sábado, 25 de maio de 2013

MI5 tentou recrutar suspeito do ataque a soldado - Globo - DN

MI5 tentou recrutar suspeito do ataque a soldado

por Lusa, texto publicado por Sofia FonsecaHoje1 comentário
 
Um amigo do principal suspeito do assassínio de um soldado em Londres foi detido depois de uma entrevista à BBC em que afirmou que os serviços secretos britânicos tentaram recrutar o jovem radical, noticiou hoje a imprensa britânica.
 
Abu Nusaybah, que se identificou como amigo de infância de Michael Adebolajo, foi detido pela polícia antiterrorista após abandonar os estúdios da BBC, na sexta-feira à noite, segundo a própria televisão britânica.
A polícia confirmou ter detido um homem de 31 anos por suspeita de ter "ordenado ou preparado (...) atos terroristas".
Fonte próxima do inquérito citada pela agência France Presse disse que a detenção não está relacionada com a investigação ao brutal ataque ao soldado Lee Rigby, 25 anos, atropelado e degolado com um cutelo e uma faca em plena rua, no bairro de Woolwich, sudeste de Londres, crime pelo qual foram detidos Michael Adebolajo e Michael Adebowale.
Na entrevista, Nusaybah que disse ter em tempos apoiado a aplicação da lei islâmica no Reino Unido, mas considerar o ataque ao soldado injustificado, afirmou que Michael Adebolajo foi abordado várias vezes pelo MI5 depois de ter sido detido no Quénia.
Segundo Nusaybah, Adebolajo foi para aquele país para estudar e, ao regressar a Londres, os serviços secretos internos, MI5, "perguntaram-lhe se não queria trabalhar para eles", o que Adebolajo recusou.

Sem comentários: