terça-feira, 21 de maio de 2013

Caos aumenta no segundo dia de greve

 Greve dos médicos  
 
 
 No Hospital Geral de Mavalane, nenhum médico afecto se fez ao hospital. Apenas militares e estudantes estagiários é que corriam de um lado para o outro
 
Maputo (Canalmoz) – O caos que se havia instalado esta segunda-feira, primeiro dia da greve dos médicos, simplesmente se agravou esta terça-feira, segundo dia. O cenário é o mesmo: longas filas e médicos militares e estagiários a correrem de um lado para o outro. Os doentes até sabem que os médicos estão em greve, mas o que querem é ser atendidos.
Em todas as unidades hospitalares, a Reportagem do Canalmoz testemunhou o caos: todos os serviços de atendimento a partir do banco de socorros, urgências, maternidades até consultas gerais estão a ser asseguradas por médicos militares e estagiários da Faculdade de Medicina e institutos Médio e Superior de Maputo. Estes estão simplesmente a ser usados.
 No Hospital Central de Maputo, a maior unidade sanitária de Moçambique, normalmente são atendidos por dia acima de 1500 doentes mas nesta terça-feira foram atendidos apenas 500 doentes. Outra explicação é que a maior parte dos doentes preferiu ficar nas suas casas.
 
Morgue do “Mavalane” encerrada
 
 No Hospital Geral de Mavalane, a situação é mais graves. A greve chegou até à morgue. Não há serviços funerários. Nenhum dos profissionais afecto se fez ao seu posto de trabalho.
Para minimizar a situação, a direcção daquela unidade sanitária teve de solicitar o apoio dos médicos estagiários e de outros técnicos, uma vez que o problema já estava atingir níveis assustadores, dado que se estava acumular muitos corpos para um hospital que só tem capacidade para conservar três corpos.
 
 Responsáveis desdramatizam o impacto da greve
 
 A nossa Reportagem contactou as direcções das duas unidades sanitárias para fazer o balanço dos dois dias da greve dos médicos bem como o impacto que está a causar.
Tanto o director do Hospital Geral de Mavalane, Ussene Isse, como o porta-voz do Hospital Central de Maputo, Domingos Diogo, foram unânimes em afirmar que apesar da greve as duas unidades sanitárias estavam a funcionar normalmente, dado que, segundo eles, todos os serviços de atendimento estavam a laborar com base no apoio dos médicos militares e dos estudantes da Faculdade de Medicina e dos institutos Médios e Superior de Maputo. (Raimundo Moiane)
 
  • Júlio Mutisse Sendo justas as vossas reivendicacoes por serem melhor remunerados e ou terem melhores condicoes de trabalho e um estatuto proprio, nesse balanco que fazem, sabem nos informar quantas pessoas terao morrido por falta de cuidados medicos? Nao havia como garantir servicos minimos ou a meta era ter uma adesao a 100%? Pessoas de bom senso sao solidarias as vossas reivendicacoes mas perdem em demasia na forma como agem, afinal vidas se perdem e parece que voces nao se preocupam com isso. Uma greve de medicos tem que revestir de todos os cuidados. Uma greve de medicos nao eh igual a uma greve de pedreiros ou juristas como eu.
  • Paulo Araujo Julio ja participaste em alguma greve? Se sim qual delas? O governo devia pensar nas consequencias de uma greve dos medicos nos moldes em que foi anunciada e especialmente depois da esperiencia da primeira greve de janeiro. O governo preferiu investir na desinformacao usando a RM e a TVM para passar a mensagem que tudo esta controlado esquecendo se que o povo ja nao assisti e escuta esses canais. Tenho vergonha do meu pais e dos seus governantes
  • Júlio Mutisse Enquanto trabalhador (e ja o sou ha muitos anos) nunca. Se o objectivo da greve (de um medico) eh provar que o Governo esta errado e/ou eh inflexivel CLAP CLAP CLAP conseguiram. Num pais que o racio medico doente eh de longe vergonhoso, uma greve afecta mais os utentes do servico publico. Uma greve organizada considerando a prestacao de servicos minimos que minimize o sofrimento das pessoas poderia ate ter a minha simpatia e, se calhar de muitos, que tal como eu reconhecem a necessidade de a classe lutar por melhores condicoes mas, paralizar tudo???? heixi Paulo Araujo... o Governo pode estar embaracado mas as pessoas podem estar a morrer por falta de arroz mas tambem do Arroz para lhes diagnosticar malaria e cuidar delas... sera que vale tudo isso?
  • Jasmim Alberto Gerivaz REALMENTE É UMA VIOLÊNCIA ESTA GREVE , MAS PORQUE NÃO SÃO OUVIDOS OS PROFISSIONAIS DE SAÚDE? O DINHEIRO É SÓ PARA OS CORRUPTOS DE DETERMINADAS REPARTIÇÕES QUE VÃO PELA PORTA DO CAVALO COM AMEAÇAS, RETIRAR COM MENTIRA DINHEIRO AOS EMPRENDEDORES AÍ DO PAÍS E NINGUÉM VÊ NADA?FICAM CALADOS SENÃO FAZEM-LHES A FOLHA COM MENTIRAS E DEPOIS ATÉ SÃO EXPULSOS QUANDO SÃO ESTRANGEIROS E ESTÃO LEGAIS? ESSES PODEM DESSA MANEIRA DE IR BUSCAR O COMPLEMENTO DO ORDENADSO.É SÓ CORRUPÇÃO. SERÁ QUE NINGUÉM VÊ? TODA A GENTE SABE.Os médicos se forem fazer o mesmo ao povo, não podem, pois o povo não tem dinheiro., também têm a sua ética.Para quando uma ordem dos médicos e não uma associação? Os professores também são os parentes pobres disso tudo.Continuem a entregar as riquezas aos grandes do mundo sem contrapartidas para o povo e irão ver o resultado.ESSE LIBERALISMO DESENFREADO COM A CONIVÊNCIA DE GOVERNANTES ESTÁ A ESPALHAR-SE POR TODO O MUNDO .O RESULTADO SERÁ CATASTRÓFICO COMO CATASTRÓFICO FOI O COMUNISMO.O POVO PARA SOBREVIVER NÃO PRECISA DISSO, FECHA ISSO CONTINUANDO A VIVER MISERÁVELMENTE OU SE CALHAR MENOS MISERÁVEL MAS DE CONSCIÊNCIA TRANQUILA.
  • Raul Guiliche Se for para a greve, não seriam só os médicos. Ha tantos outros sectores, mas se a ideia for a de prejudicar o povo assim vai acontecer porque quem solucionaria o assunto nao esta a dar ouvidos. Me parece que os ditos médicos nao sao sensiveis aos seus patroes (pacientes) porque sao eles a razao de seus empregos. Os governantes tem tratamento no exterior, nao adianta esta greve.
  • Tony Ciprix Epa, Julio Mutisse, porque vc vê tudo pelo avesso? é legitimo e justo que o médico e o professor por extensao sejam padroes de pobreza numa nacao cujo estado está bom? Raul Guiliche, os medicos estao a colocar um problema que afecta tres categorias: professores, medicos e policias, como acaba de dizer o jeremias. Porque esses alfandegarios, juizes e outros tem de ganhar mais que medicos e professores com PhD? quem produz conhecimento vital para o desenvolvimento do pais? sao impostos? país de sem vergonhas
  • Eusébio A. P. Gwembe Eu penso que fazer a luta pelos direitos olhando salário dos outros não irá levar-nos para algum porto.
  • Tony Ciprix este engravatado está a defender o indefensavel. tentou trazer numeros que foram rebatidos pelo arroz. que pais é esse em que a tabela nunca foi revista senao ajuste inflacionario?
  • Tony Ciprix Eusebio, o problema nao é olhar para os outros. Esses outros, no fundo, sao outros eu nao diferentes de nós. Se nao há dinheiro que seja para toda a funçao publica. Qual risco estao expostos os outros de que vc fala? Quanto tempo pasaram na carteira? bando de desavergonhados
  • Muhamad Yassine Concordo com o JM em algumas coisas e descordo.de outras, o.governo nao precisa de ficar embarassado para ouvir, mesmo que a resposta seja NAO acredito que tem maneiras de fazer saber esse Nao sem deixar as pessoas sofrendo como impacto colateral das suas decisoes, sejam elas certas ou erradas, tambem nao concordo que os medicos venham ao publico sorrir porque o dano colateral esta aumentado de numero
  • Jasmim Alberto Gerivaz Raul realmente é verdade isso que dizes, mas como mudar as coisas?
  • Jasmim Alberto Gerivaz Essa situação Muhamad Yassine, embora eu defenda a classe médica , é na realidade falta de ética se assim está a acontecer.Oque não é desejável nessa classe.
  • Luis Ah-Hoy Jr. A ética tem limites.
  • David Pentchiço Nhassengo Algo curioso: me parece, com este comunicado "confuso"em que choram ser vítimas para depois insultarem os outros colegas, que esta greve é da juventude da classe médica.

    Vejam só pelos nomes colocados aqui que muitos deles eu conheço, são todos profissionais de Saúde de longa data, que preferem não deixar ninguém morrer.

    Tem graça, também, que na segunda-feira no HCM, nos médicos que fizeram turno, pelas imagens que se propagaram não tenha se avistado nenhum polícia
  • Tony Ciprix Eh tambem falta de Etica pagar mal a quem merecia mais.
  • Luis Ah-Hoy Jr. David, em que parte do comunicado algum colega foi insultado?
  • Júlio Mutisse Tony Ciprix ja chegou a feliz conclusao de que vejo tudo ao avesso... infelizmente ainda nao disse porque... a minha ideia esta la e nela defendo a justeza da luta da classe por melhores condicoes e descordo do metodo usado. Eh esta a parte de ver tudo ao avesso? Em que parte? Na parte de descordar? Nao devo descordar?
  • David Pentchiço Nhassengo Ah, Luís, esqueci-me de citar o ponto.

    "Os Drs. Muchanga e Carlos em Zavala ameaçaram seus colegas para voltarem ao trabalho.

    Continuamos a aceitar que nos virem uns contra os outros, grande cobardia."
  • Linette Olofsson registem as ameaças!
  • Luis Ah-Hoy Jr. O adjectivo foi direccionado ao acto em si, e não às pessoas.
    E tendo sido de facto covarde o acto, isto me parece mais uma constatação do que um insulto.
  • Palmeirim Chongo Nao restam duvidas Luis
  • Tony Ciprix Julio, espero que tenhas acordado bem disposto. O avesso está no teu argumento moralista: " quantas pessoas morreram por falta de cuidados medicos?" ? Julio Mutisse, com todo respeito ao bloco historico a que vc pertence e. vc é um dos porta-vozes, essa colocacao é infeliz. Tens o direito de discordar, mas apelar às emocoes, dessa forma é, no mimimo, distorcer. sem greve, quantos morrem nos hospitais? Temos de continuar a assistir a mais mortes por causa de funcionarios que trabalham descontentes com a sua condicao social, vitima de um sistema injusto?
  • Tony Ciprix Epa Julio, a revolucao nos enganou. Pediu aos professores, medicos e enfermerios para se sacrificatem, enquanto alguns na funcao publica se rigozijavam, marcando pontos. e ficamos nós no fundo da cauda. deveria, o teu bloco historivo, fazet mea culpa!
  • Júlio Mutisse Tony Ciprix a que bloco historico pertenco? Sou porta voz de mim mesmo e das minhas emocoes e indignacoes. Refuta as minhas ideias e nao as de qualquer bloco. So podia ser esse preconceito que te vez dar um turn over na sua primeira abordagem a Julio Mutisse (e nao ao que eu disse). Vais concordar comigo que os medicos, com o seu saber, disponibilidade e, diga-se, abnegacao ajudam a minimizar a falta de quase tudo no nosso SNS. A sua falta/ausencia em virtude (desta vez) da greve expoe, e em grande, as pessoas que mais precisam de cuidados de saude e medicos em especial o que significa que, aquelas mortes que ocorrem mesmo tendo medicos em servico a tempo inteiro, acrescem os que ocorrem pela sua ausencia. Nao deixo de reconhecer justeza na luta dos medicos por um estatuto digno e remuneracoes decentes, descordo do metodo usado. Uma greve organizada para pressionar e nao para impressionar pela capacidade de adesao etc teria considerado servicos minimos, nao aqui no HCM onde ha formas de minimizar, mas la onde so temos um medico, um enfermeiro e um servente... la onde as pessoas estao a dar parto nas varandas sem assistencia, la onde as pessoas nao tem arroz para comer (fruto de pobreza) mas tambem nao tem o Arroz para lhes ajudar na malaria que se junta a fome. Este eh o pais real Tony Ciprix e nao eh Julio Mutisse que apela as emocoes... ele proprio ja apela a tais emoções.
  •  

Sem comentários: