quarta-feira, 1 de maio de 2013

Imagens de Mandela na TV causam mal-estar na África do Sul

 

Ex-presidente sul-africano Nelson Mandela em imagem da última segunda-feira  Foto: AFP
Ex-presidente sul-africano Nelson Mandela em imagem da última segunda-feira
Foto: AFP
A difusão na noite de segunda-feira de imagens de Nelson Mandela na TV estatal provocou reações negativas na África do Sul, onde muitos consideram indecente mostrar um herói nacional tão debilitado.

As imagens de Mandela, 94 anos, foram gravadas por ocasião da visita de dirigentes do Congresso Nacional Africano (ANC) - o partido no poder - à residência do ex-presidente sul-africano em Johannesburgo, três semanas após sua saída do hospital, onde esteve internado com pneumonia.

Nas redes sociais e nos programas de rádio, muitos sul-africanos se disseram chocados com as imagens de "Madiba", como Mandela é carinhosamente chamado na África do Sul.

Alguns denunciaram a contradição dos dirigentes do ANC, que impuseram um silêncio total à imprensa durante a internação de Mandela, com o objetivo de "preservar a intimidade" do ex-presidente, e agora utilizam sua imagem para autopromoção.

Nelson Mandela reaparece na TV e ganha visita do presidenteClique no link para iniciar o vídeo
Nelson Mandela reaparece na TV e ganha visita do presidente
Durante 15 segundos, Mandela apareceu sentado em uma cadeira, com as pernas cobertas por uma manta, e seu rosto não tinha qualquer expressão. As imagens não confirmam as declarações do presidente Jacob Zuma ao final da visita: "ele parece muito bem, está em bom estado, conversamos com ele e apertamos sua mão".

"O ANC e o governo jamais pararam de dar lições aos meios de comunicação sobre o respeito à intimidade e à dignidade de Madiba. Agora estamos vendo como eles tratam isto", disse Patrick Conroy, diretor de informação do canal de televisão NCA.

"Depois de tudo que este homem fez por nós, é assim que o tratam, como um animal no zoológico. Que vergonha!", reclamou Marius van der Walt, jornalista da rádio Jacaranda FM.

O porta-voz do ANC, Jackson Mthembu, defendeu os dirigentes do partido nesta terça-feira: "Queríamos compartilhar sua fragilidade (...) para mostrar aos sul-africanos e a todo o mundo que Mandiba ainda está conosco. Já não é um garoto, em breve fará 95 anos e aparece como uma pessoa de sua idade".

Sem comentários: