terça-feira, 7 de maio de 2013

O Presidente do Município da Beira, Daviz Simango, foi eleito melhor edil do paí


O Presidente do Município da Beira, Daviz Simango, foi eleito melhor edil do país de 2013, pela quarta vez consecutiva, pelo desempenho que este tem vindo a realizar naquela urbe.
O edil da Beira arrecadou o prémio na categoria de Ouro, enquanto o seu município, as categorias de diamante e prata.

A distinção é da empresa sul-africana PMR África, especializada na área.
Não se vêem comentários e nem opiniões a respeito deste assunto, alias em algumas televisões tal facto nem foi noticiado, muitos preferiram destacar o Reitor multe-mas, e a empresaria do ramo da floricultura em detrimento da marca do Daviz Simango, não e todos dias que se é 4 vezes consecutivas eleito melhor edil num país que possui neste momento, 43 autarquias, sendo 23 de nível de cidade e as restantes 20 de nível de vila e de povoação. Haja coerência meus amigos... Pois daí a César o que é de César, a Deus o que é de Deus e a Daviz o que é de Daviz Simango.
P.S : Nao foi Eduardo Matine, quem inventou isto, atirem as pedras para PRM-África - «Professional Managment Review-África»...Que tal e qual outras ONGs insistem em dizer mentiras (cheias de verdade) sobre o estado das coisas deste lado da perola do indico.Agora se nem com mudancas a meio de mandatos para imprimir a tal dinamica estatica, as coisas nao melhoram....Da que pensar de onde estes tipos da PMR colhem subsidios para classificar e premiar enteados ao invês dos tais filhos do\a patr(ão)ia de herois.
See more



  • Amosse Macamo Eu quero acreditar que numa outra parte de África existe uma cidade chamada Beira capaz de merecer sem qualquer luvas semelhante distinção. É que, a ser a Beira que se localiza no centro de Moçambique, tal prémio constitui um insulto à inteligência dos beirenses e dos moçambicanos em particular que dia após dia assistem a sua cidade a tomar contornos de uma urbe abandonada e meia volta o seu Presidente é premiado. Se este prémio fôr sinónimo de inércia então ele faz sentido sim. Perguntem ao Rui Lamarques, quais os municípios que mereciam e de uma organização credível tal premiação. Envergonhem-se antes de me taggarem em balelas que só fazem sentido em certos contentores.

  • Sérgio Chaúque Amosse, indique um edil de alguma das nossas autarquias que mereça p prémio.

  • Celina Henriques Eu também posso pedir os meus amigos para me oferecerem prémios e também posso compra los! Eu não vivo na África do Sul e nos últimos 5 anos vivi na Beira, na Ponta Gea, no Esturro e agora no Predio da RM onde fica o Novo Cine! neste momento estou na Beira! melhor em quê? quais os Critérios de avaliação? quem avalia? há concurso? onde é publicado esse concurso? procurem outros distraidos para enganar! a mim, nem na piada!

  • Celina Henriques Aqui a estrada está nas covas! lixo existe e fazem fogueira nos contentores...
    está melhor em quê?

  • Sérgio Chaúque srsrsrsr e quando a primeira dama recebeu um prémio de uma universidade que nem ela devia conhecer, ninguém questionou porquê?

  • Amosse Macamo Eu quero acreditar que numa outra parte de África existe uma cidade chamada Beira capaz de merecer sem qualquer luvas semelhante distinção. É que, a ser a Beira que se localiza no centro de Moçambique, tal prémio constitui um insulto à inteligência dos beirenses e dos moçambicanos em particular que dia após dia assistem a sua cidade a tomar contornos de uma urbe abandonada e meia volta o seu Presidente é premiado. Se este prémio fôr sinónimo de inércia então ele faz sentido sim. Perguntem ao Rui Lamarques, quais os municípios que mereciam e de uma organização credível tal premiação. Envergonhem-se antes de me taggarem em balelas que só fazem sentido em certos contentores. (queria vos propor para arranjarem um carro de caixa aberta, colocassem o presidente la dentro com o premio nas maos e rondasse duas ruas da cidade da beira-aconselho vos a darem no capacete para quando o tomate podre comecar a ser arremessado nao o atingir a cabeca) kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Carlos Benildo Esta de parabéns o Engenheiro Daviz Simango, pela sua forma sabia de governar e fazer daquele povo Beirense sentir-se dono da sua Cidade, esses prêmios são pelo mérito, dedicação e acima de tudo, a participação dos munícipes da Beira na Governação da Autarquia. Amosse Macamo, quem merece receber estes prêmios, alem do Eng Daviz Simango e o Município da Beira?

  • Amosse Macamo Carlos Benildo, de facto este prémio só e digno o Engenheiro, o cientista político de Quelimane e se calhar você! Parabéns e partilhem-no com a Beira de Moçambique(se houver espaço)

  • Sérgio Chaúque Amosse Macamo então cá em Moçambique nenhum edil merecia tamanha condecoração?

  • Rui Jorge Neves Parabens ao Edil da Beira, pelo que tenho acompanhado é um homem merecedor de tal galardão, a ideia de por pave nas estradas pk dura mais tempo era algo q devia ser exemplo para o Edil de Maputo por exemplo q aproveitava pavimentar algumas zonas mais reconditas da cidade de Maputo. Não é mal nenhum adoptarmos bons exemplos

  • Amosse Macamo E fui, podiam seguir a experiência da chama da Unidade e fazerem-no circular de mãos em mãos e no final um médico ortopedista para tratar as entorces e todas as enfermidades causados pelas estradas acidentadas. Chaúque, os prémios são para ser dados e quando o critério da sua atribuição é segredo tal como a instituição que atribui então não podemos reclamar muito sob o risco de estar a reclamar por uma premiação que vai de encontro com as nossas posições(premiação fruto de inércia)

  • Nelson Badaga Badaga Félicitations ...! Ao Edil Engilheiro Davis Simango Pelo premio arecadado.

  • Sérgio Chaúque dando voltas, voltas e voltas. eheheh

  • Amosse Macamo he he he he he he he he he he tou a partir sabes? estes gajos que dao estes premios deviam um dia dar uma voltinha ao sitio onde vao premiar(isso no pressuposto de que existem e movimentam-se) kkkkkkkk com cada um aqui.

  • Mitolas Chrineyka Isto só pode ser piada, qual foi mesmo o critério adoptado para se apurar o vencedor? o tal júri esteve na Beira ou em qualquer outra cidade ou vila de Moçambique?

  • Carlos Benildo Amosse Macamo, estou neste momento a fazer imagens da recepção do Edil da Beira desde as 8 horas de hoje no Aeroporto Internacional da Beira isto esta super lotado. o Edil foi recebido as 8h e so agora acabamos de chegar na praça do Município da Cidade da Beira, por onde este Grande Homem passava o povo alegrava-se por bons sinais que esta autarquia tem levado, pergunta a Celine Celina Henriques, ela sim pode confirmar isso se ee que vive no Prédio da RM, passamos a pouco tempo do prédio onde ela vive e ela pode também explicar como o povo estava vibrar.

  • Eduardo Matine Perguntemo-nos com base nos pronunciamentos dos discordantes se terao tbem comprado o premi,o a Folha Verde na pessoa de Esperanca Mangaze e o ISCTEM na pessoa do Prof. Dr Leopoldo da Costa?A empresa que os premeia e o mesma!!!Nao sei se e possivel almocar com Deus e jantar com o diabo neste pais!!!Por favor,nao concordem apenas pelas vossa razoes mas nao insultem o Edil...

  • Gilda Marcia Lopes Massango Isto xta quente parabens Engenheiro Daviz Simango,o premio eh teu fui a Beira a 8 anos aquilo estava uma PORCARIA ,cheiravam fezes por tudo quanto eh canto,foi com muita felicidade que estive la em Março ultimo e amei ,pois xta tudo diferente tudo mudou pra o MELHOR ,agora caros amigos há municípios que a única coisa que mudou são. frutos de financiamentos e projetos do GOVERNO

  • Américo Matavele Se não nos dissessem que ganhou só, mas também apresentar os critérios (indicadores usados e coisas que tal), podia muito bem servir de inspiração para outros. Assim abre-se espaço para especulação, porque pelos relatos sobre Beira, podemos pegar os indicadores que espreitam à superfície, como os buracos, os charcos e outras coisas.

  • Amosse Macamo Continuem a vibrar meu amigo. Vibrem e não desliguem os vibradores, não é momento de ficarem no silêncio agora pois não? E porque não premiarem também Quelimane ou este prémio é exclusivo ao chefe. kkkkkkkkkkkk

  • Celina Henriques Benildo! hehehehe... povo? vi ex membros da renamo armados em membros do MDM!

  • Amosse Macamo Gilda Marcia Lopes Massango tens razao. a 8 anos quem estava no poder era o Engenheiro. e disto que estamos a falar.

  • Amosse Macamo acho importantissimos testemunhos como os da Gilda, esclarecedores.

  • Celina Henriques Amosse Macamo hehehehe... continuem eles com vibradores ligados

  • Gilda Marcia Lopes Massango Criterios quando eh a oposicao quem ganha, porque nao pediram porque o ISCTEM esta facturar por mais um ano

  • Amosse Macamo mana Gilda nem vale a pena tentar concertar, ja meteste agua! fuja mana Gilda, fuja!

  • Sérgio Chaúque eheheheh dói saber que alguém que é de outra côr partidária, esteja a ganhar vezes sem conta. mas não conseguem contrapôr com factos, qual o edil que não o da Beira, merece esse prémio! negar por negar! Beira pode não ser Nova Yorque ou Berlim, etc, em termos de limpeza e organização acabadas, mas se os que distinguiram tanto a Beira como o seu Edil, devem ter tomado em conta os restantes edis e seus municipios, que sim deve ser piores que o da Beira.

  • Luis Ah-Hoy Jr. Mesmo cm sabotagens (fundos não libertados e outras tácticas sujas), ele lá vai conseguindo fzr o que pode.

    É obra.

  • Amosse Macamo Luis, diz-me honestamente(sem colocar a mão na bíblia, corani...) acreditas neste prémio? Verdade?

  • Carlos Benildo Celina Henriques, fica a saber que em qualquer canto do mundo, em particular aqui em moçambique, quando cria-se um partido politico, não contam com estrangeiros ou seja pessoas dos outros países se não apenas com moçambicanos, independentemente do partido em que estiver a militar, mas cabe a esse novo partido souber trazer um programa serio de governação e saber mobilizar de acordo com a situação politica desse pais. o MDM ee composto por membros que eram da renamo, frelimo, pdd pimo,etc. assim como qualquer outro partido aqui em moçambique. cada um vai onde tem vantagem onde acredita que pode trazer um bem estar para seu povo

  • Linette Olofsson Parabéns Presidente Daviz Simango. Grande Orgulho para os Moçambicanos e para nova geração de políticos. God Belss You!

  • Amosse Macamo mocambicanos inspirando-se no "nihilismo", que insulto!

  • Macutana Macuta Macuta Bom é bom aqui ou na China.

  • Sérgio Chaúque ahahahahah Macutana, oh yeah tens razao.

  • Carlos Benildo Amosse Macamo e Celina Henriques, ainda hoje podem visitar a pagina do Municio da Beira e poderão confirmar através de imagens inéditas e reais do desfile desde a chegada do Edil da Beira Daviz Simago no Aeroporto Internacional da Beira ate a Praça do Municipio

  • Luis Ah-Hoy Jr. Amosse Macamo, aposto que agora vais me (tentar) explicar porque é que eu não devia acreditar nesse prémio, mas sim em ti, na Celina e nos restantes da 'ala'.

  • Amosse Macamo eu fiz te uma pergunta Luis e se te restar coragem por favor responda a. deixe a Celina e Amosse. responda so a pergunta. acreditas neste premio? ele sustenta-se? em que medida?

  • Celina Henriques iwe Benildo, até parece que estas a lidar com crianças! estou a dizer te o que vi! essas fotos podem ser até antigas! se o administrador da página é você..

  • Sérgio Chaúque Luis penso que não és obrigado a responder a alguém que também não gosta de responder a perguntas claras e simples> Amosse Macamo fica-te mal!!! ahahahah

  • Eduardo Matine Amosse Macamo, corres o risco de ofender outras companhias e empresas premiadas...De tal forma que o Edil da beira nao ganhou em todas categorias teve Diamante ,ouro e prata em categorias diferentes,querendo isto dizer que outros municipios arrecadaram o Diamante, o ouro e a prata em outras categorias.Ele nao teve so Diamante, mas nao deixa de ser louvavel que o faca pla 4 vez consecutiva!!!Andara o Daviz Simango, a comprar o Doing business ou a ONU para classificarem o índice de Desenvolvimento Humano e outros relatorios que nao favorecem a imagem e o desempenho do governo do dia?Poxa entao derepente o Rei dos patos foi destronado por um miudo que mal comecou a andar nos meandros politicos em termos de poder de compra!!!

  • Gilda Marcia Lopes Massango Penso eu que uma agencia Africana premeia Moçambique(Municipio e seu Presidente) a um premio destes a victoria nossa Moçambicanos porque nao nos perguntamos quantos municipios existem em Africa

  • Luis Ah-Hoy Jr. Amosse,
    conforme a tua pgta, lancei indirectamente o desafio de nos explicares o pkê de não podermos que acreditar nesse prémio. Quem está a criar o assunto sobre a credibilidade e sustentabilidade do prémio és tu, então por favor, traz-nos algo de concreto para avançarmos nesse debate.

  • Macutana Macuta Macuta O
    prémio está ganho e ma'nada. So pelo facto de ser atribuido por uma
    instuição espoecializada e reconhecida de fora do país,já tem mérito pois há circos armados ca dentro
    pra tal e sem nenhum mérito,homenageando individuos pra seus proprios
    fins politicos.

  • Amosse Macamo os ofendidos que se pronunciem Eduardo, simples. se prestares bem atencao has de ver que nao foi a quarta vez. na verdade os premios sao diarios e na impossibilidade de os mandarem diariamente mandam-nos ao ano. kkkkkkkkkkkk poupe me Eduardo.

  • Eva Trindade ESTAREMOS A PERDER A CAPACIDADE DE ARGUMENTAR?! So conseguimos concordar ou descordar com alguma coisa usando as tendencias partidarias?!..UFfffff!!!!!!

  • Luis Ah-Hoy Jr. Não me importo que te divirtas, Amosse. Mas desde que não seja uma tentativa de te desviares de assuntos que começaste, e já não sabes cmo continuar.

  • Gilda Marcia Lopes Massango O premio ganho pelo edil da Beira ,pela Beira em si como Municipio ,pelo ISSCTEM, pela folha verde,....são meramente premios de Moçambique,entao ao invez de discutimos ,deviamos congratular as figuras de cartaz para Moçambique arrecadar estes premios

  • Eduardo Matine Se e para discutir os premios que generalizemos a questao, Daviz nao foi o unico premiado...Deviam aparecer o BIM,Barclays,ISTEG,UEM,Alianca Eventos, Kholwissa eventos,etc etc e outras a reclamerem do mesmo jeito que os Srs meus caros!!!Nao sao os unicos que nao gostam de injustica meus caros,pensem nisso.hugs

  • Amosse Macamo Sinceramente e brincadeiras à parte: tu não vais chegar no meu quarteirão e vindo de não sei aonde e me convenceres que o melhor morador é o Tembe. E até pode ser o Tembe, mas ao menos que nos explique como você chegou lá. Não cabe e nem deve caber a mim explicar uma verdade que o outro aferiu, deve ser esse sim a explicar.

  • Luis Ah-Hoy Jr. Eu sim. Mas a PMR Africa não sou eu, e nem sequer és tu. até prova do contrário, é gente que entende muito mais do assunto do que qqr um de nós.

  • Amosse Macamo Eduardo, há prémios que mesmo que não nos expliquem os critérios os aceitamos e legitimamos porque sabemos que bateram na tecla que nós mesmos batemos dia-a-dia. O que não podemos conceber e nem aceitar é virem nos dizer que o azul é amarelo, porque aí “mermão” há “dúvidas e dívidas”

  • Eduardo Matine Logo tem que haver uma interligacao entre ISCTEM,Folha verde,Municipio da Beira,BCI,etc etc...Como dissocias estes premiados?Ao nomear o CMB esta sendo valorizado tbem o gtrabalho da bancada da Frelimo que e maioritaria na Beira,entao pare de atirar para teu proprio pe irmao!!!

  • Jose Alexandre Faia APOIANDO INCONDICIONALMENTE ESTE POST : De repente o Rei dos patos foi destronado por um miudo que mal comecou a andar nos meandros politicos em termos de poder de compra!!!

  • Carlos Benildo O Gabinete de Marketing do Conselho Municipal da Beira, esta neste momento a preparar a informação ligada as premiações, depois de ver as imagens recente que ilustram a chegada do engenheiros Daviz e bem recebido pelo seu povo. Celina Henriques, não sou o Administrador da Pagina,as imagens são de hoje, ja que você viu poderá testemunhar isso dentro em breve.

  • Rui Jorge Neves vamos deixar a parte as ligações partidarias o homem tem feito trabalho sim com todas dificuldades mas o homem fez por merece lo todos nós sabemos disso mesmo q nao o queiramos admitir, o Homem em pouco tempo veio descontrolar o panorama politico que era composto por dois partidos e que um deles de tantos tiros na perna ate ja nem tinha credibilidade falo da RENAMO.

  • Luis Ah-Hoy Jr. O que eu queria saber de ti Amosse, é o seguinte:
    partindo do principio que estás a tentar a todo custo descredibilizar o prémio (mais especificamente, o que ganhou Deviz Simango) 'atacando' a instituição que o atribuiu, com que bases o fzs? O que é que sabes sobre a PMR Africa que nós não sabemos?

    Por favor, partilha.

  • Amosse Macamo Luis, eu aprendi a respeitar-te nas coisas que discordamos um do outro e mesmo assim manteve-se esse respeito. Você pode aceitar esta realidade como quiseres, mas não me podes obrigar a aceitar e olhar para si com mesmos olhos, desculpe-me mas isso não faz sentido. Não posso dar o benefício de dúvida a quem me põe numa situação de dúvida, não posso.

  • Celina Henriques Só agora estão a preparar a informação? improvisado para parecer...m eish! hehehehe

  • Carlos Benildo tu vives aqui perto Celina Henriques, sabes aqui hora terminou o comício, então, tinham que lançar aqui horas, se tudo terminou a minutos?

  • Amosse Macamo em tempos, editoras nos EUA compravam seus proprios livros so para atingirem aquele numero de exemplares vendidos para ser tido como best seller e garantir dai mais vendas. percebes meu caro?

  • Luis Ah-Hoy Jr. Amosse,
    coloquei-te a última questão de forma muito educada, e apesar do tom de gozo que por vzs uso, tbm tenho o meu respeito p ti e até te acho uma pessoa inteligente.
    Mas exactamente por te achar inteligente, é que sou um pouco duro em certas abordagens. E na minha óptica, qdo alguém quer descredibilizar pessoas ou instituições, deve ter bases sólidas para o fazer.

    A única coisa que te perguntei agora foi: que bases sólidas tens tu, para descredibilizar a PMR Africa? E pgto-me pke, se houver algo que se deva saber, eu faço questão disso.

  • Eduardo Matine http://www.pmrafrica.com/Awards%20Policy/default.html

    www.pmrafrica.com
    ●          The awards are the culmination of a research process whereby companie...s and institutions are rated based on respondents’ perceptions with a strong focus on evaluating and measuring customer service and customer satisfaction.See more

  • Eduardo Matine Esta pagina e publica,excusamo-nos de advogar para o diabo ou em causa proipria...Consultemos!!!

  • Reginaldo Mangue Entretanto é um facto que orgãos de utilidade pública noticiaram que a Folha Verde mereceu a distinção de qualidade, mas os mesmos ignoraram o Daviz Simango.

  • Celina Henriques sabe, é um exercício em vão! muitos já sabem de onde vêm e como vêm esses prémios! o resto é patada!

  • Amosse Macamo Vais concordar comigo que onde não faltar informação, nós, o Povo, a inventamos. Falta muita informação aqui e quase toda. A instituição até pode ser credível mas não algumas pessoas que era suposto a emprestarem inteligência. Não darei o meu benefício de dúvida a quem não mereça e nem a brincar.

  • Amosse Macamo a PMR Eduardo Matine, podia ter a seta na vertical que continuara a merecer minhas duvidas enquanto nao explicar com que base e criterio acha vencedores(se existirem)

  • Eduardo Matine Celina Henriques,sobre ma conduta parece que entendes tu muito bem,falta elucidar aqui ao pessoal sob formaa andarmos todos no mesmo barco,porque se tu su sabes tudo e mais que todos, e r4idiculo vires aqui com indirectas e meias verdades!!!So tu entendes o que falas...

  • Eduardo Matine Os criterios estao la meu caro,pergunte ao BCI,ISCTEM,FOLHA VERDE, estes sao os mais indicados para te responder Amosse Macamo, e nao o pobre o Daviz Simango, estes premios sao entregues em Maputo e nao na Beira!!!

  • Nelson Livingston He hehehehe... Eu simplesmente não estou a vos reconhecer! Queria vos ver a "chamar" os critérios usados em todos os prémios que andam por ai! yu!!!!

  • Carlos Benildo ela nao tem nada solido,apenas reside na beira e acredito que sentiu-se mal quando viu a multidão a vibrar por bons oficios do presidente do Município da Beira

  • Amosse Macamo he he he he he he he he he he ta Ok ok ok ok, pelos buracos, pelo nepotismo, pelos riachos nas estradas, pela imundicie, pela inércia e falta de transparéncia na gestão da coisa pública vai o prémio e fiquem com ele. Fui(percebi a sua reserva amigo Luis Ah-Hoy Jr. e ainda bem que assim foi).

  • Luis Ah-Hoy Jr. Lol! Celina, há que reconhecer que te responderam à medida, heheh.

    Amosse, uma coisa é certa. PMR Africa é uma instituição conhecida e reconhecida, até que alguém prove o contrário.
    Portanto, acho estranho que do nada e sem nada, chegues e comeces a pôr em causa isso. Se não tens base nenhuma, para além das tuas dúvidas pessoais, então dificilmente te levaremos a sério.

  • Eduardo Matine Isso tem em todos municipios Amosse Macamo,nao seja por isso...Entao e o menos'' pior'' se isso te satisfaz...

  • Macutana Macuta Macuta Mas esta doer ou o que? Não vos reconheço. hehehehhehe

  • Amosse Macamo Só uma pequena informação: a Celina não reside na Beira e quem a vê na Beira por estes dias confirma uma coisa: que a pode inventar e nós, não podemos negar direitos inventores, desde que registem a marca da invenção. (Macuta, no inicio quando era verdade fez diferenca sim, nao no sentido de doer, mas fez diferenca)

  • Carlos Benildo ao nível dos municípios, o CMB mamou tudo com relação as premiações. que fique bem claro, DOE A QUEM DOER.

  • Chande Puna ...e a dor não passa!

  • Celina Henriques Se assim é falar indirecta e meias verdades, então só se falar Emakhua ou Eshuwabo, pode ser pior para ti porque não vais entender mesmo! sobre saber tudo, essa é tua opinião e abstenho me de comentar por não 'saber' a finalidade da tua afirmação! Feli...See More

  • Gabriel Muthisse Há alguns meses atras recebemos, nas Pescas, uma honrosa informação atestando que uma prestigiada empresa tinha recebido um prémio similar a este que, mais uma vez, galardoou Daviz Simango. So que a empresa prestigiada era a EMOPESCA, que nao tem actividade há mais de 10 anos!!!!!!!!!!! Eh evidente que nao fomos a Paris receber o tal prestigiante prémio. Uns 6 meses depois foi a vez do INAQUA receber tal prestigiante prémio. DE NOVO, NAO O FOMOS RECEBER. Porque somos honestos conosco próprios. Eu nao acredito nesses prémios, incluindo os que agraciaram Esperança Mangaze, ISCTM ou outros. Sao uma autentica fraude, como o testemunham as historias verídicas que apresentei.

  • Nelson Livingston Cadê aquela vossa capacidade de questionar, argumentar bonitinho e etc etc. Hoje vos vejo mesmo é numa imensa dificuldade de dizer coisa com coisa diante de factos contundentes. Essa coisa de de simpatias partidárias chega a parecer uma patologia. De repente parece que são guinenses ou que Beira não é Moçambique.

  • Macutana Macuta Macuta Chande com tempo passa...

  • Chande Puna Nelson Livingston, aqui é uma guerra campal do tipo, "se for pra ganhar que seja alguém da Frelimo" caso contrario............

  • Amosse Macamo entao queriam agraciar a EMOPESCA em inactividade ha mais de 10 anos? va la ver que estavam para ressuscitar a empresa

  • Celina Henriques Eduardo Matine, má conduta? em que parte do texto está isso? ou há algo que queiras dizer me e não sei? Que não seja sobre a Beira porque essa garanto te que conheço melhor que tu na geografia e na administração

  • Taisse Sigaúque Eishhhhh, 4 vezes consecutivas? Estah a concorrer sozinho? Parabens pelo premio, de facto aquele municipio merece a distincao: cheiro nauseabunso ali bem ao lado do Hotel Tivoli, o chiveve ali a cortar a cidade so " espalha" aromas de cortar a respiracao... Muitos parabens mesmo.

  • Chande Puna Hehehehehe...atestados de ignorancia tambem!

  • Taisse Sigaúque PS: nao me ataquem sff, sou beirense eu.

  • Chande Puna Mana Taisse, cheira menos mal que muitos cantos de muitos municipios que conheço.

  • Eduardo Matine Celina Henriques escreveu ''Eu também posso pedir os meus amigos para me oferecerem prémios e também posso compra los! Eu não vivo na África do Sul e nos últimos 5 anos vivi na Beira, na Ponta Gea, no Esturro e agora no Predio da RM onde fica o Novo Ci...See More

  • Taisse Sigaúque ahahahhahah, gosto desse "menos mal" mas CHEIRA!!!! kakakakka, yah, no mundo de cegos o zarolho eh REI mano Chande Puna.

  • Claudio Chivambo Patada das grandes oh Celina Henriques. Porque será que buscamos indicadores quando não são os camaradas? Porque será que chamamos as questões mestres para sensurar a intenção dos não alinhados ao governo do dia? Filho de Pato é patinho...No dia 20 de Novembro, a Beira irá pronunciar-se como sempre o fez de forma limpa. Estou atento aos dignissimos advogados da penumbra em que o Pais é conduzido. Esta de Parabens o homem e por consequente Moçambique. Moçambique sim, porque ele é moçambicano e Eu também sou assim como os demais residentes. Ganhamos junto com aquele miúdo e não patinhas.

  • José Francisco Narciso A cidade da Beira nessecita uma boa reforma sobre tudo na baixa. Cada vez que vejo um postal da cidade dos meus amores sinto pena ver sempre estes edificios a ponto de cair abaixo.Nao ha que pode restaurar ou melhor dizer; O Estado nao tem alguma migalha que sobra para reformar estes Imovis?

  • Taisse Sigaúque kakakakka... O municipio esta a planear um "Chonga Beira"..

  • Luis Ah-Hoy Jr. Gabriel Muthisse,
    bons ventos lhe tragam. Aparentemente os seus pares estavam a denotar certa dificuldade em trazer algo de concreto, que nos permitisse desenvolver o debate, coisa que o sr. fez.

    Então vamos a isso. Concluo que se estas empresas foram
    premiadas, deveria constar alguma informação em espaços públicos. Fiz algumas buscas pela net e não encontrei nada que relacionasse PMR Africa a Emopesca ou INAQUA.
    Atenção: não estou a dzr que não é verdade o que diz, mas haverá alguma forma de provar o que diz, antes de nos metermos a investigar sobre o assunto?

  • Amosse Macamo o que os manos nao percebem e que estas empresas premiam aleitoriamente numa tentativa de busca de legitimidade. eu negava qualquer premio a nao ser de melhor pai claro.

  • Celina Henriques Eduardo Matine, não te vou dizer o que estou aqui a fazer! Esse é assunto exclusivamente meu! estou a ver que o teu discurso sugere que eu me explique! só que não! Pergunta aos teus amigos que me conhecem aonde vivo e até quando vivi aqui! agora sobre a Beira, tenho razões para reiterar que não discuto contigo! e sobre o que os outros defensores dizem, compreendo! defendendo a camisola!

  • Macutana Macuta Macuta Muita agua rolando.

  • Eduardo Matine As tuas analises Celina Henriques.deixam muito a desejar...Tu e qualquer miudo que nasceu ontem e que nao sabem que a Beira foi escangalhada por um unico partido politico e em quase 30 e poucos anos consecutivos!!!Hoje e que o cheiro nauseabundo incomoda...Parece que um edil da vermelhona perfuma a cidade e os cheiros evaporam,porque o saneamento do meio nunca foi grande coisa desde esses tempos!!!Do que falam realmente?

  • Claudio Chivambo Meu caro José Francisco Narciso, Maputo, Matola, etc etc., só para citar alguns exemplos também encontram-se em situações similares se não piores. Em plena 24 de Julho em Maputo vários são os edificios que dourados por fora enquanto por dentro cheiram a desgraça. Aqui, enganam a opinião pública com as pinturas do Chonga Maputo e prontos. Agora, não quero com isso dizer que não se esta a trabalhar nestes Municipios, isto é, algo notavel tem estado a ser feito e, acredito que a Beira não pode ser excepção ou devia ser? Os camaradas Amosse Macamo, Celina Henriques, etc etc., comentam o Pais no Partido, porém, tenho a certeza absoluta de que pelo menos do pouco que sei do Amosse, este sabe que Moçambique esta acima do Partido. A preocupação com relação a Beira e Quelimane por parte dos Cdas já tem barbas brancas aqui e, volto a sublinhar: a Frelimo se pensa naqueles Municipios vai ter de mostrar trabalho pois sem isso...Já sabem

  • Luis Ah-Hoy Jr. Enqto que vcs dizem que veem Beira igual ou pior, eu tenho vários conhecidos na Beira que me dizem que continuam a preferir o trabalho que Deviz está a fzr, ao trabalho que fazia o governo da FRELIMO.

    Enqto vcs falam dos buracos, da sujidade e de tudo
    o mais, nós realçamos o facto de que os municipios controlados pelo MDM são sabotados pelo Governo central, que não liberta fundos e usa outras tacticas despreziveis.

    Continuem a trazer elementos, para no final fazermos um contra-balanço.

  • Sérgio Chaúque vale a pena! pelo menos falam do edil! a bem ou a mal, ele faz a diferença! mais prémios estão a caminho. fala-se de que Quelimane, que está um ano apenas com outras pessoas que querem o bem daquela urbe, já demonstra melhorias, apesar das sabotagens administrativas. bem haja. comemoremos este prémio, glorifica as autarquias moçambicanas no geral...

  • Celina Henriques hummmmm.... Eduardo Matine! claro! deixam a desejar porque sabes do que falo.... a ti convém que sejam fracas no teu ponto de vista! a mim não me dizem sobre a Beira! eu vejo, vivo r sinto a Beira! por isso, não me enganam

  • Taisse Sigaúque Epa... o testemunho HONESTO do Gabriel Muthisse, causa-me arrepios. Entao ha quem anda a distribuir premios a partir de Paris e nem sequer conhece a Beira. Se podemos premiar uma empresa que nao labora vai pra mais de 10 anos, podemos tambem oferecer um galardao, alias, o mesmo, 4 vezes consecutivas (kkkk) e depois acertamos...

  • Claudio Chivambo E Maputo, sentes também Celina Henriques? Será que o Benildo vive fora da Beira? A ser pelo facto de ser Membro do MDM porque será que devemos desacreditá-lo ao seu favor heim Cda?

  • Eduardo Matine A unica diferenca entre nos 2 Celina Henriques e que Eu falo pla minha consciencia,ja tu o que falas aqui e pontuado!!!Entao continue dando murros em ponta de faca que o teu premio vem a caminho,mas esforca-te porque nem todos acreditam que sejas a melhor conhecedora da Beira depois das tuas declaracoes aqui!!!

  • Chande Puna Claudio, eu vivo na Beira. E acho piada certos cometários aqui.

  • Mahamad Hanif Mussa .
    "ANARQUIA: VENDER, COZINHAR, COMER,
    URINAR E DORMIR NOS PASSEIOS E ESTRADAS"
    um trabalho sobre o estagio da cidade da Beira, publicado a 18.2 na edição impressa do Jornal Magazine CRV, na cidade da Beira e que pode ser lido em:
    https://www.facebook.com/photo.phpfbid=414762091940794&set=a.158832197533786.41268.156754811074858&type=1&theater

    Ou este artigo de 11.3, intitulado:
    Beira
    "URBE RURAL"
    - Beira, apesar de implantada num pântano, não merece o seu caminhar para a condição de uma “cidade rural!”
    - Impõem-se um balanço entre uma Beira urbana e a sua ruralização progressiva

    Recursos, políticas ou populismo estarão corroendo a urbanização na Beira?
    Ou os frutos do caótico fluxo migratório e décadas de uma permissibilidade excessiva estarão mostrando suas consequências, hoje?

    Beira, cidade “independente”, rebenta pelas costuras. Apesar dos indícios de desenvolvimento, a evidência, os vestígios da sua “ruralização” denotam-se.
    Das autoridades há alguns sinais de esgotamento ou manifesta incapacidade de acorrer a todos os problemas.

    A justificação de exiguidade orçamental não pode ser aceite pois, não corresponde a verdade. Ou havendo, então se trata de incapacidade de orçamentar com maior atenção e estudo prévio, profundo da situação.

    Naquele que seria o nº 6 do então M-CRV no inicial tablóide, anos atrás e que não chegou a sair pela sua suspensão, havíamos entrevistado para a rubrica Perguntas & Respostas o empresário Carlos de Melo, desta cidade.
    Dentre outras abordagens, o empresário fizera referência ao estado degradante e imundo em que se encontrava o prédio ‘Emporium’. Volvidos anos, a situação em nada melhorou. Clama por obras urgentes como tantos outros edifícios da urbe. Indicando a dedo, seriam um sem número também com perigosos sinais de acentuada degradação. Se a tempo não devidamente atendidos, profetizamos o seu ruir nos próximos 30 anos ou, na fatalidade dum “suspiro” da natureza!

    Deixando os prédios, quem negaria que em plena cidade nascem como cogumelos "construções" habitacionais e comerciais precárias, inexplicáveis e inadmissíveis para uma cidade que se preze? Que o ordenamento urbano já carrega fartas barbas ‘desordenadas’ com a novidade de que ‘construir’ e ‘residir a beira do mar’ já não é privilégio dos abastados e deixou de ser luxo? Que não existem espaços verdes? Que as praças e jardins públicos requerem outras designações? Que 'florescem' bancas e barracas nas bermas das estradas e dos passeios? Que as estradas já o deixam de ser, -umas oferecendo opções para a plantação de canteiros e outras para autênticas machambas? E, enfim que a disciplina urbana navega sem autoridade? Estas cúmplices permicibelidades das autoridades, não passam de meio caminho andado para a ‘ruralização’ da cidade?!

    São várias as razões que transformaram a Beira de uma urbe em desenvolvimento para o seu estado actual. Repetimos, a Beira continua a desenvolver-se e disso não tenha ninguém dúvidas. Mas quem se nega a reconhecer que há problemas nesta cidade não está sendo realista. Estar melhor que ontem não significa que não existam problemas.

    Os padrões de desenvolvimento escolhidos merecem algum questionamento.
    Após um fluxo extraordinário de pessoas decorrente da guerra civil que afectou o país, o número de cidadãos aumentou sem que isso fosse acompanhado por um crescimento de infraestruturas públicas e sociais como hospitais, escolas, centros de recreação e outros que não conseguem suportar a pressão.

    A posição geográfica favorável traz todos os dias investidores que identificam áreas de seu interesse e eventualmente investem.
    Uma das áreas que conheceu um desenvolvimento acelerado é a construção de centros de carga e descarga de mercadorias contentorizada. Armazéns surgiram e a sua utilização intensiva está ligada a chegada ao porto da Beira de cargas como arroz, óleos, cimento, trigo e outras.

    Os terrenos nos lugares mais procurados praticamente encontram-se esgotados, ou seja, não há mais espaço livre e desocupado. Na área de construção de casas para habitação o fenómeno é idêntico.

    As autoridades municipais estão mergulhadas num mar de dificuldades reais e sem manutenção de rotina e com qualidade, não há infra-estrutura que tenha durabilidade.

    O CMB tem de profissionalizar-se nos diversos sectores que o compõem, para ter as capacidades necessárias para atender e resolver os problemas da Beira.

    Também, é nossa opinião firme, que esforços dos mais diversos actores, colaboração institucional, central, sector privado, associações económicas, ong’s e cidadãos na sua capacidade individual são importantes para se colherem e se colocarem em prática soluções consentâneas e correspondentes aos desafios de hoje.
    Sem polarização mas com participação e coabitação é possível vermos a Beira crescendo noutra direcção, na direcção da sustentabilidade.

  • Américo Matavele Esses atribuidores do prémio em referência afinal basearam-se em quê? Pedi aqui referências e nyet. Procurei no site oferecido pelo mano Eduardo Matine, mas não vi os critérios usados. Este é um prémio que beneficia mais a PMR que o premiado. Este tipo de prémios só podem agraciar àqueles que não tem acesso a prémios seniores e sérios. A bóia de salvação e a criação de um momento de ter um pretexto para andar a ver a falha governativa que é na Beira.

  • Mahamad Hanif Mussa Na próxima edição do M-CRV, em sequência, este trabalho

    Município da Beira
    PORQUÊ A REBOQUE DO PRESIDENTE PARA FAZER TRABALHO?
    - Vereadores e altos funcionários: se mostrem!


    Falar e criticar é comum quando as pessoas manifestam-se apreensivas com algo que está a correr mal.
    O que ressalta a vista na cidade da Beira é o ordenamento urbano desordenando, desembocando para um titulo de "Cidade Rural"! As estradas não querem ficar atrás e apresentam-se num estado deplorável após intensas chuvas.
    Aceitamos que seja a falta de recursos para fazer um trabalho de raiz e duradouro. Pode ser verdade. E pode não ser mentira que não houve trabalho de manutenção de rotina como seria necessário para diminuir o actual sofrimento e constrangimentos. Parece evidente.

    Trazemos uma outra evidencia. Parece, é uma tendência crónica de aparecer trabalhando ou fazendo algo quando o Presidente do Conselho Municipal da Beira decide ir ao terreno ver como as coisas estão sendo feitas.

    Os funcionários e vereadores municipais poderiam muito bem fazer intervenções de emergência que minorassem os efeitos de um sistema de estradas virtualmente destruído. Para tapar buracos, mesmo que seja um grande buraco por dia, não é necessário que o senhor presidente do município convoque um vereador ou um alto funcionário.

    Senhores vereadores dos diferentes pelouros, existe a necessidade de fazerem um trabalho de fiscalização do que acontece diariamente na cidade. No Maquinino, na terminal de autocarros públicos e semi-colectivos tem furacões aliás, buracos preocupantes que bem poderiam ter sido resolvidos em tempo útil.

    No Marcado de Maquinino, quem desconhece as deploráveis condições em que este funciona, onde as toneladas de lixo produzidas são difícil e irregularmente recolhidas?
    Lastimável para quem não consiga recorrer dos centros comerciais e para os exploradores das diversas bancas o mal cheiroso e a imundice!

    Os citadinos são obrigados a viraram malabaristas. Torna-se cada vez mais complicado fazer-se aos passeios e estradas da cidade. Os vendedores ambulantes e de esquina nacionalizaram as estradas e passeios. (Também os estabelecimentos comerciais de diversas ramos não deveriam estar expondo seus produtos na calçada, nos passeios).

    Estamos convictos, acreditamos que os munícipes se vêem obrigados a abraçar todo o tipo de esquema e actividade para sobreviverem, mas isso não deve concorrer para que não haja uma acção tendente a garantir que quem confecciona alimentos não cumpra com as posturas municipais. Comida ao ar livre, sujeitas a poeira constante, falta de água corrente, imundície visível carregando consigo inimagináveis atentados para a saúde publica.

    Preocupante, mas não é preciso esperar que o Presidente do Município efectue uma visita aos locais, -precisa?

    Há que por um travão a procedimentos completamente contrários ao que as posturas municipais dizem e aprovam. Sem esperar pelas sessões da AM é possível que através de uma auto-fiscalização os diferentes pelouros municipais detectem o que está falhar e o que está a ser bem feito.

    Senhores vereadores, vosso trabalho é diário. Vossas rotinas devem ser no sentido de melhorar todos os dias e com os recursos que possuem hoje. Vossa responsabilidade é inalienável. Vosso salário é sagrado. E, mais sagrado ainda é emprestar uma outra imagem a cidade.

  • Carlos Benildo Eu vivo na Beira, sinto-me bem aqui do que em outras cidade por onde passei, não ee por ser membro do MDM que defendo isso, mas sim pelo facto da honestidade e boa governação que aqui exite.

  • Eduardo Matine Américo Matavele, associe antes os premiados entre si e depois traga a tua logica...Do contrario vou continuar achando que ha 2 pesos para 1 medida!!!

  • Celina Henriques esse é erro de muitos! pensar que os outros não têm cérebro, consciência e muito menos olhos e coração! eu nem estou preocupada que outros acreditem, porque há quem sabe e isso basta!

  • Luis Ah-Hoy Jr. Taisse, o testemunho de Gabriel Muthisse só será honesto (na minha óptica), qdo se provar o que ele diz.
    Até agora, népias. Nem sequer na Internet se fala dos prémios que ele citou. E a PMR Africa, por regra, publica essas coisas.

    Qto ao Mahamad Hanif: qual é a tua opinião acerca do outro assunto: a não libertação de fundos (por parte do Governo Central), que serviriam para aliviar todos esses problemas que citaste?

  • Claudio Chivambo Na ordem do seu post mano Amosse Macamo "Vale a pena Recordar" eis a pergunta que já fora colocada: os porquês de o caso da Esperança Mangaze ter merecido a atenção dos órgãos de comunicação social". Minha maior preocupação é esta: perceber os porquês de tanta engenharia para descredibilizar a imagem dos outros enquanto até nós somos participantes do mesmo ambiente e quando a bola esta pra cá não fazemos o mesmo exercício?

  • Chande Puna Assino em baixo Celina!

  • Carlos Benildo agora sim ja temos a informação disponível através do facebook do conselho municipal da beira, convido-vos a apreciarem as imagens da premiaçao

  • Sérgio Chaúque eheheh pessoal, essa ala anti-prémios, antí-boa governação, só quer criar conversa. nem vale a pena ripostar a eles. basta dizer: PARABÉNS A BEIRA, continuem firmes na melhoria da vossa urbe!

  • Claudio Chivambo Ajude-me a lhe perceber Chande Puna? Subscrevo quando a Celina Henriques diz que o "erro de muitos é esse,..." e acresço o facto de muitos terem o cerebro e a consciência no lugar da barriga que de nada nos ajuda. Para mim, uma coisa esta clara, ninguém é perfeito embora uns, em nome do povo fazem mais em interesse próprio. Essa de desconhecedores da nossa realidade a mim não basta para descredibilizar algumas comunicações que por cá passam. Durante 4 anos na cadeira da faculdade pouco li cá de dentro. Porquê, se os de fora não conhecem a nossa realidade?
  • Celina Henriques hehehehe...
    geralmente quando vem de baixo, ignora se!
  • Luis Ah-Hoy Jr. Taisse, não sei... e tu, sabes?
  • Eduardo Matine Américo Matavele,descobriu um djitha sob o olhar impavido de quem?afinal nao temos um instituto para normalizacao e qualidade, autoridades na area de jogos e premios?So se escondem em relacao ao conselho Municipal da Beira ou apoiam os premios internacionais cmo o que a folha verde foi buscar na alemanha semana s passadas na pessoa do casal Mangaze e que foi repercurtido varias vezes nas TVs nacionais?Quanto a ti Celina Henriques,lamento que so tenhas comecado a sentir cheiros e ver lixo na era Daviz Simango, entao informa-te maois sobre a governacao da tua era pos-colonial!!!Nao precisa ser de roma para saber onde fica o vaticano!!!
  • Eusébio A. P. Gwembe Este prémio só pode ser mesmo para a pessoa em si, e não por causa da cidade. Questões de amizade, a esconder futuras facilidades, sei lá de quê!
  • Celina Henriques Eduardo Matine... hehehehe..
    não estou preocupada contigo e com ataques mais pessoais...assunto é Beira! e eu conheço melhor que tu! ponto e final

Sem comentários: