sábado, 11 de maio de 2013

Rússia e Grã-Bretanha: interação promissora: Voz da Rússia

10.05.2013, 19:40, hora de Moscou
Imprimirenviar por E-mailPostar em blog
vladimir putin, david cameron, sochi
RIA Novosti

As perspectivas das relações bilaterais da Rússia e Grã-Bretanha, e também a situação na Síria, foram os temas centrais durante as conversações em Sochi entre o presidente da Rússia Vladimir Putin e o primeiro-ministro da Grã-Bretanha, David Cameron.

As partes também combinaram em coordenar os enfoques no âmbito do G20 e no G8, que os dois países agora presidem.
A cooperação econômica e de investimentos em particular entre os dois países desenvolve-se em crescente. No ano passado, o volume de comércio ultrapassou 23 bilhões de dólares e em janeiro-fevereiro aumentou em quase 30%. O volume de investimentos britânicos acumulados na economia da Rússia é que quase 27 bilhões de dólares. Estes números foram transmitidos por Vladimir Putin durante o encontro com David Cameron. Putin também salientou que os países têm perspetivas de interação na energética, antes de mais nada.
"Nós combinamos em criar um grupo especial, que acompanhará os projetos promissores. Uma das principais companhias da Grã-Bretanha, a British Petroleum, tornou-se acionista de quase 20% da nossa maior companhia de petróleo e gás, a Rosneft."
Entre os temas internacionais das conversações o mais importante foi a normalização da situação na Síria, sobretudo considerando o quanto é complexo o desenvolvimento da situação neste país depois dos ataques aéreos israelenses a estruturas militares sírias. A situação foi aproveitada praticamente logo pelos rebeldes, que passaram a ações ativas, em primeiro lugar a ataques às tropas governamentais.
Apesar de Moscou e Londres considerarem diferentes os meios para a solução do conflito, os objetivos e tarefas são próximos, como falou Vladimir Putin.
"Temos interesse comum na cessação urgente da violência e início do processo de obtenção da paz, preservação da Síria como Estado territorialmente íntegro e soberano. Sobre este tema, falámos de uma série de passos conjuntos."
David Cameron concordou com Vladimir Putin.
“Não é segredo que nossos pontos de vista diferem, mas nós queremos alcançar o fim do conflito, dar ao povo sírio a possibilidade de escolher o governo e cessar a violência. Nós, Rússia e Grã-Bretanha e outros países devemos garantir a criação de governo de transição no país. Não apenas convidar à mesa de negociações, mas também criar condições para o povo sírio eleger o seu governo. Nós devemos deter a crueldade que ameaça a Síria e o mundo inteiro”.
Mas não se falou apenas de economia e política. Vladimir Putin e David Cameron combinaram também iniciativas culturais. Em 2014, pela primeira vez na história das relações bilaterais, planejamos “anos da cultura cruzados” no âmbito dos quais serão realizados os Dia de Moscou e os Dias de Londres.
O encontro terminou com uma visita às obras olímpicas de Sochi. De assinalar que na preparação das Olimpíadas de Sochi participam mais de 60 empresas britânicas em diferentes esferas.

2 comentários:

Anónimo disse...

When some one searches for his required thing, thus he/she needs to be available that
in detail, therefore that thing is maintained over here.


My blog: エルメス バーキン

Anónimo disse...

Hello, оf course this artiсle is genuinely fastiԁious anԁ I havе
learned lot of things frоm it on the tοpic
οf bloggіng. thankѕ.

Also νisit my homepagе; V2 Cigs reviews