terça-feira, 21 de maio de 2013

Negociações entram na fase decisiva

Negociações entram na fase decisiva
Diálogo entre Governo e Renamo avança a meio gás.
A Renamo aceitou entrar na “verdadeira” agenda do diálogo político, mas defende ser fundamental que as questões prévias sejam respondidas positivamente pelo Executivo.
Diferentemente das duas últimas rondas negociais, onde não houve qualquer avanço, as negociações entre o Governo e a Renamo já começaram a entrar na sua fase decisiva com o início, ontem, da abordagem da “verdadeira” agenda do diálogo sobre a tensão política no país. Na sessão de ontem, a Renamo aceitou entrar e debater a “verdadeira” agenda do diálogo, apesar de duas das três questões prévias não terem sido respondidas positivamente. Contudo, este partido defende ser fundamental e pertinente que as tais exigências prévias sejam respondidas positivamente pelo Executivo.
“A Renamo fez uns reparos nas respostas do Governo à volta das questões prévias, onde dissemos ser importante que as mesmas sejam respondidas. Entretanto, decidimos avançar para os pontos essenciais, enquanto aguardamos respostas”, disse Saimone Macuiane, chefe da delegação da Renamo.
AGENDA DAS NEGOCIAÇÕES
Antes da agenda, o partido de Afonso Dhlakama apresentou ao Governo um documento designado “Acordo de Princípios”, que contém a proposta dos termos orientadores das negociações. Recebido o  documento, o Executivo pediu tempo para analisar a sua validade jurídica.
A Renamo apresentou e fundamentou o que pretende negociar com o Executivo à volta da Lei Eleitoral, onde exige paridade na composição da Comissão Nacional de Eleições (CNE), ou seja, os partidos com assento no Parlamento devem indicar igual número de representantes no órgão. Este partido exige ainda a criação de tribunais eleitorais, bem como mudanças na selecção dos membros das assembleias de voto.
 Leia mais na edição impressa do «Jornal O País»

Sem comentários: