terça-feira, 28 de maio de 2013

CanalMoz - Edição de 28 de Maio de 2013

Edição de 28 de Maio de 2013
Detenção de Jorge Arroz aumenta proporção da greve dos profissionais de saúde
 
2013 05 28 001
 
Maputo (Canalmoz) – A detenção na noite deste domingo e posterior soltura do presidente da Associação Médica de Moçambique (AMM), Jorge Arroz, fez crescer a proporção da greve dos médicos e outros profissionais de saúde que se juntaram à causa. Na manhã desta segunda-feira, centenas de médicos e outros profissionais de saúde lotaram o cineteatro Gungu (Gilberto Mendes) para reafirmarem união e comprometimento de levar a greve avante até aquilo a que chamaram de “vitória final”.
Profissionais de saúde exigem demissão da porta-voz do MISAU 
 
2013 05 28 002
 
Maputo (Canalmoz) – Um dos rostos mais visíveis da irresponsabilidade e de arrogância no diferendo que opõe os profissionais de saúde e o Governo é a porta-voz do Ministério da Saúde, a senhora Francelina Romão. É justamente dela que os profissionais de saúde nem querem ouvir falar por aquilo que chamaram de “comportamento arrogante” que tem demonstrado a cada sua aparição pública. 
Ministério da Saúde está politizado 
 
- Dra. Benedita da Silva, antiga directora Provincial de Saúde
 
Maputo (Canalmoz) – Se havia alguma dúvida que a greve dos médicos e outros profissionais de saúde não está a ser levada a cabo por supostos “jovens agitadores”, tal como o Governo e a sua máquina de propaganda quiseram fazer acreditar, todas estas dúvidas desfizeram-se esta segunda-feira.
  Detenção do presidente da AMM com repercussões nas províncias  
“Governo deve pedir perdão ao doutor Arroz”
 
- disse António Mutoua, da Plataforma Provincial da Sociedade Civil em Nampula
 
Nampula (Canalmoz) – A detenção do presidente da Associação Médica de Moçambique, AMM, doutor Jorge Arroz, na noite do último domingo, teve repercussões em todo o País. A nível da província de Nampula, a Plataforma Provincial da Sociedade Civil manifestou a sua indignação pela detenção. 
  Na província de Maputo  
Enfermeiro vítima de espancamento recebe alta hospitalar em Magude
 
Liga dos Direitos Humanos vai prestar assistência jurídica aos enfermeiros
 
Maputo (Canalmoz) – Um dos três enfermeiros que na semana passada foram espancados e detidos no Comando Distrital de Magude, província de Magude, está a convalescer na sequência da crise hipertensiva e sangramento nasal, causados pelas torturas protagonizadas pela Polícia.
  Na quarta ronda  
Governo e Renamo assinaram acordo de princípios e iniciam discussão de questões eleitorais
 
Maputo (Canalmoz) - À quarta ronda de diálogo entre o Governo moçambicano e a Renamo as partes se entenderam e estabeleceram “acordo de princípios do diálogo”, conforme proposto na ronda passada pela Renamo e ainda avançaram para discussões de questões eleitorais, o primeiro assunto da negociação.
  No distrito de Magude  
Polícia recupera 23 armas de fogo em três meses
 
 - Oito pessoas em conexão com uso de seis destas armas estão detidas 
 
Maputo (Canalmoz) – A Polícia da República de Moçambique (PRM) a nível do distrito de Magude, província de Maputo, anunciou ter recuperado nos últimos três meses 23 armas de fogo de diversos calibres. Parte destas armas possui registo sul-africano e são usadas para a caça furtivo e prática de crimes.
Sistema financeiro moçambicano cresce de mãos dadas com exclusão
 
Maputo (Canalmoz) - Moçambique conta neste momento com um total de 522 balcões de instituições financeiras espalhadas por todo o território nacional. Segundo o Banco de Moçambique, estes dados revelam o crescimento do sistema financeiro moçambicano, mas ao mesmo tempo a exclusão e assimetria regional das instituições financeiras.
Rio Tinto lança “Programa do Graduado” para jovens moçambicanos
 
Maputo (Canalmoz) - A Rio Tinto Moçambique anunciou o lançamento para breve de um “Programa do Graduado 2014”, destinado a jovens moçambicanos recém-formados. Este programa, cujo processo de selecção dos candidatos vai decorrer no presente ano e o processo de formação em 2014, está inserido no programa global da Rio Tinto para o desenvolvimento de talentos. 

Sem comentários: