domingo, 26 de maio de 2013

História da semana:



  •  As minhas saudaçoes à equipa do programa que aprecio muito,assim como desejo a todos os ouvintes da RM mita saúde.
    Chamo-me Alberto Mindoro e vivo em Manica.Estou muito preocupado com o meu irmão mais velho que vive comigo ja faz um ano.Ele estava casado em Nampula,onde vivia desde 1994 para onde foi trabalhar como funcionario dos CFM depois de sido transferido da cidade da Beira.La conheceu uma mulher com quem se casou tradicionalmente em 2000.Dessa relacção nasceram dois rapazes.Um em 2002 e outro em 2004.Em 2006 reformou-se e passou a dedicar-se a negocios relacionados com a venda de produtos agricolas.Ia a Mecuburi,Malema,Cuamba e Lichinga de comboio onde comprava amendoim,milho,alho,cebola,feijões e mandava para Maputo,Beira onde tinham pessoas da sua confiança que lhe vendiam os produtos e depositavam numa conta bancária em seu nome.O meu irmão em 2009 ja tinha uma carrinha de 4 toneladas,construiu uma casa de alvenaria de 5 quartos,casa de banho,cozinha e tudo.Mandou vir mobilia de Maputo.Em 2011 comprou mais uma carrinha igual a primeira e construiu uma loja com armazem.Também empregou quase toda a familia da mulher nesses projectos.Os cunhados é que conduzem as carrinhas,a mulher e uma prima dela é que controlam a loja e o armazem.Numa noite de Março do ano passado,sou surpreendido em minha casa aqui em Manica pelos familiares directos da minha cunhada,que trazem consigo o meu irmão muito magrinho e na agonia.Disseram-me que ele adoeceu lá em Nampula.Tinha sido internado no hospital de Nampula mas que não melhorou.O mais grave ainda é que o meu irmão perdeu a fala e tem um comportamento de uma pessoa perturbada mentalmente.Ao longo desse tempo(um ano e dois meses)que está comigo nunca mais vi,nem falei com a minha cunhada e a familia dela.Els vieram deixa-lo comigo e foram-se embora até hoje.Os meus sobrinhos nunca se procuparam em saber do seu pai.Está a custar-me imenso viver com esta situação,pois sinto que isto não é normal..Agora não sei o que fazer.A cada dia que passa sinto raiva de ver meu irmão assim,um homem cheio de vida,de energias,trabalhador incansavel e agora feito um maluco,ainda por cima perdeu a fala.O que é que faço.Por favor ajudem-me.
    Like · ·
    • 8 people like this.
    • Ceccy Zacarias Alberto que barra!!! Estas nuna situaçao dificil de aconselhar. + trata se de seu irmao, nao vejo porque tanta preocupaçao, visto que ja deu para notar que a familia que o seu irmao fez durante a vida em que gosava de boa saude ja o abandonou, tens que procurar ajuda na sua familia (entre irmao).
    • Celio Mate Bom dia mano, situação complicada essa eu te aconselho a procurares ajuda na justiça e na medicina não é normal o que xta acontecer, só espero que essa familia não tenha recorrido ao obscurantismo pra calar, maltratar e quem sabe terão tentado matar teu irmão.
    • Nelson Raul dificil situaçáo, acho que esse tipo de problemas so como a medicina tradicional. algo de mal a esposa e a sua familia fizeram pra teu irmáo. nao desiste dele que luta muito pra te_lo de volta. força e tenho a certeza que ele vai recuperar mas pra isso tu tens que dar o melhor de si pra ajuda_lo.
    • Zuneid Bicho Do Mato Bom dia, não me sinto no direito de acusar a ninguém, acredito eu que isso não seja normal, mas pode se dar o caso de ser um fenómeno natural, tenta procurar soluções nas duas vertentes da medicina e na casa de allah, você com ajuda de allah"deus" pode conseguir resolver isso, meus sentimos. Um forte abraço.
    • Manuel Luciano Gastene bom dia. situaçao complicad, mesm axim nada + do k recolher a justiça, pork sua cunhada ñ merecia o amor k lhe foi dada.
    • Young Z Banze Triste exxe facto. Por mim a soluçäo seria procurar cura pra ele na medicina tradicional e acima de tudo ter fè em deus.
    • Lapson Lucky K a sua cunhada va ao raio k o aparta,,mulher xtupida isso simm..
      Forca irmão
      .
    • Samito Casimiro Mucavel Só pelo comportamento da família da esposa dele, vê-se que isso foi algo feito para se apoderarem das riquezas do teu irmão. A tua cunhada é a principal culpada disso tudo e você nao tem outra alternativa a não ser ver o teu irmão em agonia até o dia que ele vai morrer. Que pena! Estmos num mundo que perdeu completamente os valores morais... Deus abençoe teu irmão.
    • Augusto Dongo Luis Dongo bom dia irmao
      realmente esta questao é bem dificel de aconselhar esta claro que a ambicao esta em frente da situacao mais.
      primero tenta entrantar em contacto com a familia mais velha encontre um concesso.
      segundo sair com tio ou irmao uma irma deslocar se a ir a Namp.
      treceiro procure uma igreja e abre se pode muito ajudar uma vez k kaze em todas provincia te igrejas da mesma ceta
      .
    • Édel Munguambe Puto Edel Amigos bom dia, quanto a historia da semana è bem triste, concordo com o estado desse homem ele foi bem dominada, primeiro foi fraco por ter xkecido de chamar o irmao ou outros membros da familia dele para melhor ajudar gerir o negocio deixou se levar e confiou tanto na mulher k posteriormente veio ser veneno para ele, ate pode haver solucao na saude dele mas ele ja perdeu a fortuna,
      "EMBORA QUE ZAIDA LHONGO ERA UMA MULHER ELA NAO ESCONDEU A REALIDADE NUMA DAS CANSOES DELA NAO SE CONFIA NUMA MULHER.

Sem comentários: