quinta-feira, 16 de maio de 2013

CanalMoz - Edição de 17 de Maio de 2013

Edição de 17 de Maio de 2013
  Atado primeiro nó no diálogo  
Governo rejeita todas pré-condições da Renamo
 
Renamo já reagiu e reitera sua posição
 
2013 05 17 001
 
Maputo (Canalmoz) - O Governo moçambicano acaba de recusar todas as exigências prévias colocadas pela Renamo na primeira ronda das negociações, como condição para o seguimento do diálogo.
  Paulo Comoane, juiz-conselheiro do TA  
“Leis do segredo do Estado limitam direito à informação’’
 
Maputo (Canalmoz) – O juiz-conselheiro do Tribunal Administrativo (TA), Paulo Comoane, disse que as leis do segredo do Estado em vigor em Moçambique limitam o direito à informação consagrada na Constituição da República e Declaração Universal. 
  Em carta aberta ao PR relativa à 2ª greve dos médicos  
Parlamento Juvenil junta-se à causa dos médicos 
 
2013 05 17 002
 
Maputo (Canalmoz) - O Parlamento Juvenil de Moçambique (PJ), movimento de advocacia em prol dos direitos e prioridades da juventude, vai levar a cabo a 2ª greve geral dos médicos em Moçambique, juntando-se à Associação Médica de Moçambique (AMM) e à Comissão dos Profissionais de Saúde Unidos (PSU), com início no dia 20 do corrente mês, exigindo um salário baseado no princípio de equidade no sector público, conforme acordado no Memorando de Entendimento de 15 de Janeiro.
  Na campanha agrícola 2012/2013  
Província de Maputo registou fraca produção agrícola
 
- Dados preliminares apresentados esta quarta-feira na cidade da Matola, pela Direcção Provincial da Agricultura durante a IX sessão ordinária do Governo de Maputo, indicam que das 5.931.923 toneladas planificadas, apenas foram obtidas 699.834,9 toneladas de culturas diversas.

Maputo (Canalmoz) - A província de Maputo registou na campanha agrícola 2012/2013 uma produção global de 699.834,9 toneladas de culturas diversas, contra as 5.931.923 toneladas planificadas.
  Oportunismo do Conselho Municipal da Namaacha  
Edilidade cobra 25 meticais para estacionar carros de peregrinos
 
-Igreja distancia-se do acto
 
Maputo (Canalmoz) – Pela primeira vez na história de peregrinação ao santuário “Nossa Senhora de Fátima” na Namaacha, o Conselho Municipal local cobrou aos peregrinos 25 meticais (quase um dólar) para o estacionamento de cada viatura.
  Simplificação de serviços financeiros  
Basta possuir número da Vodacom para enviar, levantar, receber dinheiro
 
Maputo (Canalmoz) - A Vodacom lançou ontem em Maputo o serviço financeiro móvel “M-Pesa” que permite efectuar transferência e receber dinheiro, pagamento de serviço, compra de crédito sem precisar de ter acesso a uma conta bancária. Necessitando apenas de possuir cartão de identidade nacional ou passaporte, um número Vodacom e estar registado junto de qualquer agente “M-Pesa”.
  Investimento em infra-estruturas em 2012  
Standard Bank financiou mais de 200 milhões de dólares à economia nacional
 
Maputo (Canalmoz) - O Standard Bank financiou, em 2012, com mais de 200 milhões de dólares norte-americanos, infra-estruturas fulcrais para alavancar a economia nacional, nomeadamente, aumento da capacidade de escoamento do carvão de Moatize ao porto da Beira, construção de infra-estruturas aeroportuárias na região norte e armazenamento de combustíveis líquidos, no centro.
Funcionários do FFH beneficiam de facilidades no Millenniumbim
 
Maputo (Canalmoz) - O Millennium bim firmou uma parceria anual com o Fundo para o Fomento da Habitação (FFH), através da qual o banco comprometeu-se a oferecer condições especiais de acesso aos seus produtos aos funcionários do FFH, incluindo os Quadros Directivos. O objectivo é disponibilizar soluções inovadoras que satisfaçam as diferentes necessidades dos intervenientes.
DStv introduz canal de desporto disponível em todos pacotes
 
Maputo (Canalmoz) – Um novo canal especializado em desporto passa a fazer parte da grelha da DStv e em todos os pacotes. O canal designa-se SuperSport Máximo 360, difunde em Português! 

Sem comentários: