terça-feira, 11 de junho de 2013

ÁFRICA DO SUL - JULIUS MALEMA PREPARA MOVIMENTO


Ouvir com webReader

O ex-líder da ala juvenil do Congresso Nacional Africano (ANC), no poder na África do Sul, Julius Malema, confirmou Segunda-feira estar a preparar uma campanha de mobilização dos seus apoiantes, com o objectivo de estabelecer um movimento que, segundo suas próprias palavras, irá restaurar a dignidade dos negros e reduzir a desigualdade entre ricos e pobres no país.

Em entrevista ao jornal “Star”, editado em Joanesburgo, Malema disse que estava em consultas aos seus apoiantes, com vista a criar um fórum que irá lutar pela justiça social, mais do que reconciliação, e recomeçar a politica de “morte contra o monopólio do capital branco”.

Acredita-se que o movimento de Malema pretende expropriar a terra sem nenhuma compensação, bem como nacionalizar a indústria mineira. Ele afirmou que a corrupção, abusos e desencaminhamento de fundos públicos preocupam o país, com o agravante de os culpados serem impunes.

Disse ter decidido organizar “militantes radicais” dentro e fora do ANC, como forma de se criar uma alternativa, prometendo anunciar, nos próximos dias, o novo movimento. Malema rejeitou aliar-se a todos os partidos da oposição, considerando-os de irrelevantes no cenário politico sul-africano.
Entretanto, as autoridades judiciárias sul-africanas leiloaram esta Segunda-feira, por 2,5 milhões de randes, uma farma pertencente a Malema por evasão fiscal.

A fazenda de 140 hectares de cultivo de repolho e tomate é orçado em cerca de quatro milhões de randes, mas foi leiloada por 2,5 milhões. Localizada em Schuilkraal, 12 quilómetros a Norte de Polokwane (Pietersburg), a farma foi confiscada por uma unidade de confisco de activos, a 19 de Março, após os serviços tributários terem-se queixado ao tribunal, exigindo 16 milhões de rendes em impostos devidos pelo antigo líder da ala juvenil do ANC.

TIMES/JD/mz
AIM – 11.06.2013

Sem comentários: