quinta-feira, 16 de maio de 2013

Edição de 16 de Maio de 2013
  Tal como  o Canal de Moçambique já havia avançado  
Frelimo confirma sua “sociedade civil” na CNE
 
Maputo (Canalmoz) – A Assembleia da República (AR) elegeu hoje os três membros e respectivos suplentes provenientes da sociedade civil que irão integrar a Comissão Nacional de Eleições (CNE). São personalidades cujos nomes o Canal de Moçambique já havia avançado na edição da quarta-feira da semana passada. Todos com simpatias junto do partido Frelimo. Hoje apenas foram confirmados por meio de voto. São eles: Abdul Carimo Nordine, Rabia Zauria Ibraimo Valigy e Paulo Cuinica.
  Corrupção nas estradas de Nampula  
Agentes da FIR e PT infernizam “chapeiros” e passageiros
 
2013 05 16 001
 
Nampula (Canalmoz) – Os agentes da Força de Intervenção Rápida (FIR) e da Polícia de Trânsito (PT) que guarnecem e controlam o trânsito nos postos de controlo das estradas de Nampula infernizam os passageiros e condutores de transporte semicolectivos de pessoas e bens, através de cobranças ilícitas de valores monetários e de bens que os cidadãos movimentam para a sua sobrevivência.
Canal de Opinião
Por: Noé Nhantumbo
 
Os vermes estão a ser conhecidos
 
A democracia das “conveniências” revela-se claramente uma ditadura
Afinal os jovens da OJM estão controlados pela Pereira do Lago…
 
Beira (Canalmoz) – Os agentes provocadores de Chókwè e de Macia, de Gondola, de Manica, da Ilha de Moçambique em obediência de comandos e instruções do partido de que fazem parte têm o seu destino traçado pelas instâncias superiores como é habitual ouvir-se dizer. Também na OMM e nesta com mais facilidade, o regime de funcionamento não ultrapassa a mera obediência dos que detêm o poder real na Frelimo.
  Em dois shows memoráveis de smooth jazz norte-americano  
Maputo delicia-se do melhor da música jazz com Gerald Albright
 
Maputo (Canalmoz) - O cantor e compositor de jazz norte-americano, Gerald Albright, já está em Moçambique, na capital do País, Maputo, para realizar dois shows memoráveis de smooth jazz para deliciar moçambicanos com o melhor da música jazz mundial. 
Canal de Análise
Por: Alfredo Manhiça*
 
Uma análise política da disputa sobre a “Lei Eleitoral”, entre a Frelimo e a Renamo
 
Maputo (Canalmoz) – A partir da informação tornada pública, desde o dia 16 de Outubro de 2012, quando Afonso Dhlakama, passou a viver na sua antiga base militar de Gorongosa, tudo faz crer que o objecto de contenda entre o partido no poder, a Frente de Libertação de Moçambique (Frelimo) e o partido Resistência Nacional de Moçambique (Renamo) - que poderá precipitar o povo moçambicano numa nova guerra civil - seja a Lei eleitoral, julgada prejudicial pela oposição, por não garantir a paridade na representação na Comissão Nacional de Eleições (CNE).

Sem comentários: