segunda-feira, 20 de maio de 2013

Proeza secreta na Coreia do Norte: Voz da Rússia

20.05.2013, 14:01, hora de Moscou
Imprimirenviar por E-mailPostar em blog
Coreia do Norte, condecoração, heroi
© Screenshot: YouTube

Recentemente, a televisão norte-coreana informou que uma jovem controladora de tráfego de Pyongyang, Lee Kyung-sim de 20 anos de idade, foi agraciada com o título de Herói da Coreia do Norte. “Numa situação de extremo perigo, ela demonstrou um espírito de auto-sacrifício na defesa do líder e do quartel-general da revolução”, dizia o comunicado.

A premiação causou bastantes especulações na imprensa estrangeira. O título de Herói da Coreia do Norte é uma condecoração muito alta. Foi criado em 1950 e concedido apenas por feitos excepcionais, a maioria deles cometidos em guerra. Em particular, com o título de Herói da Coreia do Norte foi agraciado Lee Soo-bok, que em 1951 fechou com seu corpo a troneira de uma casamata inimiga.
Recentemente, no entanto, o título de herói sofreu uma certa desvalorização. Ele começou a ser atribuído por ações que não exigem excepcional coragem pessoal. Por exemplo, o título foi concedido à atleta Jong Song-ok, conhecida por seus sucessos em maratona. Recentemente o título de Herói da Coreia do Norte foi concedido a 101 pessoas – cientistas e gestores coreanos que desenvolveram o míssil norte-coreano, lançado com sucesso em dezembro de 2012. Após isso, o título foi concedido a outras 100 pessoas que contribuíram para o sucesso de um terceiro teste nuclear em fevereiro deste ano.
No entanto, apesar de alguma desvalorização, o título de Herói continua sendo raro e de grande prestígio. Isto sugere que Lee Kyung-sim fez algo incomum.
Há uma teoria de que ela pode ter salvado Kim Jong-un durante uma tentativa de assassinato. Rumores de tentativas de assassinar Kim Jong-un vêm aparecendo muitas vezes recentemente, mas na maioria dos casos, eles não são baseados em nada. Além disso, é difícil imaginar que uma jovem controladora de tráfego poderia impedir um atentado: os critérios para a seleção destas jovens são saúde, aparência e consciência política, mas não a mestria de artes marciais.
A mais provável é a suposição de que Lee Kyung-sim teria impedido um certo acidente de viação que representava um perigo para Kim Jong-un ou um outro membro da liderança norte-coreana.
Apesar de não haver muitos automóveis na Coreia do Norte, acidentes de trânsito ocorrem com bastante frequência. Às vezes, neles morrem ou são gravemente feridos altos funcionários norte-coreanos. Por exemplo, em 1976, um acidente de viação tirou a vida ao Ministro das Relações Exteriores Nam Il. E em 2010, um funcionário de alto escalão do Comitê Central do Partido dos Trabalhadores da Coreia também se tornou vítima de um acidente.
Por isso não podemos excluir uma situação na qual a desenvoltura e a coragem da reguladora realmente poderiam ter salvo Kim Jong-un, ou pelo menos reduzido o risco que o ameaçava.
No entanto, a mais provável é a terceira hipótese. É possível que Lee Kyung-sim tivesse salvo não o próprio Kim Jong-un, mas uma imagem sua. Ou a imagem de seu pai ou avô. Na Coreia do Norte, retratos e estátuas de líderes pertencentes à família Kim têm um estatuto quase religioso. A imprensa coreana tem repetidamente escrito sobre como coreanos patrióticos arriscam suas vidas resgatando retratos de incêndios e inundações.
Dado que em Pyongyang esses retratos estão, literalmente, em cada esquina, pode-se supor que um deles foi salvo de algum dano grave pela jovem controladora de tráfego.
Tal já aconteceu. Em 2012, a estudante Han Hyon-gyong de 14 anos de idade deu sua vida para resgatar retratos de líderes e foi por isso concedida o título de Herói da Coreia do Norte. Entretanto, as frases do decreto sobre a concessão do título heroico à estudante, em muitos aspectos se assemelhavam aos utilizados no anúncio da condecoração de Lee Kyung-sim.

1 comentário:

Anónimo disse...

Іntеresteԁ in sеnsual maѕsage theгаpy
goeѕ ωaу beуond the physical act оf giving sеnsuаl masѕage she loveѕ the ρhіlosophy, kіnеsiolοgy, CPR and fіrst aid, as wеll as mind
health.

Heгe is my web site: tantric massage london