sábado, 4 de maio de 2013

DEBATE - RENAMO EXIGE MAIS DINHEIRO COMO CONDIÇÃO PARA SE MANTER COMO PARTIDO

 
RENAMO EXIGE MAIS DINHEIRO COMO CONDIÇÃO PARA SE MANTER COMO PARTIDO

Por Gustavo Mavie
A liderança da Renamo acaba de confirmar, de forma tácita, que exige mais dinheiro do governo, para além dos três milhões de meticais (cerca de 100 mil dólares ao câmbio corrente) que, segundo o seu antigo secretário-geral, vem recebendo e que em 1992 se situava naquele montante e que agora pode ter sido incrementado no orçamento deste ano de 2013.
Este montante faz parte do que tem direito o Erario público como um dos três partidos com assento na Assembleia da República, o parlamento moçambicano.
A Renamo diz que precisa de mais dinheiro acima dos três milhões para para garantir a transição da sua antiga força militar em partido político de forma “tranquila e sem grandes sobressaltos”.
Esta exigência vem contida numa carta endereçada ao Executivo moçambicano, datada de 26 de Abril corrente, na qual solicita a retomada urgente do diálogo mantido entre as duas partes no ano passado e que veio a ser abandonado pela prórpia Renano alegando que não havia seriedade da parte do governo.


Na carta, a liderança da Renamo exige este aumento do dinheiro sob o argumento de que tendo “a Renamo sido signatária e parceira do Governo no AGP, não entende porque razão continua pura e simplesmente excluída do usufruto de toda a riqueza que é fruto da paz que ajudou a conquistar e manter durante estes vinte anos”.
Este extracto desta carta assinada pelo Dr. Augusto Mateus, Chefe do Gabinete do líder da Renamo, indica claramente que a Renamo sente-se no direito inalienável de desfrutar elasticamente das riquezas do país, apenas pelo facto de ter sido um dos signatários do Acordo Geral de Paz (AGP) de Roma em 1992. Digo elasticamente porque os três milhões que já recebe são provenientes dessas riquezas e não uma oferenda divina.
Os que tiveram acesso a referida carta, como foi o meu caso, interrogam-se como é que a Renamo exige mais dinheiro quando sabe que até serviços vitais para o povo de que tanto fala, tais como os serviços de saúde, funcionam com um orçamento exíguo e incapaz de garantir a assistência sanitária para os 23 milhões de moçambicanos.
No AGP, que evoca para que lhe seja pago mais dinheiro, a Renamo comprometeu-se a parar com a guerra que então movia ao serviço do então regime do apartheid da vizinha África do Sul, e que a usava como um dos seus tentáculos para tentar derrubar o governo moçambicano, apenas porque apoiava a luta que o povo sul-africano travava então para destruir aquele sistema diabólico considerado até pelas Nações Unidas como “um crime contra a humanidade”.
Muitas pessoas questionam se a Renamo exige que lhe seja paga pelo facto de ter movido uma guerra de desestabilização, que provocou a morte de um milhão de moçambicanos e reduziu o país às cinzas, o que dizer do outro signatário do AGP que soube defender esse povo que estava sendo dizimando por todos os meios possíveis por aquele antigo movimento rebelde?
Vincam que se o governo tiver que pagar a Renamo por ter deposto as armas e garantir a paz em Moçambique, não será legítimo que a Frelimo exija também que seja paga por ter sido um dos seus subscritores?
Ademais, caso se pague à Renamo, a Frelimo poderá ver nesse precedente razão suficiente para também exigir retroactivamente que lhe seja paga por ter subscrito o Acordo de Lusaka com Portugal, e que resultou na independência de Moçambique.
Muito embora seja temperada com argumentos e até sofismas com que tenta dar-lhe cores que tornem esta sua exigência aceitável, a liderança a Renamo diz que ela não está em condições de fazer a transição de uma organização militar para partido político.
“O processo de transformação de um movimento militar para um Partido Político, impõe a criação de um leque de condições materiais de vária índole com vista a assegurar uma transição tranquila e sem grandes sobressaltos”, diz a Renamo na sua carta.
A Renamo apresenta muitas outras exigências que deverão ser satisfeitas pelo governo e vinca que “para manter uma máquina como a Renamo, exige-se uma robustez financeira que passa, necessariamente, pela criação de condições concretas”.
É´ aqui onde a liderança da Renamo omite os milhões que foi recebendo ao longo destes 20 anos em que abandonou as armas e tentou transformar-se em partido político que agora diz que ainda não conseguiu ser.
Por isso, exige mais dinheiro. O mais grave é que nunca justificou a aplicação desse dinheiro.
Como já disse, a Renamo recebeu avultados fundos do Orçamento do Estado que lhe é canalizado pelo Tesouro em função do número de deputados na AR.
Esses fundos chegaram a ser bem mais chorudos quando tinha uma bancada de 119 deputados de entre os 250 que compõem o parlamento moçambicano.
O antigo Secretário-geral da Renamo, Viana Magalhães, confirmou em 2012 numa entrevista, pouco depois de ser substituído pelo actual Manuel Bissopo, que a Renamo recebia três milhões de meticais por mês.
Ele alegava que não era suficiente, pois a suas despesas estavam orçadas entre nove a 10 biliões. Mas nunca o partido justificou o destino dos três milhões, até ao ponto de nunca terem feito um único Congresso de relevo, contrariamente à Frelimo e o MDM que fizeram o ano passado congressos, apesar deste último ter pouco mais de dois anos de existência.
Além de não ter realizado nenhum congresso ou se transformado em partido politico, é o facto de Magalhães ter dito que a Renamo possui uma dívida estimada entre 20 a 23 milhões de meticais contraídas junto de várias instituições e pessoas singulares.
Na verdade, a Renamo não conseguiu transformar-se em partido político viável e robusto porque a sua liderança geriu mal o dinheiro concedido pelo Estado, bem como geriu mal todos os fundos que recebeu de outras fontes ao longo destes 20 anos, como os que amealhou da então ONUMOZ, ou seja, das Nações Unidas que, neste caso, supervisionaram durante dois anos a implementação do AGP.
A má gestão foi a causa que ditou a falência da Renamo e inviabilizou a sua transição de uma organização militar a partido político.
A prova de que o insucesso da Renamo deve-se à má gestão é o facto de o MDM, um partido com apenas dois anos de existência, estar a dar sinais que é melhor que a Renamo, apesar de possuir uma bancada muito reduzida e, por isso, uma fatia reduzida que lhe cabe do bolo concedido pelo Estado aos partidos políticos com representação na AR.
A Renamo sempre usou a sua força militar para exigir o que não tem direito á luz da lei. Este facto tem sustentação pelo seu passado bem documento num estudo da revista Africa Watch, publicada nos finais dos anos 90.
O estudo revela que o falecido multimilionário, Tiny Rowland, pagou ao líder da Renamo, Afonso Dhlakama, para que este aceitasse deslocar-se a Roma e assinar o AGP com o antigo presidente Joaquim Chissano.
Com isso, Rowland queriam impedir a destruição dos seus empreendimentos em Moçambique e que eram geridos pela Lonrho Moçambique.
Nesse estudo, que eu tive acesso através de um dos seus autores, o conceituado académico britânico Alex Vaines, agora á frente da Chantam House em Londres, revela que Dhlakama assinou o AGP em troca do que recebeu, e foi essa a maior motivação para acabar a guerra em Moçambique.
GM/sg
AIM – 29.04.2013
Like · · Unfollow Post · April 29 at 9:56pm
  • Eusébio A. Gwembe José de Matos, sabia dessa agenda, mermão?
  • José de Matos Tu sabes, Eusébio A. Gwembe? O Mavie depois de uma longa ausencia tem de mostrar service, nao é? Esta encomenda veio mesmo a tempo, nao achas?
  • Eusébio A. Gwembe Mas ele teve acesso ao dossier. A minha pergunta é se mano Zé tinha conhecimento dessa agenda, já que dizia, esta manhã, que a agenda da Renamo era pública?
  • Wilson Assumane Ka ka ka ka, depois amanhã será carta falsa com assinatura falsa. Estou cansado deste país...
  • José de Matos A agenda da Renamo para as conversaçoes é clara e as reivindicaçoes sao conhecidas, nao mistures as coisas. Agora, todos sabemos que a contra-informaçao vai ser mais activa numa tentativa desesperada para sabotar as conversaçoes! Tu nao questionas nada, Eusebio, ainda para mais vindo do Mavie?
  • Eusébio A. Gwembe Mencionou nome de pessoa que assinou. Só isso, para um historiador, é o suficiente para dar crédito na informação, José de Matos. O que o povo pensa ser agenda não é, é isso que eu questiono. Esta informação vinda do Mavie é muito oportuna, mesmo.
  • Eusébio A. Gwembe Espero que os outros renamistas venham aqui com provas de bala! Essa exigência é grave (3Bi não é pouco).
  • Chande Puna Nada que venha do Mavie merece reconhecimento, todos sabemos que se encontra atrelado ao sistema. Isto é mais desinformação que outra coisa. Agora vindo de alguem isento, eu daria o beneficio da duvida...quem sabe!
  • José de Matos Oh Eusébio A. Gwembe, como historiador aceitarias a historia do Mavie? Pelo mesmo criterio, tens de aceitar o Wikileaks, estao la nomes. Essa informaçao é extremamente oportuna nas vesperas das conversaçoes! Porque tem de ser um propagandista desacreditado a divulgar?
    A quem te referes qunado mencionas "outros", quem é renamista aqui?
    As exigencies da Renamo nao sao graves? Incumprimento do AGP, exclusao, violencia, viugarice eleitoral, para ti sao assuntos insignificantes, nao é? Nao nos vais distrair, Eusebio!
  • Antonio A. S. Kawaria Eusébio A. Gwembe, a quem julgas que acredita o que Gustavo Mavie escreve?
    A propósito, ele continua director?
  • Eusébio A. Gwembe José de Matos, be cool. Aos poucos vamos sabendo o que se combinou lá no AGP. Aquilo que lemos é coisa para distrair a opinião pública. O verdadeiro AGP anda algures. Com o tempo, uma mão vai traze-lo
  • Eusébio A. Gwembe O preconceito, Antonio A. S. Kawaria, assim como estereótipos, são piores inimigos do conhecimento. Vocês olham Mavie com desconfiança e de forma preconceituosa. A razão é simples: ele é-vos mais frontal do que qualquer outro jornalista.
  • José de Matos Eusébio A. Gwembe eu estou extremamente cool a ver as vossas mnobras que nao me surpreendem absolutamente nada, estamos atentos nos! E a questao vai permanecer: porque tem de ser um propagandista desacreditado a divulger factos alegadamente antigos, AGORA?
  • Eusébio A. Gwembe Porque ele teve acesso à agenda da Renamo, José de Matos.
  • José de Matos Ninguem mais teve acesso, nao é, Eusébio A. Gwembe? Conta-me outra!
  • Muhamad Yassine Acho o mavie um pouco desfocado do realismo e mais centrado no fazer para agradar o partido. Perdeu legitimidade faz tempo
  • Eusébio A. Gwembe Pode ter havido outros, José de Matos. Mas é a partir dele que tomamos conhecimento. Qual é o problema aqui, mesmo? Negar que a Renamo quer mais taco ou justificar o imperativo das negociações? Agora, vai-se negociar com essa agenda em cima da mesa, por sinal o prato mais forte?! É disso que se pode discutir porque quem vai pagar não é a Frelimo mas sim todos os que pagam impostos no país. Não podemos fazer de conta que isso é assunto pequeno, comoquerem fazer crer.
  • Mahamad Hanif Mussa Contra-informação.
  • José de Matos Eusebio, para te ser sincere0 eu nao estou minimamente interessado nesta historia, a Renamo certamente que ira reagir, preocupo-me sim por ser essa pessoa a divulger, nas vesperas de cpnversaçoes, ha muito tempo que os frelimistas lançaram uma campanha bem especifica para demonizar a Renamo e Dhlakama, tu mesmo tens tido essa tarefa aqui. Nesse contexto, eu nunca eecondi que estou muito ceptico em relaçao as conversaçoes, fizeram isso nas vesperas do AGP. Esta é uma mabobra deliberada para confundir e sabotar.
    Entretanto, cmesmo om dinheiro e com Rowlands, as questoes continuam: AGP quebrado, exclusao, violencia, vigarice eleitoral, etc., sao esses os asuntos que vao estar na mesa.
    O resto é apenas folclore para nos entreter!
  • Taisse Sigaúque Meus manos essas sao, de facto, as exigencias da RNM
    O k Gustavo Mavie fez ai foi nada mais do que reproduzir.
    Dhlakama ou a RNM fez chegar essas ecigencias a alguma imprensa, ee facto!!
  • José de Matos Claro, Taisse, o AGP, a violencia, a ecxlusao, a fraude e jogatanas eleitorais, a partidarizaçao sao apenas pormenores irrelevantes, nao é?
  • Eusébio A. Gwembe Hehehe, mostre-me com exemplo, José de Matos, o meu papel de querer diabolisar a Renamo. Garanto-te que não vais encontrar. Sempre optei por omitir minhas opiniões em torno dela. Aqui o que faço é continuar na conversa que tivemos essa manhã. Há uma coisa que aprendi, faz tempo: quem quer poupar sangue no campo de combate deve gastar suor no campo do treino. Eu prefiro munir-me das reais intenções da Renamo antes de apoiar ou refutar as suas teses.
  • José de Matos A conversa desta manha foi sobre os pontos apresentados pela Renamo, sao publicos e sao antigos. O que esta a fazer é tentar minimizar esses pontos com outras manobras. Nao mistures assuntos, faz favour!
  • José de Matos Reivindicações da Renamo l

    Defesa e Segurança



    Libertação imediata e incondicional dos 15 membros da Renamo presos na sede do seu Partido do Posto Administrativo de Muxúnguè e que neste preciso momento estão encarcerados nas cadeias da Cidade da Beira.

    Retirada de todas as forças militares posicionadas em Muxúnguè; lado sul da Serra de Gorongosa, especificamente, em Kanda, Pista de Canga- Ritole, Nhapérua e Vila de Gorongosa.

    Revisitar as matérias pendentes do Acordo Geral de Paz quanto à formação de um exército unificado de 30 mil homens que não se concretizou e os cerca de 7 mil ex-guerrilheiros da Renamo que ao longo dos 20 anos de convivência democrática foram gradualmente postos de fora das Forças Armadas. Os lugares deixados por aqueles iam sendo preenchidos com soldados de confiança do partido no poder. Só esta atitude, para além de outras como a de formação de outro exército à margem do AGP, no caso da FIR, revela perigo à democracia, ao espírito de reconciliação e unidade nacionais.

    Retirada da concentração de material bélico na região da Gorongosa, pois constitui uma ameaça à segurança do Presidente da Renamo, Afonso Macacho Marceta Dhlakama.

    O Presidente da República, Armando Emílio Guebuza, deve ordenar o Governo para parar com a cultura de violência física e verbal contra a Renamo, pois esta formação política é pela PAZ e não pela GUERRA



    Processo Eleitoral



    A Renamo é por um Processo Eleitoral democrático, conduzido por um quadro-legal que assegura os princípios de liberdade, transparência, justiça e igualdade de tratamento de oportunidade para os concorrentes em todas as fases do processo eleitoral no país. Mas ao invés disso, o governo faz aprovar uma Lei Eleitoral que não respeita os pressupostos democráticos acima mencionados e nem respeita o princípio de consenso, o que representa um atentado ao Estado de Direito Democrático e de Justiça Social. Priorizou a forte presença de membros de confiança do partido no poder na composição dos órgãos eleitorais (CNE e STAE) a todos níveis em detrimento das outras forças com assento parlamentar. Assim, no entender da Renamo e do seu Presidente, é prudente que o Presidente da República, na qualidade de Mais Alto Magistrado da Nação convide o Parlamento a buscar consenso em volta da Lei Eleitoral para o bem da estabilidade que o povo pede encarecidamente e insistentemente.

    O princípio de paridade entre os signatários do AGP como garante da transparência nos processos eleitorais, pois esta exigência não viola de forma alguma a Constituição da República, basta a vontade política do partido no poder.

    O Presidente da República deve mandar parar o impedimento das actividades político- partidárias dos partidos da oposição perpetrado pelos secretários permanentes e de grupos dinamizadores, entidades do Aparelho do Estado para não falar dos próprios membro do partido no poder em particular nos períodos eleitorais. Os impedimentos consubstanciam-se em actos de vandalismo, agressões físicas, prisões arbitrárias, ameaças aos agentes económicos no ramo da indústria hoteleira a acatar a orientação de não alojar dirigentes da oposição, principalmente a Renamo.

    Mandar parar também a presença da força da lei e ordem e a FIR junto às mesas de votação para impedir membros e simpatizantes dos partidos da oposição que votem e para dispersar os eleitores. Mandar impedir ainda o envio de listas aos STAEs distritais para substituir aqueles que pretendem entrar no órgão via concurso público com a finalidade de facilitar os enchimentos de urnas e inutilizar votos da oposição. Mandar parar ainda mais o escorraçamento de fiscais e delegados de candidaturas que não representam o partido no poder na mesa de votação.



    Economia



    Distribuição equitativa da renda dos recursos públicos a todos cidadãos em geral e a todos actores no panorama político. As riquezas não podem continuar a beneficiar somente a elite política no poder. A Renamo, na qualidade de signatário do AGP, não entende por que razão continua excluída no usufruto de toda uma riqueza fruto da PAZ que ajudou a conquistar.

    A Renamo é pela não discriminação dos seus membros no acesso ao emprego no Aparelho de Estado, Empresas Públicas e participadas, acesso ao crédito bancário e facilidades que assistem os dirigentes do partido no poder e seus familiares.

    Discursos belicistas

    O Governo deve parar com discursos belicistas como os que foram proferidos pelos ministros da Defesa, vice-ministro do Interior e dos constantes do Comandante-Geral da PRM.

    O partido no poder e o seu governo devem eliminar a ideia de quererem acabar física e psicologicamente com os partidos da oposição em particular a Renamo, porque é contra os entendimentos de Roma no que tange às questões militares.

    Em resposta a esta epístola, a RENAMO recebeu, no dia 18 do corrente mês, um ofício do Governo da República de Moçambique, intitulado “Necessidade de negociação urgente entre o Governo de Moçambique e a RENAMO.” Nesta resposta, o Governo indica a composição do grupo em sua representação, que compreende os nomes dos senhores ministro da Agricultura, José Condua Pacheco, vice-ministro da Função Pública, Abdurremane Lino de Almeida, e vice-ministro das Pescas, Gabriel Serafim Muthisse.
  • Eusébio A. Gwembe José de Matos, sabia que a Renamo quer mais taco? De manhã disse que a agenda da Renamo era conhecida por todos e eu neguei. Imagino que até mesmo os membros da própria RNM foram apanhados de surpresa com esta revelação, dos mais mais, cozinhada em Satungira.
  • Muhamad Yassine Tic tac, tic.tac vem ai maka
  • José de Matos Estao ai as reivindicaçoes da Renamo, amplamente divulgadas. O resto é apenas entretimento, quer gostem quer nao gostem, esses pontos vao ser discutidos.
  • Eusébio A. Gwembe KKKKK São essas que voaram para as redes com as vias normais, José de Matos. Mas eram apenas uma casca. Agora ai está a verdadeira agenda (três Bi). Vamos aguardar que os mais mais digam algo. Como disse Mavie, o glorioso também pode exigir retroactivos porque foi o mais prejudicado neste processo todo.
  • José de Matos Eusébio A. Gwembe, é isso, outros acreditam no Pai Natal, nada de novo!
  • Taisse Sigaúque Jose de Matos alguem disse que eram irrelevantes?
    Apenas enfatizei que o que GM escreveu ee uma "reproducao" das exigentes sa RNM.

    Exigentes escritas e distribuidas por alguma comunicacao social depous de entregue ao Governo.
  • José de Matos Taisse Sigaúque, le os comentarios, e nao sao so aqui, qualquer um pode verificar que ha uma tentativa descarada para minimizar as justas reivindicaçoes da Renamo. Eu nao sou porta-voz da Renamo, penso que irao responder, so estou a questionar porque um propagandista desacreditado vem com isto agora, em vesperas de negociaçoes. Tambem questiono porque o caso Rowlands nunca foi divulgado, seria um trunfo fabuloso se fosse usado contra a Renamo. Eu question tudo, Taisse, nao estou sujeito a disciplina partidaria!
  • Taisse Sigaúque Opssss
    Disciplina partidaria nenhuma meu caro.
    Estamos a conversar e tal como tu tb busco respostas.
    Facto mesmo meu mano, alias, tonica da minha colocacao, ee mesmo pro facto de mesmo parecendo o GM alguem desacreditado, reflectirmos sobre o conteudo do k ele escreveu.
    Ee que, repito, aquelas sao mesmo exigencias da larva da RNM e o k GM fez foi somente dar eco.
  • José de Matos Tudo bem, Taisse Sigaúque, eu vou continuar a questioner, tudo e todos!
  • Taisse Sigaúque kkkkk
    Vamos a isso meu mano Jose de Matos.

    Este processo ee ireversivel, de algum canto ou por alguma brexa sairaa a verdade.
  • Chacate Thinker "A Renamo, na qualidade de signatário do AGP, não entende por que razão continua excluída no usufruto de toda uma riqueza fruto da PAZ que ajudou a conquistar." Uma citacao extraida das revindicacoes da Renamo. Acho que esta citacao jah e' ilucidativa no sentido de ajudar-nos a perceber que a Renamo nas suas conversacoes com o governo exigira' dinheiro. Isso esta' bem claro neste ponto. Gustavo Mavie, em relacao a este aspecto, entendo que apenas trouxe numeros, que nos ajudam a perceber quanto Renamo quer. Nao sei porque que se nega que dentre varias revindicacoes da Renamo, uma delas e' "mola". Penso que nem a propria Renamo discutiria isso, esta' bem explicito nas exigencias publicadas. Ademias, voces acham mesmo que a Renamo, Frelimo, MDM, PDD, PASOMO, PIMO, e os falecidos, assim como os adormecidos partidos politicos (que irao acordar nas vesperas das eleicoes), tem no topo das suas agendas os interesses dos mocambicanos? Meus caros, os partidos politicos, em primeiro plano, desenham estrategias que visam satisfazer a sua sobrevivencia, seus apetites, e depois os dos demais, e a Renamo nao e' nenhuma excessao. Sera' que mesmo devemos nos espantar quando ouvimos que Renamo quer mais dinheiro? Sera que a bagunca que a Renamo anda criar a prioridade e' o povo mocambicano? Nao estou a dizer que nao eh, mas a questionar. E reconheco que muitas das revindicacoes da Renamo sao legitima, citando o Prof. Lourenco de Leosario. Para quem jah leu um pouco sobre a ciencia politica, o debate acima nao constitue nenhuma descoberta, nem surpresa. Sera' que deve ser surpresa saber que Dlakama foi dado insentivos, ou subornado para assinar os acordos de Roma? Acham mesmo que Dlakama ficou 16 anos no mato por caridade com os mocambicanos, e nao tinha interesses pessoais e partidarios? Sera que se o governo decidisse conrroper a Renamo com um montante elevado de meticais para parar com as revindicacoes e discursos belicistas, isso seria uma grande surpresa para quem jah esfoleio alguns manuais da ciencia politica? Meus caros, politica e' um jogo muito duro e complexo entre os actores com vista a alcancar os seus interesses. Portanto, acho que estamos a discutir, incluisive a negar que a Renamo quer dinheiro, enquanto a Renamo ja' deixou claro que quer, nas suas revindicacoes publicadas, por um lado. E estamos a ignorar os interesses dos partidos politicos, confundindo politica com uma ideologia humanitaria, por outro lado. Frieza, Realismo... sao elementos requeridos para olhar assuntos politicos com olhos de ver.
  • José de Matos "A Renamo, na qualidade de signatário do AGP, não entende por que razão continua excluída no usufruto de toda uma riqueza fruto da PAZ que ajudou a conquistar."
    Neste aspecto eu concordo com a Renamo!
  • Antonio A. S. Kawaria Eu já disse. Qual é a diferenca entre este artigo e o outro que Mavie escreveu quando Dhlakama foi a Gorongosa?
  • Angela Maria Serras Pires O mavie ladrao ? Hahaha nao me facam chorar a rir, sera que nao tem outro gangster para estes comunicados? Hahaha
  • Antonio A. S. Kawaria Acima de tudo Gustavo Mavie quer nos distrair no debate sobre o escândalo na CNE.
  • Mitolas Chrineyka Deixem o mensageiro e concentrem-se na mesagem.
  • Rui Jorge Neves Não confio e não gosto desse jornalista desde o episódio dos médicos
  • José de Matos O mensageiro é um propagandista desacreditado e alegadamente burlão lambebotista! A mensagem é uma deliberada manobra para nos distrair das vigarices eleitorais e das Justas reivindicaçoes da Renamo! O que ha de novo aqui, Mitolas Chrineyka?
  • Mitolas Chrineyka A verdade é que a RM publicou a mesma noticia e até agora não veio ninguém da renamo ( autorizado) a desmenti-la.
  • José de Matos A RM copiou da AIM o texto do desacreditado Mavie, fazem parte da mesma panelinha. O que temos de qustionar é como uma alegada carta secreta acaba por se tornar publica. Como so o Mavie teve acesso a um dossier antigo e a Frelimo nunca usou essas coisas contra a Renamo. Evidentemente que o timing foi bem escolhido para nos distrair de coisas muito mais importantes!
  • Noe Nhantumbo Não é por acaso que as sindicâncias na AIM nâo se concretizam. Este Mavie presta preciosos e oportunos trabalhos ao regime. Isso paga-se com a manutenção no cargo...
  • Antonio Zefanias Zefanias Mavie ainda escreve algo que se possa ler?
  • Jossias Maluleque Respeitados, infelizmente continuam a atacar um alvo errado, neste caso é o jornalista Gustavo Mavie. Se ele tem ou não credibilidade é uma outra discussão. O que eu acho fundamental é analisar a matéria que ele traz, se é verdadeira? Se existe prova do que ele escreveu? Se for mentira a RENAMO, pode fazer desmintido e publicar no mesmo órgão que o terá lesado. Todos nós sabemos que o que a RENAMO quer não é possivel, só se todos nós aqui estivermos a dizer que o País pertence a dois partidos políticos e a mais ninguém. Será inglório para já, qualquer tentativa para mostrar ao José de Matos os erros contidos na exigência da RENAMO por motivos óbvios. Ilustre Antonio Zefanias Zefanias, não discuta o Mavie, nem tão pouco as qualidades profissionais deste senhor, porque você pode ser muita coisa menos jornalista e todo aquele que ja leu sua folha de notas sabe o que me refiro. Portanto, melhor tentar ler e aprender para debater e não vá por ai. Respeitado Noé Noe Nhantumbo o que será realidade ou por outra o que é verdade? Sugere o seu último comentário, a semelhanca de muitos por aqui, que a verdade é tudo aquilo que é dito pela oposicão e que contraria a Frelimo, um argumento falacioso do tipo ataque pessoal.
  • José de Matos Jossias, quais sao os erros das reivindicaçoes da Renamo e quais sao os motivos obvios? Estas a entrar no ataque pessoal e isso nao sera tolerado aqui!
  • Jossias Maluleque José de Matos, respeito as suas opiniões mas não concordo com elas e sei que o ilustre sabe por que é que tenho este posicionamento. Insisto que não estamos a debater o problema, estamos às voltas a comer a casca de banana os inves de atacar o miolo.
  • José de Matos Jossias Maluleque, podes nao concordar, liberdade de expressao é mesmo isso, mas vais ter de as respeitar, se és sério teras de explicar os tais motivos obvios e qual a razao do teu posiocionamento quanto a mim! Essa coisa de minimizar as opinioes divergentes é inaceitavel! Traz la argumentos convincentes, mano!
  • Jossias Maluleque Ilustre José de Matos, ainda bem que reconhece e ressalva que "Essa coisa de minimizar as opinioes divergentes é inaceitavel", devia usar este princípio para com Gustavo Mavie.
  • Jossias Maluleque Respeitado Rui Jorge, queria mesmo escrever "Não confio e não gosto desse jornalista desde o episódio dos médicos"? Dificilmente algo vindo de Gustavo Mavie, por mais verdadeira que seja, pode por si ser assumida com imparcialidade e seriedade, por mim evitava comentar assuntos daqele jornalista e mantinha-me calado.
  • Jossias Maluleque Respeitado Chande Puna, escreve"Nada que venha do Mavie merece reconhecimento, todos sabemos que se encontra atrelado ao sistema. Isto é mais desinformação que outra coisa". A minha pergunta é qual é a relacão existente entre a veracidade da carta e o alegado facto de Gustavo Mavie estar "atrelado" ao tal do sistema? Fico mais confuso quando mais adianta afirma que "... Agora vindo de alguem isento, eu daria o beneficio da duvida...quem sabe" quer com isto dizer que a verdade para si depende de quem traz a informacão não da coerência e lógica dos elementos contidos no mesmo? Mas, como disse antes respeito a opinião mas volto a dizer não concordo com ela
  • José de Matos Jossias Maluleque, eu estou a contester o texto e o autor. O autor é um conhecido lambebotista que faz favores ao regime e que nunca explicou o desaparecimento de dinheiro da organizaçao que dirige! Ha que respeitar mas ha que ter credibilidade para ser imparcial, ele nao tem. Quanto ao texto, eu ja questionei dois pontos que tu finges nao ver!
    Voltando ao ssunto do ataque pessoal, tambem nao gostei do teu ataque ao Antonio Zefanias Zefanias.
    Ate prova em contrario, continuo a afirma com convicçao que isto sao manobras para nos entreter e desviar de assuntos mais importantes, como as poucas vergonhas das comissoes eleitorais e das reivindicaçoes que a Renamo vai apresentar a Frelimo!
  • Claudio Chivambo Não parece credivel esta informação, porém não tenho legitimidade para a desmentir. Paulo Watch disse algo que gostei ontem na TVM/Telejornal "era importante que o dialogo Frelimo vs Renamo fosse mais inclusivo, no sentido de abranger mais personalidades e organizações políticas". Penso que aqui, deviam reflectir os partidos da oposição...Muchanga, desmentiu esta informação alegando que todos já devemos saber quem é o fomentador da mesma e ha que interesses defende. Eu, tou calado!
  • José de Matos Pois, pois, Claudio Chivambo, mas nao nos podemos calar com encomendas com propositos de fomentar certas agendas!
  • Jossias Maluleque Ilustre José de Matos, de facto excedi-me quanto ao Antonio Zefanias Zefanias, mas era para mostrar que discutir pessoas pode ser fatal para todos nós. Se você tem certeza de que se trata de manobras e faz fé nisso, quem sou eu para lhe fazer pensar diferente?
  • José de Matos Jossias, nao te preocupes com o pensar diferente, eu dou-me muito bem com a divergencia, sou democrata, so temos de basear os nossos pontos de vista. Eu questiono porque uma carta alegadamente secreta subitamente torna-se publica, nas vesperas de conversaçoes e no meio de uma crise de credibilidade que ameaça o processo eleitoral. Tambem questiono porque so o Mavie se refere a um tal dossier, tantos anos depois e porque a Frelimo nunca usou previamente este argumento. Eu questiono tudo e todos, sem problemas, sou livre!
  • Claudio Chivambo É bom quando uns e outros assumem claramente as suas alas e, é menos bom quando atemo-nos em previlegiar o discurso das alas para disparar no escuro. Prezado Jossias Maluleque, estará a representação da Frelimo neste ambiente a entrar no grupo por si eleito (vitimização)? Pergunto isso porque, parece-me perceber que é assim que comporta-se quando algo é dito em vosso desfavor. Meu caro, esta errado todo aquele que pensa que os seus problemas devem ser resolvidos pela frelimo, porém, não nos podemos desviar de coisas obvias. No caso vertente, é preciso apurar a veracidade do publicado, e em outros casos também é (caso Leopoldo, CNE vs ONP) só para citar um exemplo. O governo moçambicano precisa ser sensurado. É minha opinião pessoal!
  • Antonio Zefanias Zefanias Caro Jossias, tenho estado atento aos pronunciamentos do sr Mavie, sobretudo na RM onde ele é tido como comentarista, mas infelismente sinto que a bariga dele fala mais alto. So para lhe ilucidar, ha 5 anos, numa destas visitas do PR a Zambezia, eu estive. O sr. Mavie viajou no helicoptero do chefao, e a minha "turma" viajou de carro de Namacurra ate Pebane, so que este Mavie, escreveu um artigo segundo o qual, Pebane estava mudar, as estradas melhoraram e ha grandes mudancas. Incrivel, alguem fazer comparacoes de mudancas num local onde nunca esteve antes. Dizia ele naquela noite que dormimos no centro de saude local, que as pessoas nao querem desenvolvimento, mas ele ve mudancas. Depois disto e tambem do que venho ouvindo do lado dele, o "roubo" de dinheiro na AIM, tenho muitas duvidas para acreditar. Este é meu fundamento.
  • José Francisco Narciso A Renamo está hoje como se huvera- nos perdoado a vida a todos os Moçambicanos. Isso de amensar- nos constantemente como se toda via siguiera vivendo ao amparo do seu padrino Piter Botha ou Magnum Malan e toda esses Canalhas do regime do Apharteid. Se Afonso Sanguinario Dhlakama quer dinheiro do povo Moçambicano, que por certo o mesmo povo que ele quis exterminar, deveria sair da selva donde se encotra escondido para poner-se a trabalhar.Eu fico ainda com duvida de samber se esses malfeitores sambem fazer cualquer coisa que não seja assacinar gente inocente. Sinto muita pena Moçambique e para meu Povo não merece esta CALAMIDADE!
  • José de Matos José Francisco Narciso, essa era o discurso dos anos 80, do monopartidarismo, qual o context para o que estamos discutindo?
  • Arlindo A. Mondlane jejejej José Francisco Narciso.....mas demostraram um pouco ha 1 mes José de Matos, que nao mudaram nada..so hibernaram..tsc
  • Antonio A. S. Kawaria Continuo a dizer que Gustavo Mavie, quem em condicões normais não devia continuar como director da AIM, está nos desviar do foco. Sabemos os principais pontos da Renamo e um deles é de órgãos eleitorais, mas o Mavie como alguns frelimistas aqui, querem nos entreter, imaginando que esqueceremos do assalto da Frelimo aos órgãos eleitorais.
  • Taisse Sigaúque So para esclarecer, as exigencias da RNM foram feitas em carta datada de 26 de Abril.

    Portanto, GM nao estaa a aparwcer agora com informacao de um dossier antigo nao, sao exigencias feitas e entregues ao governo assim como a certa imprensa.
  • Claudio Chivambo Não percebi o comentário Taisse Sigaúque. Ajude-me.
  • Antonio A. S. Kawaria Mana Taisse Sigaúque continuas a defender Gustava Mavie? Agora mesmo eu estava a escuitar o ministro Pacheco pela Rádio Mocambique e ele não fala da conspiracão do Mavie.
  • Taisse Sigaúque Mais acima Claudio Chivambo, tem la um conentario do amigo Jose de Matos, dizendo ser estranho que GM so agora, vesperas de um processo eleitoral desacreditado, apareca com um dossier que se sabe secreto.
  • Taisse Sigaúque hummmm mano Antonio A. S. Kawaria, o que ee defender?
    Ha aqui um post do Eusebio, na verdade uma carta do AM com aquilo que seriam as exigencias da RNM.
    Alias eu mesma partilhei aqui para o grupo essa mesma crta via RM.

    De referir que suprimido k seja o autor do articulado, cinjo-me no que o mesmo traz: As pretensas exigencas da renamo.

    E para finalizar mano Kawaria, de forma alguma Pacheco, salvo melhor entendimento, tem o que dizer sobre essas exigencias, a haver um desmentido, esse deve ser do citado ofendido, no caso em apreco, a Renamo.
  • Antonio A. S. Kawaria O Gustavo Mavie, só quer desviar aos incautos do que está em foco. Sabes das razões do Gustavo Mavie. Defender em insistir que Mavie esteja a dizer algo que seja a verdade como não conhecêssemos, mana Taisse Sigaúque.
  • Taisse Sigaúque kkkkkk
    Como nao conhecemos a verdade neim mano Antonio A. S. Kawaria?

    Nao conhecemos mas ja afirmamos que essa trazida peli GM nao ee.
    Ta bom mano,aguardemos.
  • Antonio A. S. Kawaria Exactamente mana Taisse Sigaúque. Circule nas redes sociais para ver quantos acreditam no Gustavo Mavie. Quem são os que zacreditam no Gustavo Mavie? Quem são mesmo? Porquê o Mavie não acha importante o assunto sobre órgãos eleitorais ou sobre o exército?
    Mana, eu estou a gostar em saber que os mocambicanos de hoje já não manipulam facilmente e dizem o que sentem.
  • Arlindo A. Mondlane mas vamos a ver...é verdade ou nao o que conta Gustavo Mavie?..ha que começara a esclarecer alguns pontos
  • José de Matos Taisse Sigaúque, o Mavie menciona Rowlands, foi quando isso, 26 de Abril? Ha outra questao, como uma carta secreta, subitamente torna-se publica via um propagandista desacreditado? Ha gato aqui, mana, essas manobras nao passam despercebidas, crescemos nos!
  • Arlindo A. Mondlane entao existe essa carta e o conteudo é real..ja esta
  • José de Matos Arlindo A. Mondlane, pensa comigo, se a carta era dirigida ao Governo e Frelimo, como pode estar com Mavie?
    Mana Taisse Sigaúque, para alem de Rowland, Mavie menciona Viana Magalhaes e o estudo de um academicoo,Foi quando isso, 26 de Abril?
  • Angela Maria Serras Pires Eu desconfio que este mavie ou e anti frelo ou profundamente burro, esta a enterrar o seu partido ao longo do tempo
  • Arlindo A. Mondlane poderia hever sido filtrada a proposito, mas o que interessa é saber se isso é verdade ou nao, sem entrar nos caminhos e contornos da carta..
  • Taisse Sigaúque Jose de Matos, vamis la ver se nis entendemos.

    GM cita uma carta da RNM que foi presente ao governo e a certa imprensa a 26 de Abril.
    A renamo fez circular as suas exigencias, ni dia 26 de Abril, isto ee a 5 dias atras.
    A carta do GM essa foi publicada a 29.

    Ee disdo que falo, seraa k falamos da nesna coisa?

    Ahhhhh, amanha a renamo e o Governo vao conversar ni Centro de Conferencias Joaquim Chissano.
    Bissopo foi substituido pelo Dr Mucuiane, talvez ai possamis confirmar quais afinal as exigencias da RNM
    Espero, honestamente, k as famosas "questoes economicas" nao facam parte.
  • Antonio A. S. Kawaria Estão nos entreter, pensando que o assunto de fundo se esfumará.
  • José de Matos Taisse Sigaúque, quer gostem pu nao, quer fintem ou nao, os assuntos que vao discutir sao estes:

    "Defesa e Segurança

    Libertação imediata e incondicional dos 15 membros da Renamo presos na sede do seu Partido do Posto Administrativo de Muxúnguè e que neste preciso momento estão encarcerados nas cadeias da Cidade da Beira.
    Retirada de todas forças militares posicionadas em Muxúnguè; lado sul da serra de Gorongosa, especificamente, em Kanda, Pista de Canga- Ritole, Nhapérua e Vila de Gorongosa.
    Revisitar as matérias pendentes do Acordo Geral de Paz quanto a formação de um exército unificado de 30 mil homens que não se concretizou e os cerca de 7 mil ex-guerrilheiros da Renamo que ao longo dos 20 anos de convivência democrática foram gradualmente postos fora das Forças Armadas. Os lugares deixados por aqueles iam sendo preenchidos com soldados de confiança do partido no poder. Só esta atitude, para além de outras como a de formação de outro exército à margem do AGP, no caso da FIR, revela perigo à democracia, ao espírito de reconciliação e unidade nacionais.
    Retirada da concentração de material bélico na região da Gorongosa, pois constitui uma ameaça à segurança do Presidente da Renamo, Afonso Macacho Marceta Dhlakama.
    O Presidente da República Armando Emílio Guebuza deve ordenar o Governo para parar com a cultura de violência física e verbal contra a Renamo, pois esta formação política é pela PAZ e não pela guerra



    Processo Eleitoral

    A Renamo é por um Processo Eleitoral democrático, conduzido por um quadro-legal que assegura os princípios de liberdade, transparência, justiça e igualdade de tratamento de oportunidade para os concorrentes em todas as fases do processo eleitoral no país. Mas ao invés disso, o governo faz aprovar uma Lei Eleitoral que não respeita os pressupostos democráticos acima mencionados e nem respeita o princípio de consenso, o que representa um atentado ao Estado de Direito Democrático e de Justiça Social. Priorizou a forte presença de membros de confiança do partido no poder na composição dos órgãos eleitorais (CNE e STAE) a todos níveis em detrimento das outras forças com assento parlamentar. Assim, no entender da Renamo e do seu Presidente, é prudente que o Presidente da República, na qualidade de Mais Alto Magistrado da Nação convide o Parlamento a buscar consenso em volta da Lei Eleitoral para o bem da estabilidade que o povo pede encarecidamente e insistentemente.
    O princípio de paridade entre os signatários do AGP como garante da transparência nos processos eleitorais, pois esta exigência não viola de forma alguma a Constituição da República, basta a vontade política do partido no poder.
    O Presidente da República deve mandar parar o impedimento das actividades político- partidárias dos partidos da oposição perpetrado pelos secretários permanentes e de grupos dinamizadores, entidades do Aparelho do Estado para não falar dos próprios membro do partido no poder em particular nos períodos eleitorais. Os impedimentos consubstanciam-se em actos de vandalismo, agressões físicas, prisões arbitrárias, ameaças aos agentes económicos no ramo da indústria hoteleira a acatar a orientação de não alojar dirigentes da oposição, principalmente a Renamo.
    Mandar parar também a presença da força da lei e ordem e a FIR junto as mesas de votação para impedir membros e simpatizantes dos partidos da oposição que votem e para dispersar os eleitores. Mandar impedir ainda o envio de listas aos STAEs distritais para substituir aqueles que pretendem entrar no órgão via concurso público com a finalidade de facilitar os enchimentos de urnas e inutilizar votos da oposição. Mandar parar ainda mais o escorraçamento de fiscais e delegados de candidaturas que não representam o partido no poder na mesa de votação.



    Economia

    Distribuição equitativa da renda dos recursos públicos a todos cidadãos em geral e a todos actores no panorama político. As riquezas não podem cuntinuar a beneficiar somente a elite política no poder. A Renamo, na qualidade de signatário do AGP não entende por que razão continua excluída no usufruto de toda uma riqueza fruto da PAZ que ajudou a conquistar.
    A Renamo é pela não discriminação dos seus membros no acesso a emprego no Aparelho de Estado, Empresas Públicas e participadas, acesso a crédito bancário e facilidades que assistem os dirigentes do partido no poder e seus familiares.



    Discursos belicistas

    O Governo deve parar com discursos belicistas como os que foram proferidos pelos Ministros de Defesa, Vice-Ministro do Interior e dos constantes do Comandante-Geral da PRM.
    O partido no poder e o seu governo devem eliminar a ideia de quererem acabar física e psicologicamente com os partidos da oposição em particular a Renamo, porque é contra os entendimentos de Roma no que tange as questões militares.
    Em resposta a esta epístola, a RENAMO recebeu, no dia 18 do corrente mês, um ofício do Governo da República de Moçambique, intitulado “Necessidade de negociação urgente entre o Governo de Moçambique e a RENAMO.” Nesta resposta, o Governo indica a composição do grupo em sua representação, que compreende os nomes dos Senhores Ministro da Agricultura, José Condua Pacheco, Vice Ministro da Função Pública, Abdurremane Lino de Almeida e Vice Ministro das Pescas, Gabriel Serafim Muthisse.
  • José de Matos Taisse Sigaúquee,estamos a falar do mesmo assunto, mas de angulos diferentes. O facto é que essa tal carta misteriosamente aparece nas maos de um propagandista desacreditado, numa altura de escandalos eleitorais e nas vesperas de conversaçoes. Outro facto, é que a carta pode ter a data que indicas, mas menciona tambem factos antigos.
    Tudo isto é folclore para confundir a opiniao publica
  • Antonio A. S. Kawaria Quero acreditar todos escutar Saimone Macuiane negando a conspiracão do Gustavo Mavie.
  • Celina Henriques aqui a maioria vai tentar atacar o Mavie, mas está claro lá na carta que a Taisse Sigaúque partilhou através da RM que pedem dinheiro sim!
  • Celina Henriques Macuiane só pode tentar tapar o sol dom a peneira
  • Antonio A. S. Kawaria Celina Henriques, se o Macuiane só quer tentar tapar o sol com a pineira porque Pacheco não disse o contrário?
    Gustavo Mavie tem sido apenas um propagandista e talvez para continuar na posicão onde usa os fundos público como ele quer e ninguém o responsabiliza.
  • Taisse Sigaúque Mano Antonio A. S. Kawaria, ok, estamos no 1° Round
    Se chegarmos ao fim e ficar provado k GM ee um "propagandista desacreditado", voltamos a falar.
    Aguardemos!!
  • Taisse Sigaúque Jose de Matos eu nao tenho que gostar ou nao, no melhor caso tenho ee que ficar feliz por nao termos, entanto que nacao, a buscar fontes adicionais de rendimento.
    Pode crer meu mano que estou deveras feliz e aliviada.
    Juro que a ideia ou sebsacao de estarmos a ser chantagiados ou a pagar resgate desgastava-me.
  • Angela Maria Serras Pires Eu acho estes dialogos no minimo surreais, um ladrao denuncia, o maior delapidador das florestas negoceia e os frelos acusam? Hahaha demasiado ridiculo para sequer escrever sobre este tema
  • Angela Maria Serras Pires Os frelos usam e abusam atraves do guebas, tina, mussumbuluko, spi, watana, chipande etc etc sacam bilioes e voces discutem sobre a RENAMO? Tenham vergonha na cara
  • Angela Maria Serras Pires Ainda por cima voces fazem o papel do marido/mulher enganado(a), defendem sem saber hahaha
  • Anacleto Machava Pacheco, chefe da delegação do governo, já desmentiu esta pretensão. Agora pergunto: qual é fonte e a intenção do autor desta estória?
  • Angela Maria Serras Pires What? A serio que essa e uma resposta? Nao acredito, demasiado fraca para ser verdade, poupem me
  • Claudio Chivambo E agora em quem devemos acreditar e desacreditar: Na carta, na Taisse Sigaúque e os demais que corroboram com o propagandista Mavie ou no governo que claramente chamou tal carta de alegado documento e refutou todo seu conteúdo? É verdade José de Matos, isso não passa de entretenimento para enganar os menos atentos. Éstamos aqui para combater essa e demais adversidades!
  • Wilson Assumane eu bem avisei logo que se postou esta cena que isso ia terminar numa carta falsa, aguardemos
  • Anacleto Machava Aas câmaras da tv não mentem. Pacheco disse em som alto e claro que a Renamo nunca falou de dinheiro. Escovar dá nisto!
  • Claudio Chivambo Taisse Sigaúque, prometeu que voltava não é mesmo José de Matos? Estamos a espera...Pedimos humildade aqui amigos, pedimos que os assuntos sejam tratados como nossos e não de uns contra outros.
  • Wilson Assumane agora, de onde vem a carta? quem assinou pode assumi-la?
  • Eusébio A. Gwembe O facto de a carta não chegar à mesa de negoviações não invalida a sua existência. Até pode ser que a denuncia foi a tempo, para salvar os nossos impostos. Além disso, tratando-se de assunto quente, seria irresponsabilidade que uma das partes da negociação usasse isso para desacreditar a contraparte.
  • Claudio Chivambo Então mano Eusébio A. Gwembe, devemos perceber que se o Mavie não tivesse publicado a dita cuja, este nosso governo "serio" ia aceitar as exigências/combranças? Não serei Eu uma ovelha perdida do seu rebanho? Ajudem-me!
  • Eusébio A. Gwembe O mais importante é que ficamos a saber o que está por detrás de toda essa maratona, Claudio. Se o Governo vai ou não aceitar depende daquilo que vir como sendo a via mais viável para salvaguardar o presente e o futuro de Moçambique.
  • Wilson Assumane ka ka ka Gwembe voce eh pesado te topei, os nossos impostos nao podem cair em maos alheias...
  • Anacleto Machava Sinceramente! mesmo diante do óbvio ainda há espaço para debate? Porque é que o Governo haveria de fazer algo para não prejudicar o Renamo, ainda mais com provas!?
  • Anacleto Machava caro Wilson, o que são mãos alheias? Os nossos impostos já caem em mãos alheias! kkkkkk
  • Antonio Zefanias Zefanias Nao nos distraiamos, vamos nos concentrar no assunto "Leopoldo", penso que este é o mais impotante, porque do Mavie, espera-se tudo. Nao me espantarei quando um dia, este sr escrever uma carta dizendo que Guebuza é unico presidente desde que nos tornamos republica.
  • Anacleto Machava Leopoldo ainda é assunto?
  • Antonio Zefanias Zefanias Sim, porque ele é um dos obreiros da falsa democracia que o pais vive.
  • Wilson Assumane ka ka ka, Machava, kota Leo ja estah com o prazo vencido
  • Taisse Sigaúque Eis-me Claudio Chivambo.
    Saindo de uma reuniao pro office e ao volante.
  • Wilson Assumane Conduza com prudencia Taisse, precisamos de ti nao tao ja
  • Taisse Sigaúque Eheheheheh

    Acreditar em mim atee k seria uma boa ideia.
    O GM comentou, as ditas exigencias da Renamo.
    Eu PRONTAMENTE me insurgi contra a ideia de sequestrar uma nacao inteira.

    Hoje digo alto e bom som, ainda bem que a RNM nao esta a pedir resgate algum para termos a nossa PAZ resgatada. Anda bem que "ja nao constam questoes ecinomicas" nas reivendicacoes da Renamo, juro que tou mais aliviada e devolvendo o respeito a esta formacao politica (sic).

    No entanto, fica o repto:
    - Que nao seja um recuo estrategico e que a questao "taco" apareca maus tarde,
    - Que a RNM e seus assessores tenham visto a minha indignacao e de muitos nais compatriotas e de livre vontade e para sempre tenham retirado este ponto da agenda pois, EU NAO TENHO ARMAS, mas quero um super salario, casa, telefone pago, um bom carro.... ahhhhh casas pra mim e para os meus 3 irmaos, emprego para meus primos e sobrinhos...
    Como faria para "solicitar" essas condicoes?????

    Well, gostei da ideia destas exigencias serem falsas, juro.
  • Claudio Chivambo Pois é mana Taisse Sigaúque. Ponto final. Volto, caso surja algo fora do que tomei conhecimento em relação as exigências da RNM.
  • Rui Jorge Neves Esse Mavie para mim desde o episodio dos médicos q o considero um mau profissional mas agora piorou pois ate o Pacheco vem desmenti lo, quer dizer este alegado jornalista ate mente mais q os proprios politicos a q ele serve. Por favor onde esta a vergonha na cara destas pessoas?? Eu ja me teria demitido do jornalismo pq sou uma pessoa q pensa e q tem vergonha na cara, o mesmo n posso dizer desse mau profissional da comunicação
  • Antonio A. S. Kawaria Mana Taisse Sigaúque queres em companhia com a Celina Henriques me convencer que não outros problemas que a Renamo tem senão reinvidicar a riqueza que só a Frelimo abocanha?
  • Mitolas Chrineyka He he he he... "The Mozambican peace process in perspective" by Alex Vines. Super interessante!
  • Celina Henriques Quem tem a carta que faça scaner e publique aqui! eles pediram dinheiro sim
  • Gil De Amaral Mahara Apoiada Celina Henriques, tirou-me as palavras do cérebro. Pois acabo de ler o Jornal Diario de Noticias electrónico, onde a RENAMO e governo desmentem o facto desta agremiação politica ter pedido dinheiro algum. Qual eh a intenção do post afinal? Propaganda barata numa altura destas em que se exigem factos?...
  • Antonio Zefanias Zefanias Quem tem a carta é o jornalista-mor, Gustavo Mavie.
  • Antonio A. S. Kawaria Então Celina Henriques não tens essa carta? Podias scanná-la pessolmente. Será que nessa suposta carta há um outro que não quereis que saibamos?
  • Celina Henriques Kawaria, que saiba não há segredo nenhum em relação aos pontos colocados e há um ponto sim onde se pede dinheiro
  • Eusébio A. Gwembe Há muitos Tomés por aqui. Precisam, a todo o custo, de ver as chagas para acreditarem na ressurreição! O que diz um dos assinantes da aludida carta?
  • Taisse Sigaúque Mano Antonio A. S. Kawaria, acho devo k deixar uma questao pessoal, uma regra de cobduta quando discuto assuntos: Ter focus no que duscuto.
    Meu mano, vou repetir: a carta tem varios aspectos, asoectis esses cutados pelo GM
    Neste post, comenta se a que
    stao financeira, tem outras questoes alias, postei a carta, k partilha cim a devuda venia da Radio Mocambique.
    Quer discutir as outras exigencias, faxa um post que vamis la comentar.

    Espero me ter feito entender.
  • Egidio Guilherme Vaz Raposo Eu acho que a Renamo fez uma coisa boa. Trata-se do primeiro acto lúcido tomado por este partido; uma coisa concreta que o governo pode também e de forma clara dizer sim ou não. Na verdade, temos vindo a discutir uma Renamo que não sabe o que quer. Eis aqui uma Renamo que sabe e sente o que quer. E espero que a resposta será também clara:sim ou não. E depois disso as consequências também claras. Sem tempo a perder e sem rer qur nos meter em sarilhos desnecessários é melhor que o governo deia dinheiro a Renamo. Muito dinheiro mesmo para servir para a desmobilização da sia força e garantir pensões folgadas à guarda velha de Dhlakama bem como reabilitar financeiramente o partido. Se for necessário que seja público esta oferta.
  • Emidio Beula Ainda bem que a Renamo PEDIU mais dinheiro ao Governo... Nao vejo crime algum nisso.
  • Eusébio A. Gwembe Até porque havendo transparência na concessão do dito dinheiro, a sociedade pode contribuir para ajudar a desmilitarização da Renamo. Mas parece-me que as vantagens dos homens armados da Renamo não serve apenas para este partido, pelo que vale mais continuarem por algum tempo, enquanto garantirem os benefícios esperados.
  • Gaby Lomengo caro, Eusébio A. Gwembe, estou a pedir eliminar este post em nome da verdade. E pedir desculpa a quem de direito que se sentiu ofendido com este post
  • Muhamad Yassine Agora que Pacheco desmentiu essa noticia como fica o Mavie? Ja tinha dito aqui que esse senhor nao merece ser lido o que es,reve e muito menos ser levado serio. Agora Eusebio como estas?
  • Taisse Sigaúque Outras coisas?!?!?!

    Pacheco ee que tem que se pronunciar sobre o que RNM quer?
    Sinceramente, o que ee que esperavam, que Pacheco, ni inicio do dialogo ja aparecesse a "contrariar" a contra parte?

    Como tenho dito, aguardemos o desenrolar das negociacoes, alias, a RNM ficou de apresentar as suas exigencias em forma de TdR...

    So para "reafirmar", as QUESTOES DE NATUREZA ECONOMICA" fazem corpo a 3a exigencia.
  • Chacate Thinker Mana Taisse Sigaúque, nao se desgaste, ouviu? A Renamo quer dinheiro sim. Soh quem nao quer, ou nao consegue ver isso pode achar que nao. Ja' argumentava no meu post anterior as razoes que levam RNM a querer "mola". E como voce diz isso estah patente nas exigencias.Isso eh recusar o que a RNM deixou claro nas suas exigencias. Respeitaveis saudacoes!
  • Antonio A. S. Kawaria Gaby Lomengo, não há que se eliminar o post. Eu sou contra o que o próprio Eusébio A. Gwembe tem feito. Postar um texto seu, depois de muito debate eliminá-lo. Aliás, isso já mereceu medidas.
    Chacate Thinker, posso voltar ao teu comentário para reler
    o que lá dizias. Quero entender se se a mana Taisse entende da mesma maneira. Mas a minha pergunta para ti Chacate, é se achas que é isso mesmo que não é a partidarizacão das instituicões públicas, a frelimizacão dos órgãos eleitorais, a má distribuicão da riqueza, a accão da FIR, entre outros problemas que são uma percepcão da sociedade mocambicana que a Renamo capitaliza? E o que realmente a Frelimo (governo da Frelimo) defende em termos daqueles pontos que são do nosso conhecimento?
  • Eusébio A. Gwembe Gaby Lomengo parece-me não ter lido quem na verdade é dono do post. Enfim, olhos selectivo.
  • Antonio A. S. Kawaria É pena que Egidio Guilherme Vaz Raposo não queira postar aqui aquilo que tem explicado nos outros murais, sobre este assunto.
  • Chacate Thinker Meu caro Antonio A. S. Kawaria, poderemos voltar a rever o meu comentario, se haver necessidade para tal. Eu nao neguei as outras exigencias da Renamo, e nem disse que eram menos importante, ou inrelevantes. O que disse no meu primeiro comentario sobre este assunto, e' que a Renamo, para ale'm de todas outras exigencias, ela quer dinheiro, e isto esta' explicita na exigencia que diz respeito aos assuntos econo'micos. Portanto, no meu comentario anterior mantive o resto constante, e concordei com a mana Taisse Sigaúque sobre o ponto da mola, que esta' a levantar mto debate, existindo alguns comentarista que pretendem provar que a RNM nao quer dinheiro. E eu disse, e reitero o meu ponto de vista, a Renamo, assim como qualquer outro partido querem dinheiro. E' por essa razao que mesmo os partidos que estao no total silencio e desaparcemento, aparecerao na vespera das eleicoes para pegar a mola e irem embora. Pensa que esses partidos que nao fazem nada ao longo dos 5 anos tem alguma expectativa de ganhar eleicoes? Tenho certeza que a sua resposta e' nao. E creio que concorda comigo que eles apenas querem mola.
  • Antonio A. S. Kawaria Obrigado Chacate Thinker, duvidei e duvido que alguns queiram entender-te e não é por acaso que Gustavo Mavie quem também escreve o que escreve por causa da mola escreve um artigo com o título: "Dinheiro e apenas dinheiro: Eis o problema da Renamo". O que isto significa que nada mais há o que ela exige. E podiamos perguntar se o problema da Frelimo não é o mesmo de dinheiro??? O meu interesse pelos comentários do Egidio Guilherme Vaz Raposo é precisamente nesse aspecto porque vi onde ele respondeu com referências à mana Taisse Sigaúque. Eu concordo com o Egídio, "o povo deve ser explicado com necessário detalhe sobre o que aconteceu ou tem acontecido de facto". Afinal o governo da Frelimo tem dividido ilegalmente o erário público com a Frelimo?!?!?!?

Sem comentários: