quinta-feira, 23 de maio de 2013

EU FULANO SOBRINHO

EU FULANO SOBRINHO, FORMADO EM SAUDE PUBLICA, JURO POR MINHA HONRA NAO SERVIR AO POVO, SE O GOVERNO NAO PAGAR O SALARIO DE ACORDO COM A MINHA VONTADE, NAO ME DAR UMA CASA TIPO3 MESMO QUE SEJA PARA EU VIVER SOZINHO, DE SEGUNDA A SEGUNDA QUERO UM SUBSIDIO DE RISCO CORRESPONDENTE A 35% DO MEU SALARIO, QUERO TER O ESTATUTO DE MEDICO RECONHECIDO, SI ISSO NAO FOR POSSIVEL NAO ME DIRIJO AO MEU POSTO DE T...RABALHO, QUALQUER PACIENTE QUE VIER NAO LHE VOU ATENDER.

MESMO QUE SEJA UMA CRIANCA INOCENTE NAO LHE VOU TRATAR PARA O ENCARREGADO SENTIR NA PELE O QUAO EU SOU IMPORTANTE. A MULHER GRAVIDA QUE VIER A PROCURA DE TRATAMENTO NAS MINHAS MAOS NAO VAI PASSAR.

TRISTE FOI QUANDO NO DIA 20.04.2013 PELAS 21H NA PEDIATRIA DO HCN, LEVEI COMIGO O MEU MENINO PARA UMA CONSULTA DE ROTINA A RESPOSTA QUE TIVE DO AGENTE DE SERVICO NAQUELA HORA FOI "NAO ESTAMOS A ATENDER ESSES CASOS, APENAS ATENDEMOS CASOS GRAVES".......... A PERGUNTA QUE FICA E "QUANDO E QUE UM CASO... E GRAVE"?

SABENDO QUE ALGUNS SPOTS PUBLICITARIOS QUE PASSAM NAS NOSSAS RADIOS E TELEVISOES PROVENIENTES DO MISAU DIZEM:
"SE TIVERES QUALQUER SINTOMAS DE FEBRES DIRIJA-SE AO CENTRO DE SAUDE PORQUE PODE SER mALARIA"
"SI TVER QUALQUER INCHACO NOS ORGAOS GENITAIS , DIRIJA-SE AO CENTRO DE SAUDE PORQUE PODE SER UMA DOENCA VENEREA"
"SE TIVER TOSSE DURANTE UMA SEMANA DIRIJA-SE AO CENTRO DE SAUDE, PQ PODE SER TUBERCULOSE" ENFIM E MUITO MAIS.......

AGORA DESDE O DIA 20 DE MAIO ESSES CASOS DEIXARAM DE SER GRAVES?
-GRAVES SERAO AQUELES CASOS EM QUE O PACIENTE CHEGA A UNIDADE SANITARIA NO FIM DA DOENCA"
-GRAVE SERA QUANDO ALGUEM CHEGA COM VARIOS TRAUMAS E EM ESTADO DE COMA"
-GRAVE SERA QUANDO ALGUEM CHEGA A UNIDADE SANITARIA NA MACA"

MEUS SENHORES SALVAR VIDAS E UMA DADIVA DE DEUS, APENAS TRANSMITIU ISSO A ALGUNS HOMENS E MULHERES CA NA TERRA PARA SALVAREM OS OUTROS. MAS USAR ESSA CONDICAO PARA MALTRAR OS OUTROS EM PROPTESTO DAS NOSSAS CONDICOES NAO E DIGNO DA PARA A PROFISSAO.

IMAGINA SI UM DIA PRECISARES DE UM CURANDEIRO E ELE NAO ESTIVER DISPONIVEL EM TI ATENDER COMO TI SENTIRAS?

ONDE FICA O PROFESSOR, ESTE TRANSMITE O CONHECIMENTO
O POLICIA, O AGRONOMO ENFIM E MUTO MAIS SEM MAIS DESCULPA SE OFENDI ALGUNS PS

HAJA PAZ
See more
See translation
Like · · · 6 hours ago
  • Angela Maria Serras Pires Esta carta e dirigida ao ministro da saude? Espero que sim porque ele e o unico responsavel pelo incumprimento dos acordos.
  • João Sozinho Feio De quem é a culpa afinal? s o custo de vida aumentou, o risco de ontrair HIV, Tuberculose aumentou.
  • Armenio Maricoa tem razao os riscos sao maiores nos dias de hoje mas deixar uma crianca a padecer com febres porque o caso nao era grave nao podemos aceitar que culpa tem uma crianca se o pais e o que e?
  • Angela Maria Serras Pires Pois culpa tem os dirigentes porque 44% das criancas do nosso pais sao sub nutridas e eles preferem criar 10 novas autarquias em vez de canalizarem todas as verbas possiveis para a saúde.
  • Angela Maria Serras Pires Culpa tem os dirigentes porque a FIR e SISE tem o maior orcamento do pais.
  • Angela Maria Serras Pires Querem matar os pobres para eliminar a pobreza? Sera essa a tal luta contra a pobreza que este irresponsavel apregoa?
  • Luis Ah-Hoy Jr. Muita hipocrisia e ignorância patente nessa carta.
  • Armenio Maricoa "QUEM A LE ENTENDA".
  • Rui Jorge Neves é triste q morram pessoas mas tb é triste ser enrabado anos e anos por um Governo que nem um memorando de entendimento foi capaz de cumprir.
  • Nuria Waddington Negrao 1. Pessoas formadas em saúde pública não são médicos, são agentes de saúde na sua maioria e também ocupam outros cargos. Nenhuma pessoa formada em saúde pública pode sequer diagnosticar doentes, quanto mais tratar. A única associação que está a pedir casa é a AMM, logo esta carta começa por fazer muito pouco sentido.
    2. Os médicos não estão a pedir casa tipo 3. Os médicos estão a pedir habitação condigna nos termos já estabelecidos. Os médicos só têm direito a casa em locais recônditos, nunca em cidades. É normal pessoas adultas quererem a sua própria casa.
    3. “Consulta de rotina” por definição não é uma urgência, é uma consulta de rotina que pode ser adiada. Febre alta é uma urgência, trabalho de parto é uma urgência, trauma grave é uma urgência. Não podemos baralhar as coisas.
    4. Greve do pessoal de saúde deve ser utilizada apenas como última medida, porque o que está em causa não é a paralisação de uma actividade económica mas sim a cessação do atendimento a pessoas que estão a sofrer. Mas o direito a greve também é garantido para as pessoas que escolhem estas profissões (não é justo que os direitos dos cidadãos estejam acima dos direitos dos profissionais de saúde). Assim para haver greve dos profissionais de saúde há que garantir os serviços mínimos.
    5. Serviços mínimos são todos aqueles cuidados médicos ou de enfermagem que não possam ser adiados. Se os grevistas não estão a garantir estes cuidados então a greve está a ser mal feita e deve ser repensada, de outra maneira a greve é justa e legal.
    6. Quanto à pergunta, o que constitui um caso grave (ou um caso urgente, ou um caso que não pode ser adiado): malária é um caso grave, doença venérea e tosse não são.
    7. Mais uma vez reitero que os profissionais da saúde não podem ser reféns do bem estar dos outros cidadãos em prejudício do seu próprio bem estar. Isto é, apesar de uma greve da saúde prejudicar muita gente esta deve sempre ser garantida como uma forma de protesto contra abusos do patronato.
    8. O facto de as outras profissões não estarem a entrar em greve não invalida as reclamações dos profissionais de saúde. Se os policias ou os professores quiserem também podem iniciar as suas negociações com o Estado para resolver os seus potenciais problemas.
  • Nuria Waddington Negrao Há pessoas a morrerem todos os dias. A não ser que se prove que estas mortes são devido a falta de cuidados, isto é negligência do pessoal de saúde, as mortes em si não querem dizer nada.

    Se realmente está a haver negligência por parte do pessoal da saúde, então sim, devemos reclamar com eles.

    Mas esta carta é motivada pelo adiamento de uma "consulta de rotina" - ninguém morre por perder uma consulta de rotina.
  • Nairo CJ Mabote achas que "consulta de rotina" é uma urgência?? não insulte a nossa inteligência

Sem comentários: