segunda-feira, 20 de maio de 2013

Vaticano pede quatro helicópteros ao Governo brasileiro para deslocação do Papa no país

 

 
 

O Vaticano pediu ao Governo brasileiro que  um avião fosse à Itália buscar dois papamóveis e que disponibilizasse quatro  helicópteros para uso da comitiva do Papa Francisco, durante a sua visita  ao Brasil, divulgou hoje a imprensa brasileira. 

O Papa Francisco visita o Brasil entre 22 e 29 de julho, no âmbito da  XXVIII Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que decorrerá no Rio de Janeiro.
Em entrevista ao sítio eletrónico de notícias G1, o chefe do Estado-Maior  da Defesa do Brasil, general José Carlos De Nardi, disse que os helicópteros  pedidos pelo Vaticano voarão sempre juntos, para que não seja possível saber  em qual aeronave está o papa.  
"Vão sempre os quatro juntos, sempre em esquadrilha", afirmou o general  brasileiro. 
No helicóptero, o Papa Francisco será sempre acompanhado por um médico,  alguns ajudantes e agentes da Polícia Federal brasileira. 
Um dos outros helicópteros terá finalidade de transporte e socorro médico  e os demais servirão como escolta e transporte da comitiva papal. 
Na avaliação no chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, o  maior risco para o pontífice seria a ação de um "lobo solitário", como classificou  uma pessoa capaz de atentar contra o líder religioso de maneira isolada.
Para evitar qualquer risco durante a visita do Papa Francisco e durante  a Copa das Confederações de futebol, que será realizada em junho em seis  cidades brasileiras, o general De Nardi disse que os cuidados com terrorismo  "foram redobrados", principalmente após os atentados na Maratona de Boston,  que ocorreu a 15 de abril, causando três mortos e mais de 170 feridos. 
O Governo brasileiro criou um Centro Integrado de Prevenção e Combate  ao Terrorismo em que serão compartilhadas informações obtidas pela Agência  Brasileira de Inteligência (Abin) e divididas ações de prevenção de ataques,  que está a cargo da Polícia Federal.  
A unidade vai funcionar durante os dois eventos. 
Durante a visita do Papa Francisco, a responsabilidade da segurança  na cidade do Rio de Janeiro será da Secretaria Extraordinária de Segurança  de Grandes Eventos (Sesge), do Ministério da Justiça, que coordena a ação  das polícias estaduais e federais. 
A exceção será em Guaratiba, onde cerca de 2 milhões de pessoas são  esperadas. Numa área de 12 quilómetros quadrados será decretado, pela Presidente  Dilma Rousseff, a situação de Garantia da Lei e da Ordem (GLO), passando  o controlo da área para o exército por tempo determinado. 
Mais de 8.500 militares farão a segurança nesta área, além de 1.200  homens da Força Nacional e outros dois batalhões de polícias militares.  A força aérea irá fechar e controlar o espaço aéreo durante esta cerimónia.
Esta será a primeira viagem ao estrangeiro do Papa argentino. 
Durante sua viagem ao Brasil, Francisco vai rezar uma missa na praia  de Copacabana, irá visitar o complexo de favelas de Manguinhos e terá um  encontro com jovens reclusos. 
O Papa tem prevista ainda uma deslocação ao santuário de Aparecida,  no Estado de São Paulo, vai reunir-se com líderes políticos e religiosos,  mantendo ainda outros compromissos no Brasil. 
 
Lusa

1 comentário:

Anónimo disse...

Très intérressant comme article, merci pour ce partage de connaissance !


Visit my webpage: Maelys