terça-feira, 25 de junho de 2013

A parada mais importante na história da Rússia : Voz da Rússia

24 de junho de 1945, vitória

Moscou assinalou em 24 de junho o 68º aniversário da lendária Parada da Vitória. 40 mil soldados e oficiais soviéticos passaram pela Praça Vermelha em desfile solene em honra da derrota das tropas fascistas na Segunda Guerra Mundial.

 A decisão de realizar a Parada da Vitória foi tomada em 15 de maio de 1945. Já em 24 de junho de manhã, guarnições participantes da parada formaram-se na Praça Vermelha. Às 10 horas em ponto, com o som do carrilhão do Kremlin, o marechal da União Soviética Gueorgui Zhukov saiu das portas da Torre Spasskaya (Torre do Salvador), montado sobre um cavalo branco. A alta patente ouviu o relatório do comandante da parada, marechal Kostantin Rokossovsky. A seguir, os dois lendários cabos de guerra passaram as tropas em revista. Posteriormente, regimentos mistos de todas as dez frentes e da Marinha desfilaram pela praça. A orquestra interpretou uma marcha especial em honra de cada regimento.
 O ponto culminante da parada foi a passagem de uma coluna de combatentes que transportavam 200 estandartes das tropas fascistas, que foram lançados, sob o som do rufar de tambores, sobre um estrado especialmente construído frente ao Mausoléu. O primeiro a ser lançado foi o estandarte da guarda pessoal de Hitler. Aplausos estouraram em tribunas. Para destacar sua aversão em relação ao inimigo, soldados soviéticos levavam bandeiras da Wehrmacht com luvas, que foram queimadas após a parada. Todos os pormenores foram pensados, aponta o professor e doutor em ciências históricas, Boris Ilizarov:
 "A parada teve uma ética especial, expressa acentuadamente numa potência que deveria mostrar aos reunidos que este é o país maior, mais potente e invencível. Ficam gravados para sempre na memória não apenas o desfile de tropas soviéticas, mas também o famoso lançamento de bandeiras da Alemanha nazista derrotada ao pé do Mausoléu, sobre o qual estava o governo liderado por Stalin. Tudo isso foi muito impressionante ."
 A Parada da Vitória durou um pouco mais de duas horas. Todos os acontecimentos foram filmados. Na crônica vê-se que uma chuva forte tinha lugar em Moscou em 24 de junho, água corria pelos capacetes e os uniformes estavam inteiramente molhados. Mas os participantes da parada não prestavam atenção à intempérie...
 No fim de abril deste ano, o Ministério da Defesa publicou no site "Maio Vitorioso" documentos considerados anteriormente secretos, inclusive diretrizes do Estado-Maior General do Exército Vermelho sobre a organização da Parada da Vitória, a seleção de candidatos à parada, o treino de guarnições participantes e a confeção dos uniformes militares. Pela primeira vez, foram publicados decretos do comandante da cidade de Moscou sobre o horário da parada, o esquema da formação de tropas, a lista de chefes militares, a lista de bandeiras apreendidas lançadas ao pé do Mausoléu.
 Hoje, passados 68 anos, parece que tudo é conhecido sobre a Parada da Vitória. Mas os historiadores continuam a descobrir novos fatos, diz Alexander Muzafarov, diretor de programas informativos e sociológicos da Fundação Perspetiva Histórica e coautor do livro " A Enigmática Guerra Patriótica":
 "Sempre podem ser descobertos pormenores interessantes, que não foram referidos pelas pessoas da altura, possivelmente, por não terem sido considerados importantes. Há coisas que eram habituais e evidentes para as pessoas em 1945 e que absolutamente não são evidentes para nós. Recentemente, por exemplo, eu ouvi uma entrevista de um veterano, participante da Parada da Vitória, em que ele falou que quando sua coluna saia da Praça Vermelha, toda a rua estava cheia de pessoas que lançavam flores perante eles, expressando assim a sua gratidão. Nenhum documento histórico registrou este pormenor. Na altura, ninguém considerou necessário fixá-lo. Mas este fato revelou-se na entrevista do veterano. Ainda há muitos fatos como esse e pormenores e vamos conhecer algo novo sobre aqueles acontecimentos."
 Historiadores qualificam a Parada da Vitória como um acontecimento extremamente marcante, como um triunfo do Exercito que, à custa de grandes perdas, venceu nesta guerra terrível, libertando a Europa e o resto do mundo do fascismo.
  

Sem comentários: