sábado, 4 de maio de 2013

RAS EXIGE EXPLICAÇÕES A ZÂMBIA POR CRÍTICAS CONTRA JACOB ZUMA

 

O governo sul-africano anunciou hoje, que vai intimar o Alto-comissário zambiano em Pretória para explicar a motivação que levou o vice-presidente zambiano, Guy Scott, a atacar o estadista sul-africano, Jacob Zuma, e as suas “injuriosas” declarações contra os sul-africanos, a quem descreveu com um povo de “atrasados”.
Em entrevista exclusiva concedida, há dias, ao jornal britânico, "The Guardian", Scott comparou Zuma ao último chefe de Estado do apartheid, FW de Klerk, bem como elogiou o Presidente zimbabweano, Robert Mugabe.
Na entrevista, o vice-presidente zambiano, também referiu que os sul-africanos eram “atrasados”, pronunciamento que poderá criar um mal-estar de relações entre os dois países.
“Ele (Zuma) é como de Klerk”, afirmou Scott, para de seguida acrescentar “Zuma disse-nos para o deixarmos tratar do caso do Zimbabwe”.

“Afinal quem vos libertou do apartheid, não fomos nós?, questionou o segundo homem mais forte da Zâmbia.
Scott também criticou os sul-africanos, acusando-os de serem “atrasados” em termos de desenvolvimento histórico.
Não é a primeira vez que Scott critica abertamente a política externa sul-africana. No mês passado, ele atacou as autoridades sul-africanas, por exigirem vacina contra febre-amarela em aeroportos internacionais a visitantes idos de outras partes da África.
O porta-voz do Ministério das Relações Internacionais e Cooperação da Africa do Sul, Clayson Monyela, declarou, quinta-feira, que as autoridades vão exigir da Zâmbia a explicar o motivo destas declarações
Segundo o “Guardian”, Scott reivindicou que Mugabe lhe teria dito pretende abandonar o poder depois das eleições presidenciais, previstas para finais deste ano.
TIMES/JD/SG
AIM – 03.05.2013

Sem comentários: