quinta-feira, 30 de maio de 2013

CanalMoz - Edição de 30 de Maio de 2013

Edição de 30 de Maio de 2013
  Caos e má  gestão no Conselho Nacional da Juventude  
Funcionários sem contratos e mais de três meses de atraso salarial
 
- Oswaldo Pitersburgo acusado de tratamento desumano e prepotência para com os colegas
 
2013 05 30 001
 
Maputo (Canalmoz) – Caos e má gestão no Conselho Nacional da Juventude (CNJ). Funcionários, alguns desde o inicio do mandato de Pitersburgo, trabalham sem contratos e os salários são pagos de forma irregular e atrasados. Muitos funcionários estão a abandonar a instituição.
  Em Vilanculos  
Agente económico acusado de sequestros
 
-Moradores dizem que a Polícia é conivente no caso  
 
Vilanculos (Canalmoz) – O proprietário do Supermercado Mutisse, na cidade de Vilanculos em Inhambane, é acusado de ser o protagonista da onda de sequestros que abalam a região nos últimos dois meses. Moradores acusam a Polícia de fazer ouvido de mercador.
Recenseamento eleitoral não arranca em zonas estratégicas  
 
Maputo (Canalmoz) – O recenseamento eleitoral ainda não arrancou em muitos postos montados para o efeito, ao nível do País.  O Boletim sobre o processo político publicado diariamente pela AWEPA e CIP relata a situação inaceitável, se considerar que há 19 anos que Moçambique realiza eleições e ainda se debate com os mesmos problemas.
  Na cidade de Maputo  
MDM preocupado com irregularidades que se verificam nos postos de recenseamento eleitorais
 
2013 05 30 002
 
Maputo (Canalmoz) - O Movimento Democrático de Moçambique, a nível da cidade de Maputo, convocou a Imprensa na tarde desta quarta-feira para apresentar o balanço dos primeiros dias do recenseamento eleitoral.
Posicionamento da Ordem dos Advogados sobre greve dos médicos  
 
2013 05 24 003
 
Maputo (Canalmoz) – Na noite de Ontem, a Ordem dos Advogados de Moçambique distribuiu um comunicado de Imprensa onde aborda a greve dos médicos em cursos em todo o País desde o dia 20 passado.
  Para melhorar actividade e combater a fome  
Agricultores da zona rural clamam por políticas de crédito
 
Maputo (Canalmoz) – Agricultores da zona rural clamam por políticas de financiamento para o desenvolvimento do sector agrário.“Governo deve dar uma resposta clara e ferramentas práticas para permitir o avanço e aumento de stock alimentar”, disse o coordenador Executivo da União Nacional de Camponeses (UNAC), Luís Muchanga, durante o Fórum Regional sobre Finanças Rurais e Acesso a Mercados, havido ontem em Maputo.
  Fortalecimento das relações comerciais  
Suíça e Moçambique lançam rede de negócios
 
Maputo (Canalmoz) - Uma rede de negócios suíça-moçambicana foi lançada oficialmente nesta quarta-feira em Maputo. Denominada Business Network Suíça-Moçambique, a rede terá como principal tarefa trazer liderança e ligação junto às empresas suíças estabelecidas em Moçambique, bem como na entrada de novas empresas suíças interessadas em investir no País.
Vodacom renova patrocínio ao Vilankulo FC e à Liga Muçulmana 
 
Maputo (Canalmoz) – A Vodacom vai renovar o patrocínio às equipas do Vilankulo Futebol Clube e da Liga Desportiva Muçulmana de Maputo na próxima época desportiva, segundo um comunicado enviado à nossa Redacção. 
MITRAB suspende dezenas de trabalhadores estrangeiros ilegais
 
Maputo (Canalmoz) – O Ministério do Trabalho, através da Inspecção do Trabalho na cidade de Maputo, suspendeu, nos últimos dias, cidadãos estrangeiros de diferentes países, que se encontravam a trabalhar ilegalmente em Moçambique.
  Em Moçambique  
Philips vai instalar 27 “Centros Comunitários de Luz” movidos a energia solar
 
 Maputo (Canalmoz) – A Royal Philips, uma empresa Holandesa e líder global em cuidados com a saúde, iluminação e produtos de consumo e estilo de vida, vai instalar, em parceria com a Federação Holandesa de Futebol - KNVB, 27 “Centros Comunitários de Luz” em vários locais de Moçambique. 

Sem comentários: