quarta-feira, 1 de maio de 2013

Direcção da ONP submeteu candidatura sem estar em funções

 
Safira Mahanjane confirma...
Entretanto, o deputado Teodoro Waty diz que o caso polémico da candidatura de Leopoldo da Costa a membro da CNE está a ser analisado detalhadamente, tendo em conta as declarações das partes.
O Conselho Nacional executivo cessante da Organização Nacional dos Professores (ONP) admite ter instruído o processo de candidatura de Leopoldo da Costa depois de ter sido destituído pela Assembleia-Geral da organização.
Falando em audição na Comissão parlamentar dos Assuntos Constitucionais, Direitos Humanos e de Legalidade, a signatária do polémico processo submetido à Assembleia da República, Safira Mahanjane, disse aos deputados ter tomado a liberdade de instruir o processo devido a problemas internos na presidência da Organização Nacional dos Professores.
“O equívoco, excelência, foi termos reunido três meses depois do Conselho Nacional, quando este devia ser em Outubro. Eu é que dirijo a organização agora que fomos destituídos porque temos problemas sérios na presidência. Nós estamos doentes e temos de nos reunir para tomar decisões e levar a organização para frente”, explicou mahanjane.
Mesmo assim, reitera a sua legitimidade para propor Leopoldo da Costa como candidato à CNE pela ONP.
Por outro lado, apesar de não ser claro na sua explicação, o secretário-geral destituído na ONP, Alípio Siquice, também defende que Serafina Mahanjane tem legitimidade para propor um candidato em nome da Organização Nacional dos Professores.
“Eu podia candidatar pela ONP, ela também. Ela foi destituída, mas logo depois foi eleita para o novo Conselho que ainda não tomou posse, mas o processo não deixa de ser legítimo”, disse.
Leia mais na edição impressa do «Jornal O País»

Sem comentários: