sábado, 4 de maio de 2013

CHADE/ FRACASSA TENTATIVA DE GOLPE DE ESTADO

 

As autoridades chadianas anunciaram quinta-feira a morte de pelo menos três pessoas durante uma tentativa fracassada de golpe de estado, que também culminou com a detenção de várias outras.
Há cerca de quarto meses que os serviços secretos vinham “monitorando um grupo que estava a orquestrar uma conspiração contra as instituições do Estado”,disse o ministro dos negócios estrangeiros, Moussa Faki, para de seguida acrescentar que os mesmos foram detidos durante uma das suas reuniões na quarta-feira, na capital N’Djamena.
Alguns deles “responderam abrindo fogo contra as forças de segurança. Um agente foi baleado mortalmente na cabeça e em resposta foram abatidos dois membros do grupo golpista. Os outros foram detidos”, disse Faki, que falava a agência noticiosa AFP, a margem de uma reunião em Brazzaville, capital congolesa.
 
Entretanto, uma fonte da polícia disse a agência noticiosa AFP, na manhã de quinta-feira, que várias pessoas foram mortas e outras ficaram 15 feridas, no dia anterior, durante o tiroteio entre as forças de segurança e os alegados golpistas nos arredores de N’Djamena.
Refira-se que o actual presidente, Idriss Deby Itno, ascendeu ao poder na sequência de um golpe de estado ocorrido em 1990.
Num comunicado emitido na quinta-feira, o governo disse que “um pequeno grupo”estava a planear uma “conspiração para desestabilizar”. A polícia e fontes da oposição afirmam que um dos detidos é membro do parlamento.
Fonte da polícia disse ainda que integravam o grupo golpista soldados e civis.
Na quinta-feira a situação permanecia calma na capital, com os residentes a fazer as tuas tarefas quotidianas.
O documento prossegue afirmando que o “neutralizou” o grupo e deteve os cabecilhas e que já se encontram detidos para mais investigações.
APF/TIMES LIVE/ JD/SG
AIM – 03.05.2013

Sem comentários: