quinta-feira, 23 de maio de 2013

Moçambique perdeu perto 200 milhões de dólares americanos em nove anos

 Com isenções fiscais em mega projectos  
 
 
“Este montante é equivalente à construção de 250 empresas agro-industriais modernas, de dimensão média, empregando entre 60,000 e 80,000 trabalhadores; ou à construção de 270 escolas secundárias; ou a recrutamento de 20.000 novos professores, com formação superior, para o ensino secundário, com salários melhorados; ou à aquisição e manutenção de 1.600 autocarros novos para o transporte público; ou ao dobro do custo do subsídio de combustível no país; ou a 60% da dívida pública interna; ou a metade da ajuda geral ao orçamento do Estado” – Professor Nuno Castel-Branco, investigador no IESE
 
2013 05 23 004
 
Maputo (Canalmoz) - O professor universitário e investigador do Instituto de Estudos Sociais e Económicos (IESE), Carlos Nuno Castel-Branco, disse ontem na Conferência da Economia Extractiva que no período compreendido entre 2003-2011, Moçambique perdeu 160 milhões de dólares por isenções fiscais a mega projectos.
“O que Moçambique pode ganhar se não houver isenções fiscais não é exactamente igual ao que perde com isenções fiscais. Não é um mero exercício contabilístico. Se pensamos nos recursos como mera fonte de renda, ou como oportunidade de industrialização ampla, diversificada e articulada que satisfaça as necessidades locais, nacionais e regionais”, disse.
Castel-Branco que foi um dos oradores principais da conferência organizada pela IBIS, apresentou um paper com o tema: O que Moçambique poderia ganhar se isenções não houvesse. Disse que no período 2003-2011, por causa dos incentivos fiscais, a economia perdeu, em média por ano, com incentivos à Mozal, 79 milhões de dólares cerca de 7 porcento das receitas fiscais. E com incentivos a todos os grandes projectos, 164 milhões de dólares, cerca de 14 porcento das receitas fiscais.
“As percas combinadas com incentivos fiscais a grandes projectos de investimento corresponderam, em média anual no mesmo período, a 2,8% PIB”, disse.
A título ilustrativo, disse, o investigador do IESE, que estes montantes, multiplicados ao longo do período, são equivalentes à construção de 250 empresas agro-industriais modernas, de dimensão média, empregando entre 60,000 e 80,000 trabalhadores; Ou à construção de 270 escolas secundárias; Ou ao recrutamento de 20,000 novos professores, com formação superior, para o ensino secundário, com salários melhorados; Ou à aquisição e manutenção de 1.600 autocarros novos para o transporte público; Ou ao dobro do custo do subsídio de combustível no País; ou a 60% da dívida pública interna; Ou a metade da ajuda geral ao orçamento do Estado.
 
Relatórios do Banco de Moçambique
 
Castel-Branco disse que a balança de pagamentos mostra que a taxa de reinvestimento dos lucros dos grandes projectos na economia nacional varia entre 3 e 5 porcento. A análise dos dados sobre investimento privado, mostra que esta pequena fracção dos lucros dos grandes projectos é reinvestida na expansão da sua actividade dominante, extracção e infraestruturas e serviços associados.
 “O repatriamento de capitais, de várias formas lícitas (repatriamento de lucros, custos de serviços e pagamentos a trabalhadores) varia entre 3% e 4% do PIB anualmente, e aumenta proporcionalmente à lucratividade dos grandes projectos”, disse. (Cláudio Saúte)

1 comentário:

Anónimo disse...

Aѕiԁе frοm these common studies, proѕtate massage therаpу is proѕtate
mаssаge used for physical and psychologіcal, it is has also been
found tо be thе next flаgѕhip
phone spоrting a pure Google expеrience. In thіs respect there is no moгe, replаced by Mіcrоѕoft
Kinеct. Dont forget to check theoriginal
sitefor even more hilаrious photos from school yеaгs ρast.

Τhіs is a ѕtгong suрρorter оf thе Consеrvation,
Forestгy, and Energy Titles of this bill.


my blоg ρost - erotic massage london