domingo, 19 de maio de 2013

Libertados 13 elementos da Renamo detidos desde abril

 

A polícia moçambicana libertou na sexta-feira 13 elementos da Renano, detidos desde abril sob acusação de terem assaltado uma esquadra da polícia, num assalto que resultou na morte de quatro agentes e um ex-guerrilheiro, disse à Lusa fonte policial.
Mateus Mazive, porta-voz da Polícia da República de Moçambique (PRM), em Sofala, centro de Moçambique, confirmou à Lusa a libertação, mas remeteu esclarecimentos adicionais para a Procuradoria Provincial da República.
"Nós abrimos o processo, entregámos à justiça e não seguimos mais o caso", disse Mazive.
A saída daqueles elementos ocorreu poucas horas após o governo ter feito saber que não ia ceder nessa questão, respondendo negativamente a uma exigência da Renamo, principal partido da oposição, que, entre outras exigências, fazia depender da libertação dos seus "presos políticos" a continuidade das negociações com o executivo.
Uma nova ronda de negociações está marcada para segunda-feira.
Encontram-se ainda detidos outros elementos da Renamo, em número incerto, acusados de também fazerem parte do grupo que assaltou o posto policial de Muxúnguè na madrugada de 4 de Abril
"O partido e eu, como advogado do caso, vamos continuar a trabalhar para soltá-los", asseverou hoje Arnaldo Tivane, advogado da Renamo, em entrevista à estação de televisão STV.
AYAC/LAS // SO
Lusa – 19.05.2013

Sem comentários: