terça-feira, 21 de maio de 2013

Governo expõe “crimes” de Nhancale a Guebuza

 Em relatório elaborado pelo MAE  
 
 
2013 05 09 001
 
Maputo (Canalmoz) – Um relatório de sindicância realizado por uma equipa do Ministério da Administração Estatal (MAE), por recomendação do chefe de Estado, Armando Guebuza, traz a nu os “pecados” de Arão Nhancale e seu elenco no bairro de Intaka. O documento do Governo descreve, de entre vários assuntos, a usurpação de terrenos dos nativos pelo município, a indiferença do município face aos problemas dos moradores do bairro, entre outros. 
 
A iniciativa da realização de sindicância foi do chefe de Estado, depois de receber uma exposição dos moradores de Intaka, relatando vários problemas no bairro, promovidos pelas autoridades locais e municipais. O documento foi entregue a Guebuza em 2012.
Para a realização de sindicância, uma equipa de inspectores constituída por Victor António e Eunice Monjane, ambos da Inspecção da Administração Local (IAL), acompanhados pela senhora Amélia Bernardo Bambu – Inspectora Administrativa da Província de Maputo, realizou sindicância entre os dias 13 e 14 de Fevereiro de 2012.
A informação encontrada, nada abonatória para Nhancale, foi entregue a Guebuza e mantida em segredo, mas certamente pesou para a decisão do partido Frelimo de afastar Nhancale da gestão autárquica.
Das constatações apuradas no bairro emergente da Matola, que conta com mais de 18 mil habitantes, destaque vai para casos de venda de terra pelos funcionários municipais.
 Constatou-se, ainda, a “realização de parcelamentos clandestinos e não sequenciados de terrenos/talhões das terras pertencentes aos nativos, bem como aquelas consideradas reservas do município para cemitérios e mercados que posteriormente são vendidos em nome do Governo local”, lê-se numa das passagens do relatório encomendando pelo chefe de Estado e a ele entregue. Leia, na íntegra, as constatações e conclusões do relatório na próxima edição do semanário Canal de Moçambique. (André Mulungo)

Sem comentários: