quinta-feira, 9 de maio de 2013

Quando esfomeados estão na linha da frente

Publicada por
Telefonou-me um amigo a perguntar quem iria avançar para liderança do Município da Matola nas autarquias deste ano, disse que não sabia. Só que minha verdade era formal e não material por dois motivos: não quis correr o risco de mencionar dois nomes, um deles, que não direi aqui, no fim de semana, ficou sem energia em casa por estar a dever três mil meticais a empresa que oferece energia eléctrica. O outro que também não direi, simplesmente ama violar a constituição da república, isto é, para ele diferentemente do plasmado na lei mãe, a terra pode ser vendível e alienada.

Imaginemos um cenário em que o pai lá do Céu, abandona seus filhos e deixa-os nas graças dos irmãos gémeos de Judas Iscariotes; eles irão usar os impostos para saldar dívidas com quem os dá luz e água em casa, passarão a sustentar as suas sucursais, as custas do nosso suor. Imaginemos, uma cidade que sempre foi de todos, um dia ser hipotecada, os fundos da autarquia a pagarem contas nas barracas, como se tem feito com os fundos das instituições onde estão acomodados!

Imaginemos um cenário em que indivíduos com antecedentes profissionais pouco famosos, tomam conta daquilo que um dia foram forçados a deixar, pois não se adequavam as mudanças!? A cede do grupo é maior, tal como a sua situação de extrema pobreza, daí que todo petisco que for a aparecer pela frente, será um banquete a maneira dos colonos. Certamente que a situação será constrangedora para a maioria, e como a Clã Iscariotes estará a gozar da distracção de Deus, ela irá açambarcar, tomar para si a Matola.

Parémos agora de imaginar e vamos aos factos. A Matola está a beira de ser engolida por ambiciosos, que já tem as estratégias e planos de roubo desenhados prestes a serem executados. Se isso acontecer adeus o projecto da Matola como Cidade da Cultura, adeus Matola no coração porque ela vai descer do coração aos bolsos. A experiência já provou com a+b que tudo que tencionam são benesses, aliás, os que tentam tapar o Sol que brilha no seu olhar com a peneira, irão se frustrar, pois o projecto que a Clã Iscariotes pretende para a Matola, é para minorias.

Verdade seja dita, melhor estar num carro a ser conduzido por um maluco assumido que por louco disfarçado, este último vive como camaleão muda de cor quando quer, desde que seja para alimentar sua ambição. O primeiro é fácil controlar porque antes da boleia, sabemos que será um louco a nos levar.

Os Matolenses não querem abutres, açambarcadores, mas esta vontade da maioria pode ser frustrada porque apesar de vivermos num país democrático, as minorias continuam a dizer quem são os candidatos que podem servir a maioria. Há um adversário da Clã Iscariotes, que a única diferença é a cor que defende, mal sabe da Matola e dos seus problemas já se diz ser ele a arca de Noé em pessoa, que patologia. A Matola está a crescer e queria desde já parabenizar ao elenco actual que tem sabido dar continuidade do sempre e eternamente igual a si, um verdadeiro quadro do país e do Mundo, o malogrado Carlos Tembe.

A comissão de verificação devia prestar muita atenção em relação aos aventureiros políticos que se tentam impor, como forma de melhor servir aos Matolenses. Porque beneficiar 2 para viver a vida eterna a ser crucificado, é extremamente arriscado para um projecto que se quer e sempre foi do povo. Eu não arriscaria a dar pão sem sal ao povo, pois estou consciente do perigo que passa despercebido dos abutres. A Matola tem opções que não interessa aqui fazer menção porque, apesar de não serem perfeitas podem ajudar a cidade a crescer, eles tem berço. Muitos outros bons, ficaram para trás, uns devido a sua humildade, outros abocanhados pelos critérios que podem nos levar a um covil de víboras.

Vivemos num país democrático, eles, os membros da Clã Iscariotes, tem direito de tentar avançar para o topo, mas tenho dito, bem aventurados são os humildes e deles é o reino do senhor. Albert Einstein dizia que, Meço o valor de um homem pela medida em que ele se liberta de seu próprio eu, e enquanto a clã continua com rabo preso à imperfeição e ao egocentrismo não irei recuar.
Meus caros, ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar. Esta é a principal causa da minha ousadia, aliás reconheço ser leigo, mas odeio tapar o sol com a peneira. Não vamos deixar o mal crescer pois como diz um adágio popular, quanto mais alta se eleva a estátua, tanto mais dura e perigosa é depois a pancada na queda. Vamos enquanto cedo evitar os danos, a estas alturas a imagem do grupo não deve ser diluída por um punhado de esfomeados que estão na linha da frente.
Jesus ao enviar para ventre da Maria Santa, o filho unigénito de Deus, sabia que era o canal certo para trazer ao mundo material, a salvação do homem. Deixem a Matola Avançar.

Sem comentários: