segunda-feira, 6 de maio de 2013

Por que Samora morreu?






Lazaro Mabunda4 minutes ago near Maputo ·


Por que Samora morreu? Leia extracto do seu discurso numa reunião do Bureau Político com a população, em Nampula, 1984:

 "O IV Congresso, o Comité Central, determinaram que é necessário reduzir o efectivo do Aparelho de Estado. É preciso fazer dos Ministérios uma estrutura pequena, forte, contundente, altamente disciplinada e executiva. Esta deve ser a primeira característica dos Ministérios que queremos, nossos.
A segunda característica é que o pessoal deve ser qualificado, competente, operativo, eficiente, eficaz e capaz.
A terceira característica é que o Ministério deve ser uma estrutura dinâmica, capaz de operar 24 horas sobre 24 horas.
Mas não conseguimos fazer isso até hoje, ao nível do Aparelho de Estado. Acomodamos lá preguiçosos, ladrões, desviadores dos bens do Estado. Acomodamos lá pessoal incompetente, incapaz, que não sabe o que é cortesia, que não sabe a quem está a servir. Não sabe ser servidor do povo, nem sabe mesmo o que é o povo. Não tem patrão. Sente-se, ele próprio, como sendo a autoridade, como sendo o poder, como sendo o povo, como sendo tudo! (Risos). É isto o nosso Aparelho de Estado! Isto acontece no nosso Aparelho de Estado, porque estes meus colegas Ministros gostam de ter muito pessoal, para ficarem muito grandes também! É por isso que prolifera nos Ministérios gente incompetente. Quando têm um dactilógrafo incompetente, eles admitem mais três, para fazerem o trabalho de um. Por vezes, no lugar de um admitem quatro e no lugar de dois, admitem oito!
Assim, como vai ser dinâmica e contundente a estrutura?
Não expulsamos a incompetência, a incapacidade. Acomodamos, sim, a ignorância, a arrogância, a prepotência. Fazemos desses incompetentes nossos aduladores, nossos admiradores.
Não expulsamos, não punimos, não prendemos os motoristas que destroem carros do Estado, que atropelam e matam cidadãos. Não prendemos, não julgamos, não condenamos os que desviam os bens do Estado . É assim que o nosso Aparelho de Estado está infiltrado.
Mas a luta contra a fome passa necessariamente pela reorganização do Aparelho de Estado, pela eliminação dos prepotentes, dos arrogantes, dos preguiçosos, dos ladrões no Aparelho de Estado."

Sem comentários: