terça-feira, 21 de maio de 2013

População de Gorongosa pede retirada dos homens armados da Renamo e da FIR

Jod Sabe ao Governo e à Renamo.

A população residente no distrito  de Gorongosa, província de Sofala, exige a retirada imediata dos homens armados da Renamo, assim como da unidade da Força de Intervenção Rápida (FIR), estacionados naquele ponto do país, concretamente na região de Satungira, onde reside, actualmente, o líder da Renamo, Afonso Dhlakama.
Os populares alegam que tanto a presença dos homens armados da Renamo como dos agentes da FIR estão a criar um mal-estar no seu seio e limitam as suas liberdades e movimentações. Daudo Queniasse, comerciante, disse à nossa equipa de reportagem que, nos últimos três meses, os seus negócios têm registado retrocessos, pois “já tenho receio de viajar com frequência, como fazia anteriormente, às regiões do interior deste distrito, com o propósito de comprar produtos alimentares, tais como milho, mapira, banana e batata reno, para comercializá-los aqui na vila. São viagens de risco, daí que, por vezes, não tenho tido coragem suficiente para avançar”, disse.
Enquanto isso, Feniasse Zacato, transportador, revelou que, nos últimos dias, o número de passageiros e a quantidade de carga que transporta, da vila para o interior de Gorongosa e vice-versa, reduziram drasticamente. “Os controlos montados pela FIR e pela Renamo criam um mal-estar no seio dos meus passageiros. Aliás, eu mesmo, vezes sem conta, adiei viagens por medo, ora por falta de passageiros, facto que nunca tinha acontecido desde que comprei a viatura”, disse o transportador.
O PAÍS – 21.05.2013

Sem comentários: