quinta-feira, 9 de maio de 2013

Os funcionários de Estado no distrito Macanga, na província de Tete, são obrigados a aceitar 5 meses seguidos de desconto salarial porque o partido FRELIMO quer reabilitar a sua Sede do Comité Distrital

Os funcionários de Estado no distrito Macanga, na província de Tete, são obrigados a aceitar 5 meses seguidos de desconto salarial porque o partido FRELIMO quer reabilitar a sua Sede do Comité Distrital.

Não sou eu quem o diz, é a copia da foto aí. A Luta Continua
Os funcionários de Estado no distrito Macanga, na província de Tete, são obrigados a aceitar 5 meses seguidos de desconto salarial porque o partido FRELIMO quer reabilitar a sua Sede do Comité Distrital.

Não sou eu quem o diz, é a copia da foto aí. A Luta Continua
Like · · · 3 hours ago via Mobile
  • Manecas Tiane mas o doc nao diz claramente que são funcionários do Estado....apenas membros do Partido!
  • José de Matos Menciona carreiras e descontos, so podem ser funcionarios do Estado!
  • Luis Nhachote O Estado nao esta partidarizado?
  • Jose Luis Sousa Sinceramente!!!!!!
  • Antonio A. S. Kawaria Bom, mano Manecas Tiane, não estás a ver nada de errado nisto?
  • Manecas Tiane Não existem aquelas carreiras no Estado! Mais aí temos contribuiçoes escalonadas por meses....claro que muitos tem seus rendimentos em função do mês! Quantas outras organizações colectam valores de seus simpatizantes usando critérios similares? Aqui manos "Na guenha"
  • José de Matos Manecas Tiane, existem essas categorias no Estado!
  • Ed Maluco Muito interessante.
  • Luis Nhachote Ha Dias o Governo e a Renamo restive ram no Centro de Conferencias Joaquim Chissano em " conversaço$$$$$". Um dos Assuntos na Mesa era a despartidarizaçao do Estado
  • Antonio A. S. Kawaria Manecas Tiane, quais são? Estás a defender estas coisas? E se conheces, o melhor não seria tu e nós combatermos esse mal?
    A tarefa do administrador é administrar coisas da Frelimo?
  • Dino Foi Ha alguma cena errada ai. Se alguem contabilizar isso e se for mesmo do meu partido posso pagar o bolo todo. Deixemos os funcionarios fora disto. Quem emitiu essa ordem?$
  • Manecas Tiane Voltaremos às carreiras! Onde está o erro no estabelecimento pesos contributivos diferentes? No facto de haver contribuições dos membros de uma organização? Eu ficaria aflito até se os descontos fossem na fonte e sem consentimento...agora se os camaradas reuniram e decidiram por aqueles critérios....valham-me patricios...Nao cedo razão!
  • Antonio A. S. Kawaria O mano Manecas Tiane porque as trafulhices de certos frelimistas te cegaram?
  • Luis Nhachote Dino Foi, bateste na tecla, quem emitiu a ordem? São este tipo de Goyisses, da cabeça de um tipo mal instruído nos distritos ou o raio que o parta, que tem acrescido as nódoas a Freli. O Manecas Tiane, nao aceita ver o obvio. Ja alguém dizia, que isso é um direito constitucional
  • Antonio A. S. Kawaria O que é bom senso para ti, Manecas Tiane?
  • Manecas Tiane Eu nao estou cego...trabalho muito com o BS=Bom Senso!senso
    (latim sensus, -us, sentido, órgão do sentido, faculdade de sentir, sensação, pensamento)
    s. m.
    1. Juízo claro. = PRUDÊNCIA, SISO
    2. Capacidade para sentir. = SENTIDO
    3. Capacidade de pensar. = JUÍZO, PENSAMENTO, RACIOCÍNIO
    4. Direção, rumo.
    bom senso: equilíbrio nas decisões ou nos julgamentos em cada situação que se apresenta.
    senso comum: conjunto de opiniões ou idéias que são geralmente aceites numa época e num local determinados.
    Confrontar: censo.
  • Boa Matule Estupidez ! E ainda há quem defende a partidarizacao do Estado! Até quando este modus operandi vai terminar?
  • Antonio A. S. Kawaria Tenho dito que esperava que accões destas fossem reprovadas por jovens da Frelimo... Eu gosto de Raimundo Pachinuapa. HOMEM DE BOM SENSO.
  • Manecas Tiane Veja só o nosso bom Boa Matule vem bombardeiro....e com palavrões! Agindo com Bom senso nao se cai neste demérito!
  • Antonio A. S. Kawaria Manecas Tiane, podes ser tu quem irrita a gente. Sabias?
  • Boa Matule Mas usei linguagem estupida hoje oh Manecas Tiane?
  • Manecas Tiane Luis Nhachote eu não nego que o tema partidarizaçao do Estado seja de agenda pontual, e é bom que as pessoas indicadas discutam isso e encontrem consensos....sobretudo na questão das celulas, e um dia iremos mais longe ....tipo quem exerce cargo da administraçao pública suspenda a vida activa partidária.....mas neste momento ainda não chegamos lá...a nossa democracia é jovem e emerge de uma situaçao de partido único, portanto há coisas que não nos podem ser incomuns, como por exemplo que o administrador seja membro da celula do partido distrital e reunido no Partido ou em correspondencia se mantenha a designaçao : Camarada Administrador!
  • Virgilio Carvalho Viva a Frelimo..hehe...a forca da mudanca..
  • Antonio A. S. Kawaria Virgilio Carvalho, está a debater? Qual a tua opinião sobre isto? Nós não estamos contra a Frelimo e nem proibimos aos seus membros para dar as vivas. Mas o assunto é Estado.
  • Manecas Tiane Caríssimos Boa Matule e Antonio A. S. Kawaria eu quero aceitar e reconhecer que temos algumas vezes posiçoes adversas....mas isso tem que permitir diálogo são...se irrito nao sei, caso seja importante alerte-me! Nao disse que Boa usou linguagem estúpida....mas iniciou sua comunicaçao com o termo "estupidez" eu clarifiquei o de bombardeiro....e nao argumentativo...só isso!
  • Manecas Tiane Se o Assunto é Estado mano Kawaria o documento em apreço nao é Estatal é Partidário...está claro, apenas faz menção a uma entidade comum ao Estado e Partido!
  • Antonio A. S. Kawaria Mano Manecas Tiane, nós esperamos muito dos jovens. Aconselho-te a conversar com pessoas que sabem o que isto cria. Isto aqui é mau para a nacão.
  • Antonio A. S. Kawaria Ainda não entendes que o problema é do partido Frelimo se apropriar do Estado? O que eu escrevi para o Virgilio Carvalho não está claro?
  • José de Matos Manecas Tiane, este é um exemplo crasso da partidarizaçao que voces gostam de negar e que é inaceitavel em democracia. O assunto é partidario no Estado, a tal promiscuidade entre Partido e Estado. Sabes, Manecas, voces, jovens frelimistas, ficam desacreditados por aceitarem estas brincadeiras.
  • Luis Nhachote Veja a tabela dos preços que cada um foi pagando, licenciado, bacharel , medio, básico e elementar. Esta decisão foi tomada durante a vigésima primeira sessão ordinária do Partido dos camaradas realizada a 21 de janeiro último e foi despachada para o Administrador do Distrito com conhecimento dos seus chefes no Comité Provincial de Tete. Quem poderia negar lá em Macanga. Essas coisas e uns outros, tipo Malta nos outros, chegam sempre, as catadupas Oh Manecas Tiane.
  • Boa Matule Manecas Tiane, estupidez quando funcionarios publicos sao intimidados até ao ponto de diminuirem/descontaram o pouco do que recebem e, jovens como tu, aparecem defendendo o absurdo! Haja dignidade e respeito pelos supostos membros da FRELIMO... Estupidez quando jovens defendem o absurdo quando a nossa energia devia estar mais concentrada defendendo e procurando sloucoes para que haja convivencia pacifica no desenvolvimento sustentavel do nosso belo País . Just it
  • Jose Alexandre Faia Ja nao ha vergonha na merda da cara destes gajos ....
  • Antonio A. S. Kawaria Mano Manecas Tiane, eu também respeito-o... Uma coisa que muitos do partido no poder deviam saber, é que os secretários que fazem isto são preguiçosos, lambebotas que levam relatórios enganos à Matola e estão a colocar a Frelimo em queda-livre. Este tipo de acções já IRRITA a muitos moçambicanos.
  • Chande Puna O óbvio é sempre negado. Macaco que esonde no buraco, deixa sempre o rabo de fora.
  • Luis Nhachote Manecas Tiane siga os seguinte link e tente perceber que esta pratica é antiga, nao sei aonde eles aprenderam http://www.opais.co.mz/index.php/politica/63-politica/19130-governo-de-murrupula-obriga-professores-a-descontarem-para-x-congresso-da-frelimo.html, A lei diz que, no seu número 1 do artigo 114 da Lei do Trabalho em vigor no país determina, em relação aos descontos na remuneração, que “a remuneração não deve, na pendência do contrato de trabalho, sofrer qualquer desconto ou retenção que não seja expressamente autorizado, por escrito, pelo trabalhador.”
    www.opais.co.mz
    Os temas que fazem a actualidade Moçambicana e Internacional em várias áreas de interesse. Os destaques do dia.
  • Manecas Tiane Eu sintonizo-vos em muitos aspectos, sobretudo no que se refere à elevação das limitações de conhecimento de observancia das leis e boas práticas(em alguns aspectos) que se verificam quando saimos do centro à periferia, o país é enorme, é um grande desafio que cabe a nós jovens e adultos minimamente prestar atenção e acautelar, perspectivando EVITAR mandar efectuar descontos nao consentidos, a não membros e cumulativamente não simpatizantes...é um grande desafio do Partido Frelimo e ao nível da Celula onde milito quando posso falo destas observancias....felizmente estou na cidade e há muita consciencializaçao sobre isso.
  • Manecas Tiane Em abono da verdade...como bem disse aqui o Nhachote e ficou evidente nos links que me mandou, e acrescentou Antonio, estas falhas de procedimento não podem ser tomadas como ordem emanada de cima....talvez alguns camaradas não sabem servir nem aos supremos, muito menos aos militantes, há pressa de mostrar serviço sem trabalho de base....! Para finalizar, nao é totalmente suficiente (presunçao de dúvida) que o facto de aquele documento ter sido arremessado ao administrador seja para desconto efectivo...é partidarizaçao do Estado? Sim e Não, em todo caso...a obra é de todos nós! Vamos construir a democracia desejável!
  • Nuria Waddington Negrao O documento fala de contribuições mensais de membros e simpatizantes do Partido Frelimo. Não vejo nenhum problema com isso a não ser que estas contribuições sejam feitas a partir de descontos automáticos nos salários de funcionários públicos (ou privados, na verdade). Um desconto automático é problemático, qualquer outro procedimento em si não me parece mau.

    Mas o documento não fala em descontos automáticos, então qualquer conversa sobre isso tem de ser feita assumindo que é pura especulação.
  • Manecas Tiane é isso Nuria nao havendo prova material neste caso há que manter a duvida no ar...!
  • Antonio A. S. Kawaria Nuria Waddington Negrao, como não vês nenhum problema? O documento é dirigido a quem? O que essa entidade é suposta para fazer? É para cobrar descontos?
  • José de Matos Essa pratica tem sido denunciada tantas vezes que dificilmente pode ser pura especulaçao! Porque a referencia a categorias? Pena nao consiguirmos decifrar o que esta escrito em cima!
  • Boa Matule Eh eh eh! Manter a duvida no ar ! Mas isso já é pratica nas hostes da Frelimo ! De täo arcaica que é a direccao da Frelimo e seus membros, até um dia vao mandar os utentes das ruas pagar cotas ao partidao! Crescam pah
  • Antonio A. S. Kawaria Boa Matule, é a reproducão de Edson Macuacua. E para provar isso tenho que procurar o video sobre Murrupula.
  • Manecas Tiane Ai é! E porque nao se pode ver cada militante como ser que além dos principios partidários é também um membro suis generis...todos somos à imagem de beltrano e sicrano? Temos principios fundados em históricos do partido mas nao sua fiel reprodução....infelizmente é mau ver o membro e simpatizante da Frelimo assim.
  • Nuria Waddington Negrao Antonio A. S. Kawaria, não tinha visto a quem era dirigida a carta. Agora já vi e já acho o assunto um pouco mais problemático, confunde-se a função do Administrador do Distrito (função estatal) com a função partidária da mesma pessoa.
    Mas este documento só prova isso mesmo, o resto são suposições. O tal camarada pode pura e simplesmente passar a mensagem para os membros do seu partido - nada neste documento diz que ele deve autorizar descontos automáticos.
    Aliás, do que eu conheço da Lei do Trabalho (já a li de capa a contracapa algumas vezes), descontos automáticos do género que estamos aqui a referir são ilegais.

    José de Matos, a referencia a categorias pode ser uma questão de organização interna da Frelimo. Talvez essa é a maneira que eles arranjaram para definir as contribuições dos seus membros. Em si, a referencia a categorias não me parece alarmante...
    É verdade que há muitas denúncias destas. Acho que algumas são verdadeiras, mas isso não significa que todas sejam. Eu gosto de provas concretas e não de indicios, é uma mania minha. Talvez seja porque quando nos jornais diziam que TODOS os funcionários públicos estavam a ser descontados para a construção em Pemba, todos os que eu conhecia não tinham sofrido nenhum desconto...

    Boa Matule, eu não sou nem membro nem simpatizante do Partido Frelimo. Mas não gosto de acusações sem provas. Acho que todos devemos ser rigorosos quando queremos acusar os outros.
  • Manecas Tiane Eu sou membro...entretanto vou no mesmo diapasao - BOM SENSO!
  • Antonio A. S. Kawaria Nuria Waddington Negrao, por favor peca informacões em Macanga para saber para que efeitos era o documento. Procure, mesmo de tão estranho que isso tenha ido para o "camarada" admnistrador.
    Depois acompanhe o caso de Murrupula para veres como é que eles justificam quando são enfrentados.
  • Nuria, Antonio A. S. Kawaria voltamos à lei, quem acusa é que tem de provar. Eu não tenho de ir à procura de provas abonatórias, quem acusa é que tem de me convencer. Eu apenas estou a dizer que neste caso não estou convencida.

    Por exemplo no caso do video que puseste acima eu estou convencida.

    Mas o facto de serem culpados num caso não significa culpa automática noutro.
  • José de Matos Nuria, se niinguem denunciar dificilmente saberemos a verdade, e é assim que os frelimistas promovem a ilegalidade, o video de um caso que parece similar a este, é elucidativo. Sobre os descontos em Pemba que menciona, torna-se irrelevante se foram todos, nem que tenha sido so um nessas circunstancias, é inaceitável.
  • Nuria Waddington Negrao Antonio A. S. Kawaria que fique claro que eu não estou a defender o Partido Frelimo, não é a minha função, não me pagam para isso, não ganho nada com isso, não tenho vontade nenhuma.

    O que eu estou a dizer é que o documento apresentado acima a mim não me convence de nada, a não ser do que já referi acima.
  • Nuria Waddington Negrao José de Matos eu nunca disse que as pessoas não devem denunciar. O que eu disse é que esta denúncia não me convence.
    Quanto ao caso dos descontos em Pemba, um caso é inaceitável. Mas fazer acusações em má fé é crime punido por lei com multas!
  • Antonio A. S. Kawaria Nuria Waddington Negrao, o documento não te convence. É exactamente por isso que eu disse que como cidadã que procures mais para apuramento do que possa te convencer.
  • Boa Matule Nuria Waddington Negrao, e não sou membro e nunca fui de nenhum partido político. Apenas activista social e político. Mas não precisamos ser filhos de curandeiros para perceber o teor... O que me entristece é obrigar funcionários públicos a descontar do mísero salário para contribuições de um partido político! E como deves saber, em quase todas repartições do aparelho do estado tem lá células do partido FreLiMo e, consequentemente, quem não pagar a tal taxa, ja deves imaginar os prejuízos. Se todos sao membros do partido FreLiMo , suponho que pagam taxas que sao obrigatórias. E porque de circulares ? E com valores obrigatórios e diferentes? E digo mais, para além de ser o modus operandi da FreLiMo, há tesoureiros do estado que sao obrigados a passar dinheiro aos seus superiores hierárquicos ! E o mais grave nisto tudo é que mesmo até membros instruídos acham ser normal ! Alguma cousa não bate cem como soa dizer por aí !
  • José de Matos Nuria Waddington Negrao, o que eu disse é que se nenhum desses visados denunciar dificilmente saberemos toda a verdade, mas este modus operandi é similar a outros. Ja que menciona as leis, nem que surjam denuncias elas seriam manipuladas para branquearem essas brincadeiras. Por isso, apesar de tantas evidencias, os frelimistas continuam a insistir que nao ha partidarizaçao.
  • Manecas Tiane Boa Matule meu irmao...tens razões de estar preocupado...mas levantas factos que nao corresponde a verdade....metade da minha idade passo na funçao pública - Estado. Foi a 2 de Maio de 1996 que comecei....e confesso-te que não é bem assim como muitos dos que ouvem falar/especulam as coisas correm!
  • Boa Matule Fui funcionário do Estado embora numa empresa com autonomia jurídica(EP)! Quando o PCA decidiu dar uma voltinha durante a hora normal do expediente,
    Chegou ao meu desk e, simplesmente que apertei-lhe a mão e continuei sentado e atendendo o cliente quando todos os meus colegas pararam para saudar o Big boss! Resultado, desde aquele dia a minha chefe passou a me odeiar dizendo que não tinha respeito e que aquele sr era um dos grandes da FreLiMo! E por não aguentar mais teabalhar com idiotas e abutres, mandei passear
  • Manecas Tiane Lamento tua experiencia mano...mas eu admiro muito quando se faz tanto levantamento de falso testemunho sobre a actuaçao da FRELIMO no acesso e manutençao do emprego.....MUITA MENTIRA! Mais...falamos tanto ás vezes duma organizaçao que nao conhecemos o seu modos operandi estatuido ou documentado....aqui podem ter acesso a documentos de trabalho como Estatutos e Manual da Célula - http://www.frelimo.org.mz/
    www.frelimo.org.mz
    Comemora-se o 1º de Maio, Dia Internacional dos Trabalhadores. A FRELIMO, consid...era esta data, como um momento de exaltação dos feitos dos trabalhadores no mundo e, em particular, em Moçambique, que no dia a dia, têm demonstrado nas frentes económica, política e social.
  • Nuria Waddington Negrao Antonio A. S. Kawaria mais uma vez, quem está a fazer a denuncia é que tem a obrigação de convencer. Todos os dias há n denúncias sobre n assuntos, eu olho para as denuncias e penso se me convencem ou não. Aqui estou a expressar essa opinião. Mandar-me ir à procura de mais provas é uma maneira de fugir ao assunto, querem me convencer deste caso em específico apresentem mais provas, doutra maneira eu não estou convencida.

    Boa Matule estou de acordo no seguinte:
    - não gosto de descontos obrigatórios para nada (IURD entra neste barco)

    Eu aqui estou a discutir o documento apresentado e apenas o documento apresentado. Não quero discutir todas as acusações que pairam sobre o Partido Frelimo, primeiro porque seria uma confusão dos diabos. Segundo porque não temos documentos necessários aqui para isso, o que significa que estaríamos a falar de suposições e eu não quero entrar por aí.

    No caso deste documento específico e tendo em conta o documento em si: uma circular é a melhor maneira de fazer chegar a informação a todos os membros, é um meio comum de divulgar informação. Já quanto aos valores obrigatórios e diferentes, a Frelimo tem a liberdade de decidir se os seus membros têm de pagar contribuições, como é que estas são pagas e qual o valor. Se não houverem descontos directos dos salários eu não vejo nenhum problema com isso. Se alguém não concorda com as regras do Partido, esse alguém é livre de deixar de ser membro e aí já não tem de cumprir com as regras.
  • Manecas Tiane Penso que querias dizer autonomia financeira! porque quase todos organismo são pessoas juridicas com uma serie de autonomias - administrativa, financeira, patrimonial, pedagógica, etc!
  • Antonio A. S. Kawaria Nuria Waddington Negrao, eu não estou para te convencer e muito menos convencer a quem quer que seja. E da mesma maneira, penso que não estás para me convencer e muito menos convencer a quem quer que seja para negar a sua conviccão a menos que venhas com outras provas. Eu trouxe o video de Murrupula precisamente para mostrar as tentativas de justificação.
  • Nuria Waddington Negrao José de Matos eu não duvido que haja alguma partidarização do Estado. Este exemplo mostra isso mesmo.

    "o que eu disse é que se nenhum desses visados denunciar dificilmente saberemos toda a verdade" - concordo, mas as falsas denúncias são problemáticas e ilegais.

    "mas este modus operandi é similar a outros" - não entendo o que quer dizer com isto

    "nem que surjam denuncias elas seriam manipuladas para branquearem essas brincadeiras" - denúncias surgem a toda a hora, só nesta discussão há 3 denúncias públicas diferentes. Nenhuma destas pode ser manipulada para branqueamento de nada. O que eu estou a dizer é que também não podem ser usadas como provas de coisas que elas não provam.

    "Por isso, apesar de tantas evidencias, os frelimistas continuam a insistir que nao ha partidarizaçao." - o que os frelimistas pensam e dizem ou deixam de dizer não é o que eu estou a discutir. Eu estou a discutir o documento em mão - este documento não prova que hajam valores a ser descontados automáticamente. A única coisa que este documento prova é que o Partido Frelimo mandou uma carta a um funcionário público na sua qualidade de funcionário público sobre assuntos partidários. Esse é o único mal (ético e legal) que eu encontro no documento.
  • Antonio A. S. Kawaria Manecas Tiane, sou eu que não sou da Frelimo quem deve verificar se o secretário de Macanga respeita os estatutos?
    Veja, depois de dizeres que era normal, agora vais buscar os estatutos?!?!? humm. Essa carta está conforme os estatutos?
  • Manecas Tiane Já expliquei lá em cima quem pode ser o Camarada Administrador na Celula distrital(celula que nao funciona no governo distrital). Enviar uma carta ao governo para um camarada vinda do Partido nao é crime, não crime ainda ser partilhada ou comunicada aos visados....Crime seria o resto que já se disse, coagir, cobrar ilicitamente...podia dizer mais! Erros de percurso podem ter ocorrido, mas nao são directiva estatutária!
  • Nuria Waddington Negrao Manecas Tiane realmente se é uma posição do partido volta a não ter nenhum problema.
    Já o resto não concordo, há que haver uma separação clara entre Estado e Partido e uma situação destas faz com que estas linhas se confundam - isso é um problema grande.
  • Eusébio A. P. Gwembe Onde está escrito que os descontos serão feitos aos funcionários do Estado? Li e reli o documento NADA. Algum esclarecimento, sffvr. Macanga possui apenas 5 funcionários do Estado?
  • Antonio A. S. Kawaria Antes de eu ir dormir, deixe-me lembrar-te o que eu escrevi lá acima. Esta é accão dos preguicosos e lambebotas que apresenta relatórios enganosos quando estão na Matola... isto significa não está nada nos estatutos como tal... Mas ontem ouvi um bom conselho na RM. Lá se dizia que os pais têm que desconfiar e investigar quando um filho menor e que nem trabalho saca mola e diz: pai, toma cá e vá passar o fim de semana.
  • Manecas Tiane Concordo contigo Nuria! Mas esse é um exercicio na agenda do dia...consta-me que a Renamo e alguns membros do governo da Frelimo tem na agenda...Eu mesmo como militante, gostaria mesmo de propor uma suspensao de elevada actividade partidária do membro proposto ou eleito para uma carreira estadual...Contudo há que nao esquecer que só depois de 1994 começamos a ter exercicios conducentes a isso! Se os partidos em vez de reclamar insistissem na discussao desses temas, os verdadeiros temas de Construçao de um estado democrático já iamos longe...de quem é a culpa?

Sem comentários: