quinta-feira, 9 de maio de 2013

Visita de John Kerry a Moscou: nunca é tarde para chegar a acordo: Voz da Rússia

8.05.2013, 15:04, hora de Moscou
Imprimirenviar por E-mailPostar em blog
john kerry, serguei lavrov, encontro, visita oficial, síria, rússia, eua
© Voz da Rússia

Moscou e Washington acordaram realizar em breve uma conferência internacional sobre a Síria.

Este é o principal resultado da vista à Rússia do secretário de Estado norte-americano, John Kerry. Falando das relações bilaterais, Kerry assinalou que “a situação atual requer uma parceria idêntica à que se verificou nos anos da Segunda Guerra Mundial”.
A primeira visita de John Kerry se realizou na véspera do Dia da Vitória. Ainda antes das conversações, o alto governante dos EUA deu uma volta pela Praça Vermelha e se reuniu com um grupo de antigos combatentes, participando em algumas iniciativas comemorativas. John Kerry tornou-se o primeiro chefe do Departamento de Estado a depositar uma coroa de flores no Tumulo do Soldado Desconhecido. A fita comemorativa teve a inscrição: “Em homenagem dos heróis que tombaram na luta pela vitória comum”.
John Kerry apontou a necessidade de os EUA e a Rússia atuarem em conjunto numa reunião com o líder russo, Vladimir Putin. A título de exemplo assinalou a cooperação russo-norte-americana na investigação dos atentados bombistas em Boston. De acordo com Kerry, as dificuldades existentes não devem influir em resultados positivos ou afastar as perspectivas da colaboração.
“As nossas relações têm boas perspectivas. Não obstante as opiniões diferentes estamos unidos na abordagem de questões estratégicas, o que foi confirmado pela cooperação no processo da redução de armamentos estratégicos ofensivos e em torno do Afeganistão. A Rússia continua prestado a assistência enorme em outras esferas – o relacionamento com o Irã, a Coreia do Norte e a OMC. Gostaria de agradecer Serguei Lavrov pela abordagem construtiva e sei que o presidente Obama agradece o seu homólogo russo pela interação.”
Mais uma questão em que se conseguiu um compromisso diz respeito à regularização na Síria. Moscou e Washington irão insistir em que seja implementado na integra o Comunicado de Genebra, anunciou Serguei Lavrov.
“A Rússia e os EUA vão fomentar o governo sírio e a oposição para chegarem a uma solução política da crise e poderem acordar, até ao fim do mês corrente, a convocação de uma conferência internacional em prol do desenvolvimento dos princípios da Conferência de Genebra do ano passado.”
No dizer de John Kerry, o Comunicado de Genebra constitui uma base para a criação de uma Síria nova sem o banho de sangue. Entretanto, inquirido nesse contexto quanto a um projeto-lei sobre o fornecimento de armas aos rebeldes sírios, apresentado há dias ao Senado, John Kerry esquivou-se a dar uma resposta direta:
“É verdade existir no Senado uma opinião sobre a necessidade de armar a oposição síria. Em última análise, tudo dependerá de provas sobre o emprego de armas químicas. Como se sabe, o Presidente Obama pedira fazer uma análise de tais factos. Acredito que o Congresso examine com muita atenção os resultados desta investigação antes de se tomar uma decisão definitiva. Muita coisa dependerá ainda de conversações entre as partes conflitantes. Vamos saber tudo nas próximas semanas”.

Sem comentários: