilo que aconteceu  desde o dia 21  de Maio de 1977   facilmente perceberão que foram cruéis demais.

Esses nossos carrascos de ontem e que  hoje alguns continuam sendo ainda piores porque o crime compensa , dá lucro e os  torna famoso .

Cometem um grande erro ao deixarem  adormecer as suas consciências , buscando esquecer os crimes cometidos na esperança de que  nós suas vitimas também nos vamos esquecer  de todo aquele martírio.

Já dizia e bem dito , o compatriota - (  Makuta Nkondo ) -  : Nunca um filho se esquece do carrasco de seu pai  !
Mesmo assim , sou pelo perdão depois da confissão e arrependimento e por mais cruéis que eles tenham sido contra nós que até hoje dormimos e acordamos  com aquelas imagens flutuando em nossa memória.

Para melhor  honrarmos  os nomes dos nossos amigos , conhecidos e todos aqueles compatriotas no geral , precisamos não excluir do perdão nenhum dos nossos carrascos mesmo que o façamos com lágrimas no rosto pela lembrança desses e outro amigos  que hoje já não estão connosco.

O kota Lito Breganha , o Vigário , o Mingo da comissão popular do bairro Sambizanga , o Xadú , O Chana , Ady Narciso , o Ilídio , Juka Valentim , a Luisa Fontes , os manos Santos das B ,  o Avelino Mateus Colombo , o Adelino Xavier , " Adé "o man Kaiffy " Kiferro "  o Feio , a Nandy, Verinha , Perré  ,  Zeca Makalé , Xadu , Teresa do Lobito  ,a miùda Susana do Sumba Futa , Maria Bartolomeu , Nandy , Verinha , Perré , Pai k , o Zé Valles , o kota Conceição  e tantos outros que ainda guardo suas imagens  bem vivas em  minha memória  memorias.
Claro que não será fácil concedermos este perdão sem cultivarmos por algum tempo e compreendermos a necessidade deste perdão e reconciliação com os assassinos .

Sem coragem em analisarmos certas ocorrências , o nosso pensamento e sentimentos  vamos continuar agarrados á nossa condição de vitimas de ontem e isto nos dificultará á dar um passo enfrente.

Manos , este tipo de gente cruel  vamos ter sempre pela frente se as coisas não mudarem em Angola , basta olhar á nossa volta e somarmos os nossos mortos de cada dia , vitimas de todo tipo de  armadilhas e não só.
Mais mesmo  sendo o perdão a força forte  que dissolve a raiva  e o ódio  que sentimos contra  eles só depois das confissões  e arrependimento  vamos perdoá-los  sim .

Forúm Livre Opinião & Justiça

Fernando Vumby

Sem comentários: