sexta-feira, 21 de junho de 2013

A Renamo e a paridade

"Guebuza e o seu governo são arrogantes e não negoceiam com seriedade. Esta é a causa da guerra". Este é o comentário implícito que tenho lido em alguns posts e comentários. Mas será que os seus autores conhecem as exigências da Renamo e do seu líder.

Na verdade, gostaria de ver os defensores daquele tese a elaborarem mais sobre alguns aspectos subjacentes nessa ideia. Muitos de nós não conhecemos no detalhe o que a Renamo concretamente quer. Supomos no entando que, fossem razoáveis as exigências, o governo cederia sem necessidade de guerra.

Temos ouvido dizer, por exemplo, que a Renamo quer paridade no exército. Isto significa que a Renamo deveria ter 50% dos efectivos e o governo os restantes 50%. A ser verdade isto, pode-se considerar razoável esta exigência? Então as Forças Armadas transformar-se-iam em coutadas privativas de dois Partidos (Frelimo e Renamo)? E aqueles moçambicanos que não fossem nem membros da Renamo, nem da Frelimo, que direitos teriam, caso tivessem vocação pela carreira militar? E os membros dos outros Partidos, não merecem ser generais, brigadeiros, coroneis, majores, capitães, tenentes, sargentos e soldados da República de Moçambique? Esta exigência pode ser considerada razoável 21 anos depois da assinatura do AGP?

Tenho também ouvido que a Renamo quer paridade nos órgãos eleitorais. 50% dos membros do STAE e da CNE deveriam provir da Renamo e os outros 50% deveriam provir da Frelimo. Parece ser esta uma das exigências. Se a lógica é a de os Partidos partirem em igualdade de circunstâncias para as eleições de 2013 e 2014, o MDM não tem o direito de ter os seus representantes nesses órgãos eleitorais? os restantes trinta e tal Partidos (ou quarenta e tal, não conheço o número) não deveriam, também, ter os seus representantes nos órgãos eleitorais? Ou, de novo, se pensa que Moçambique é coutada da Frelimo e da Renamo?

Eu não conheço o conteúdo do que a Renamo exige no que se convencionou chamar por questões económicas. É a acomodação daquele Partido da oposição no acesso aos recursos do país? A acomodação, se se entender que deve ser feita alguma, deveria ser em função à pertença a Partidos políticos, ou dever-se-ia ver, por mecanismos legais, uma forma de acomodar todos os moçambicanos?

Se a resposta é a de que se deveriam acomodar todos os moçambicanos, existe alguma forma conhecida dessa acomodação, que valha uma guerra, que tenha sido colocada pela Renamo? Alguem conhece os contornos dessa proposta?

Sinto que muitos de nós estamos a justificar a opção da Renamo e a condenar o Presidente da República sem conhecer o que está em jogo. Não acredito que falta de arrogância seja ceder às exigências da outra parte, por mais absurdas que sejam.

Em suma, quais são as exigências da Renamo que valem uma guerra? Quais são as exigências da Renamo que valem o assassinato de cidadãos inocentes e indefesos? Pessoalmente, não acredito que qualquer das demandas deste Partido, pelo menos aquelas que foram tornadas públicas, valha uma gota de sangue de qualquer moçambicano. Esta guerra é um crime e os seus promotores são criminosos.
See translation
Like · ·Follow Post · 7 hours ago
  • Camilo Khan Enquanto não apresentar a sua versão de paridade na CNE é como se não tivesse dito nada. E enquanto não nos disser quais são os pontos que deveriam, em sua opinião, ser consensualizados, a sua opiniao de que uma das partes é arrogante ou não negoceia o suficiente não tem fundamentom nenhum. Deveria repeti-la com cuidado, para não parecer que está a fazer acusações gratuitas. Dizer que uma das partes é arrogante é muito forte, senhor José de Matos. Uma posição tão categórica como essa deveria ser justificada.
  • Manecas Tiane Eu apenas cruzei o conteúdo da postagem que é crítico ao procedimento da Renamo e dos que acusam as autoridades de arrogantes face à exigencias da Renamo com a RAZÃO que o próprio José pareceu-me atribuir a Renamo nas suas exigencias! Voltando às negociações/conversações....eu nao concordo com os que caraterizam-nas de improdutivas, se nos recordarmos daquelas que deram o AGP, aí sim....por outro lado temos que pesar a razoabilidade das reivindicaçoes da Renamo=Partido político presente em muitas estruturas do Estado de Direito(Parlamento, Conselhos, Comissões, etc....) A Renamo nao pode batotar ....!
  • Nuria Waddington Negrao "Nesta área as forças da RENAMO VÃO SE POSICIONAR PARA IMPEDIR A CIRCULAÇÃO DE viaturas transportando pessoas e bens, porque o governo usa essas viaturas para transportar armamento e militares à paisana." - tirado diretamente do discurso que o Brigadeiro Malagueta fez na passada quarta-feira:

    Eu não sei quem está a empatar as negociações nem sei se as reivindicações da Renamo são justas ou não. Mas sei que essa frase aí em cima é código para: "se vocês não fazem o que nós queremos nós vamos matar civis até vocês cederem" - e isto é INACEITÁVEL!!!!

    Esta postura também não é NADA conducente a um diálogo!
  • José de Matos Camilo Khan, repare no que escreveu:
    ""Muitos de nós não conhecemos no detalhe o que a Renamo concretamente quer.

    "Temos ouvido dizer,"

    " A ser verdade "

    "Eu não conheço o conteúdo do que a Renamo exige

    Isso revela que nao conhece. Ainda nao ha muito tempo, aqui mesmo discutimos sobre a paridade, com documento, penso que nao devemos repetir os mesmos temas e argumentos. Para que nao fique confundido, e isso nao é segredo, a Renamo propoe a paridade dos Partidos no Parlamento, ao contrario da Frelimo.

    O Camilo devia ser mais cauteloso, e eu alertei desde o principio, leia com cuidado tudo, eu aqui nao fiz acusaçao nenhuma. So estou a dizer que o Camilo escreveu sem ter certeza nenhuma e eu estoua afirmar que o Governo tem sido apelado de arrogante porque nao negoceia nada.
  • José de Matos Ninguem pode batotar, Manecas Tiane, e certamente que nao ha conversaçao seria partindo desse pressupostao. A Renamo tem razao em algumas reivindicaçoes, e nao mistureem, a violencia é sempre condenavel.
  • José de Matos Mas para ambos, Camilo Khan e Manecas Tiane eu tenho de perguntar se esta conversa ajuda alguma coisa neste momento de crise em que todos devemos procurer caminhos para a paz?
  • Leonel Sarmento Postem aqui o caderno reivindicativo da renamo. Depois discutimos...
  • Camilo Khan Também li um documento, senhor José de Matos. E esse diz, no seu ponto 6, que "O princípio de paridade, entre os signatários do AGP, é no nosso entender, o garante da transparência nos processos eleitorais em todos os centros de decisão, tanto ao nível das Comissões, do STAE, assim como no processo de criação de brigadas de recenseamento e na composição das mesas das assembleias de voto e isso não viola qualquer princípio constitucuional...". Isto que citei, senhor, vem numa carta assinada por um tal Dr Augusto Mateus, Chefe do Gabinete. E, como pode ver, aqui não se fala das forças políticas presentes no parlamento. A ser assim, o MDM teria fincado o pé, ao lado da Renamo. Mas preferiu alinhar com a Frelimo porque esta, ao menos, lhe garantia uma presença na CNE. Isso é o que diz o documento que me chegou às mãos. O que diz o seu documento, sobre este assunto específico, senhor JOsé de Matos? Essa sua vesrão, de que a paridade inclui todas as forças no parlamento nunca foi circulada. E acredito que nem mesmo o MDM a conhece.
  • Camilo Khan O que não ajuda, senhor José de Matos, é distribuir as culpas pelos dois, em vez de apelar ao que assassina Moçambicanos no sentido de parar com as suas acções criminosas. Aliás, nem se distribui o mal pelos dois. Diz-se que a Frelimo é que é arrogante. E, por isso, à Renamo nao restava outra alternativa. O senhor nunca viu essa tese, mesmo aqui neste grupo de amigos?
  • José de Matos Leonel Sarmento, o documento do Gabinete de Estudos da Renamo sobre a paridade foi postado e discutido aqui, quem tiver interesse pode procurar.
    Camilo Khan, ha sim um documento sobre a posiçao da Renamo e envolve o MDM. Devemos condenar a Guerra e a violencia mas ha muita hipocrisia aqui, quando a Oposiçao é atacada, quando o AGP é violado, quando a partidarizaçao continua, onde estavam essa pessoas?
  • Camilo Khan O trecho que citei, senhor José de Matos, foi retirado do documento que a Renamo enviou ao governo, para a actual ronda das negociações. Foi me garantido que trata-se do documento que enforma essas negociações.
  • José de Matos Camilo Khan, nao precisa de me chamar de Senhor, mas deixo uma questao muito seria: porque esses tais documentos que afirma conhecer nao sao do dominio publico?
  • Camilo Khan Circularam, no inicio da presente ronda das negociações. Mas de qualquer forma, não acha estranho que a Renamo nunca tornado publicos os detalhes das suas reivindicações? Se sao tão justas, deveriam ser de conhecimento de todos.
  • José de Matos Camilo Khan, ninguem sabe os detalhes das conversaçoes, o que acho inaceitavel, e so os distraidos é que nao acompanharam ao longo dos anos as reivindicaçoes da Renamo, eles sempre foram vocais. A questao da arrogancia aparece porque o Governo nunca procurou qualquer consenso em qualqer conversaçao. Facto!
  • Claudio Chivambo Senhores as leis, acordos, etc etc., são em função do momento. Aquando da assinatura do AGP apenas reconheciam - se a Frelimo e a Renamo como partidos e aos demais concedeu-se uma abertura para participar. Hoje, sabemos que já não se vive naquele cenário bipartidario. Entao, porquê não avancarmos com remodelacoes? As leis quando já não servem devem ser revistas. Aqui não ha santos nem viloes.
  • José de Matos Mas ha outros assuntos, a violaçao do AGP no que respeita a incorporaçao dos soldados da Renamo, a vergonhosa partidarizaçao de todos os sectores, as frauds eleitorais, a violencia contra a Oposiçao, e aqui a Renamo mencionou o MDM, etc., etc.
  • Camilo Khan Esses pontos ainda nao estão em discussão nas negociações, pelo que sabemos. Quando chegar a vez desses temas veremos como è que a Renamo os desdobra. E que resposta o governo dará. Nao se pode falar de arrogância, ainda, porque o governo nao disse ainda se concorda ou nao com os argumentos da Renamo. Nem o publico conhece ainda esses argumentos. O que estou a dizer, José de Matos, e que para acusar o governo de arrogância precisamos de saber se os argumentos do adversário são atendíveis ou não. E pelo que vimos ate agora, a Renamo não tornou públicos os detalhes. O que parece-me suspeito. Numa negociação não me parece suficiente agitar grandes e sonantes conceitos como justiça social, democracia, inclusão, paridade, eleições justas e outros. Pareçe-me essencial que o conteúdo desses nobres conceitos seja operacionalizado. Para todos termos a certeza de que nos identificamos com esse conteúdo. A Renamo, para além de enunciar essas categorias, com as quais todos concordamos em principio, tem o desafio de explicar o que quer em concreto.
  • José de Matos Os argumentos é que em nenhuma conversaçao a Frelimo procurou qualquer consenso, implementaçao do AGP, madgermanes, desmobolizados, Renamo, medicos, etc, é o que isso, Camilo Khan?
  • Walter Langa E os comentários que indicam o PR como sendo arrogante, são apoiados ou escritos pelas mesmas pessoas......só sabem atirar lenha a fogueira sem antes parar para pensar nas consequencias que os seus actos podem trazer....
  • José de Matos Walter Langa, quem sao essas pessoas? Nos queremos factos, para mim é totalmente irrelevante se é arrogante ou nao, o facto é que nao houve qualquer resultado nas conversaçoes e é absurdo culpar so uma parte!
  • Camilo Khan Vamos pegar o ultimo caso, dos médicos. Se José de Matos fosse responsável no governo, aumentaria 100% do salário dos medico, conforme sua reivindicação? Mesmo conhecendo a situação do país (que eu sei que a conhece bem, lendo os seus posts)? Mesmo sabendo que aumentando o salário dos médicos originaria uma onde de reivindicações difícil de conter? Eu duvidaria da sanidade mental de quem fizesse isso. Da mesma forma que duvido da honestidade dos que insistiam com o Governo para ceder. Espirito aberto para o dialogo não significa ceder para exigências absurdas. Não tenho presente neste momento o conteúdo das exigências dos outros grupos que citou. Lembro-me apenas de que algumas dessas reivindicações vêem desde os tempos dos agora endeusados Chissano e Mocumbi. Esses também, que hoje são celebrados como os campeões do dialogo, não resolveram essas contendas. De recordar que no consulado de Chissano e de Mocumbi houve uma reivindicação dos médicos, com praticamente as mesmas exigências.
  • José de Matos Camilo Khan, essa dos 100% é apenas um detalhe, o facto é que temos um governo que nao dialogou e desinformou durante um mes, e depois do regresso continua a intiidar. Isto sao factos! Mas vamo-nos manter no tema!
  • Antonio A. S. Kawaria Camilo Khan, tenho uma primeiríssima pergunta para ti. Porque te escondes? Tens medo de quem? É de Guebuza ou de nós?
    Eu não levo a sério pessoas que se escondem.
  • Camilo Khan Vamo nos manter no tema. E o tema sugere que nenhum dos temas que teem vindo a ser levantados pela Renamo justifica, por ora, o derramamento de sangue moçambicano. Pior ainda quando esse derramamento ocorre por via do assassinato de mulheres, crianças, velhos e homens inocentes e que não teem nada a ver com o tal dialogo, com a tal arrogância. E que os promotores dessas agressões são criminosos.
  • José de Matos Camilo Khan, outra vez misturando os temas? Nada pode justicar nada, mas é um facto que a Renamo tem razao em algumas reivindicaçoes e que o Governo nao tem vocaçao para dialogar!
  • José de Matos Camilo Khan, Leonel Sarmento e Manecas Tiane, regressem aqui para ler isto:

    http://jornaldigital.com/noticias.php?noticia=36822
    jornaldigital.com
    Últimas Notícias Reportagem especial Política Sociedade Economia Cultura Desporto Lusofonia Europa Internacional Multimédia Ciência/Tecnologia
  • José de Matos "A Renamo disse que os partidos com assento na Assembleia da República, nomeadamente, a Frelimo, a Renamo e o Movimento Democrático de Moçambique (MDM), devem estar representados com igual número de membros, respeitando o princípio de paridade.
  • José de Matos "O ponto sobre a legislação eleitoral tem a ver com a pretensão da Renamo de negociar a recomposição dos membros da CNE, pelo princípio de paridade, entre representações da Frelimo, da Renamo e do MDM, todos com assento na Assembleia da República, uma matéria que configura uma revisão pontual do pacote eleitoral vigente."

    http://www.rm.co.mz/index.php?option=com_content&view=article&id=9942:politica-divergencias-marcam-as-negociacoes-entre-o-governo-e-a-renamo&catid=3:breves&Itemid=370
  • Antonio A. S. Kawaria Camilo Khan, o que te coloquei como pergunta quero resposta.
  • Camilo Khan José de Matos, você prometeu um documento que indicasse que o conceito de paridade da Renamo incluía o MDM. Em vez disso traz-me notícias, que nem sequer citam ipso verbis o Macuiana. O que trazem é a interpretação do jornalistas que penso que é problemática. Lembro-me que, no principio da nossa discussão, pedi-lhe para ir ver o sentido etimológico dessa palavra PARIDADE. Pela sua foto, posso supor que saiba de portugues mais do que eu pois, para mim, é segunda língua. Pergunte-lhe se numa composição em que entrassem a FRELIMO, a Renamo e o MDM se poderia, ainda falar de paridade. Essa palavra nao vem da palavra par? Sei que José de Matos nunca ira responder a isto.
  • Camilo Khan Em contrapartida, eu citei-lhe documentos da própria Renamo. O documento da Renamo que você postou, e que eu ja conhecia, nao fala do MDM. E você reconheceu isso.
  • José de Matos Camilo Khan, fintando agora? O seu document nao é publico, os meus links sao publicos, incluindo a sua insuspeita RM, Desinformaçao é batota, a verdade é que o MDM esta incluido na paridade da CNE!
  • José de Matos Camilo Khan, eu ja o tinha aconselhado a ler, assim esta a manipular, o document que citei fala sim em Partidos.
  • Camilo Khan Escondo-me porque, Antonio A. S. Kawaria? Estou aqui com alguem que me diz que, ate há alguns meses atras, você nao assinava sequer com o seu nome. Punha Reflectindo. Nem punha a foto. Tinha medo de quem? Nessa altura as pessoas nao lhe tomavam a serio?
  • José de Matos Entao o Camilo Khan estava la no Reflectindo com outro nome, nao é? Ja desconfiava!
  • Camilo Khan PÉ, também, ja vi Antonio A. S. Kawaria a debater respeitosamente com pessoas que usam pseudónimo. Nunca lhe vi a fazer questionamentos de GESTAPO. Será porque essas pessoas pensam como você?
  • José de Matos Camilo Khan é o Obed Khan da blogosfera? Eh pa, eish!
  • Camilo Khan Quando nao se tem argumentos ataca-se e desacredita-se o mensageiro. Discutam o tema e deixem a minha foto. Gosto dessa mesmo. Ou então coloquem essas perguntas sobre identidade a todas as pessoas que nem nome, nem foto colocam. E que existem aqui neste grupo e existem em muitas redes nas quais vocês interagem. Discutam os argumentos e deixem o mensageiro.
  • Camilo Khan Você e que sabe José de Matos. Mas aviso que eu também sei atacar o mensageiro.
  • Antonio A. S. Kawaria Camilo Khan, sim, Obed, ainda o meu blog é Reflectindo sobre Mocambique. Já bem eu disse sempre que o nome daquele blog é esse e sempre será. Eu tenho o meu nome e a minha foto.
    Se alguma vez tive medo só deve ser da Frelimo.
    Agora porque andas escond
    ido?
    Em princípio neste grupo queremos pessoas e não fantasmas. Desconfio que tu estejas aqui para tramar os membros.
    Saibas que eu tenho gostado de ti desde a blogsfera, mas todos nós de lá estamos aqui com cara.
  • José de Matos Camilo Khan, é ameaça isso? Era o que faltava, não? O problema nao é a foto, mas eu tenho problemas com perfil falso ou pessoas que assumem outros nomes, aqui nao se vai repetir as brincadeiras da blogosfera!
    De qualquer modo, so para dizer que estamos atentos, mas vamos continuar com o tema! Foi boa a tentative, mas esta errado, o MDM esta incluido na paridade!
  • Camilo Khan Antonio A. S. Kawaria, parece-me que este post o deixou nervoso. Talvez porque traga uma perspectiva diferente da sua e de José de Matos. Nao tenho que exibir os meus BI's aqui. Ou aceite-me como sou, ou usa a sua condição de Administrador para me remover do grupo. Coloquei um post que me pareceu adequado para o perfil do grupo e tenho vindo a interagir com lisura, sem ofensas, com José de Matos. Se a diferença de opiniões lhe desagrada, remova-me. Essa de tramar os membros e apenas suposição sua. Tramei a quem? E de que modo? Seja como for, sobre isto nao falo mais. Se acham que sou o al Obede Khan, esse será o vosso problema.
  • Bartolomeu Alexandre Meu caro Camilo Khan,hoje reconhecemos sim, que a Renamo, ao deramar Sangue nao tem nenhuma justificativa aplausivel, mas uma coisa certa, e que nao ignore, que esse governo dirigido pelo presidente Guebuza e arrogante, ate aqui todos acontecimentos ja aconteceram ainda nao deu umaa luz verde e nao esta nos representar conforme as nossas espetativas, e me parece que estas a ignorar os factos.
  • Antonio A. S. Kawaria Camilo Khan, nem estou interessado no teu post que a mim não deixa nervoso. Nunca me deixaste nervoso em debates desde lá na blogsfera. O que me preocupa é a razão de te manteres no escuro. Tens medo de quê? Que fazes entre nós? Estou entendendo que usas o Estado mas a servires somente a Frelimo.
    Há neste grupo pessoas assumidas de diferentes partidos, coisa de uma sociedade multipartidária. Mas não se escondem.
    Há outros que se escondem como tu? Mencione-os, pois pode ser que me escapam.
  • Rui Cabral falta de transparência!!! estão a esconder o que???? é sempre a mesma musica, facão esta informação toda publica, desde das reivindicações, aos argumentos para tais reivindicações, os contra argumentos, os compromissos, tudo, tudo, tudo! De preferencia transmitam as negociações ao vivo na televisão, radio, etc. Sempre a ocultar informação, porque?
  • Antonio A. S. Kawaria Quanto ao teu texto Camilo Khan, até eu podia interpelar, mas apesar de tanta falta de respeito à nossa inteligência não podias ter demonstrado confundindo o teu partido (Frelimo) com o governo da República de Moçambique.
  • Antonio A. S. Kawaria Alerto aqui a muitos compatriotas para se informarem melhor o que realmente se discute antes de gostarem do texto do meu amigo Khan. Gostem dele, mas criticamente.
  • Rui Cabral heheheheh.... essa esta boa Antonio A. S. Kawaria
  • Walter Langa a forma como salientam a ideia de arrogancia ...como se a RENAMO ao proferir discursos belicistas estivesse a oferecer alguma solucao para a resolucao dos problemas que os mocambicanos enfrentam.....antes ser governado por esses supostos arrogantes os quais brevemente terei o poder de optar por eles ou por outros por meio de eleicoes, do que acabar o dia com a boca cheia de formigas por causa de gente que se poe em cima de todos outros...afirmando que se trata da defesa dos interesses dos mocambicanos desencadear uma Guerra contra o governo....eu pelo menos quero a PAZ e voces????

Sem comentários: