domingo, 5 de maio de 2013

Polícia restitui à liberdade e legitima homens armados da Renamo

Que foram detidos pela FIR em Chimoio
 
Maputo (Canalmoz) - Foram soltos “por ordens políticas superiores”, na noite da última sexta-feira, os 15 homens da guarda da Renamo, que haviam sido presos pela Polícia no passado dia 01 de Maio na cidade de Chimoio, província de Manica, quando integravam a escolta do secretário-geral daquele partido, Manuel Bissopo, de visita àquele ponto do País.
A ordem de soltura ocorreu minutos depois de uma juíza da 2ª Secção do Tribunal da cidade de Chimoio ter legalizado a prisão de 8 dos 15 homens que haviam sido levados pela Polícia em juízo.
Apesar da soltura dos homens, a Polícia da República de Moçambique (PRM) continua a manter em seu poder as armas e outro material bélico que foi apreendido no acto da detenção, segundo confirmou Manuel Bissopo, secretário-geral da Renamo, e Belmiro Mutandiua, porta-voz da PRM em Manica.
O secretário-geral da Renamo, Manuel Bissopo, confirmou ao Canalmoz na tarde de ontem, domingo, a soltura dos seus homens de guarda, mas disse que a Polícia ainda mantém as armas.
A soltura destes homens pode ser uma forma clara de legitimar a actuação dos homens armados da Renamo, que a direcção do partido continua a defender a sua legitimidade alegando que a sua existência é um cumprimento do Acordo Geral da Paz, enquanto o Governo sempre, nos períodos eleitorais, procura fazer destes homens um grande problema do País.
Na tarde da mesma sexta-feira em que foram soltos, consta que os homens tinham sido presentes perante uma juíza da 2ª Secção do Tribunal Judicial da cidade de Chimoio, onde, segundo testemunhas, teria sido legalizada a sua prisão, quando eram perto das 22 horas.
Consta igualmente que depois da decisão, a mesma juíza teria recebido “ordens superiores” para soltar os homens. A Renamo, segundo Manuel Bissopo, não chegou a constituir nenhum defensor oficioso para os 15 homens. Por isso acrescentou que o assunto foi tratado a nível político, tendo havido uma ordem para a soltura.
Polícia fala depois do silêncio absoluto
Em contacto que o Canalmoz manteve com o porta-voz da PRM na província de Manica, Belmiro Mutandiua, inicialmente preferiu dizer que “este assunto está sob alçada do comandante provincial”.
“Este assunto está sob alçada do comandante provincial. Tal como foi ele que anunciou à Imprensa depois da detenção dos homens, novamente convocará os órgãos de comunicação social para dar desfecho do assunto”, negando confirmar ou desmentir que a Polícia tenha sido pressionada a soltar os homens.
Mais tarde, Mutandiua confirmou ao Canalmoz que a juíza de instrução havia legalizado na tarde da sexta-feira a prisão dos homens da Renamo, sendo “mais tarde, quase em simultâneo, o Ministério Público ordenou a soltura deles”.
“Confirmo que todos foram soltos por ordens do Ministério Público e não voltaram mais ao estabelecimento hoteleiro onde se encontravam. Estão agora acomodados na sede da Delegação Política da Renamo”, disse Mutandiua sem entrar em pormenores “porque senão posso falar o que não sei”. Sobre o equipamento bélico apreendido durante a detenção daqueles homens, o porta-voz da PRM concluiu dizendo que: “o equipamento continua sob custódia policial”. (Bernardo Álvaro, em Maputo e José Jeco, em Chimoio)

Sem comentários: