quinta-feira, 9 de maio de 2013

CanalMoz - Edição de 09 de Maio de 2013

Edição de 09 de Maio de 2013
  Informe sobre estado geral da justiça  
“Crimes económicos e corrupção lesam Estado em mais 100 milhões”
 
- Diz Augusto Paulino, procurador-geral da República 
 
2013 05 09 003
 
Maputo (Canalmoz) – O procurador-geral da República, Augusto Paulino, disse que os crimes económicos e de corrupção, com destaque para a falsificação de documentos, participação económica de dirigentes em negócios, desvio de fundos públicos e abuso de cargo ou função, lesaram o Estado moçambicano em mais 100 milhões de meticais. Os desvios de fundos foram registados em 7 províncias. Grande parte do valor foi retirada dos cofres do Estado em Maputo, Sofala e Nampula. 
  No seu informe sobre o estado da justiça  
O que Augusto Paulino não disse ontem no Parlamento
 
PGR contorna casos de ataques a sedes de partidos da oposição e actuação violenta da Força de Intervenção Rápida (FIR)
 
Maputo (Canalmoz) - No seu informe anual sobre o Estado Anual da Justiça no País, apresentado nesta quarta-feira na Assembleia da República, o procurador-geral da República, Augusto Raul Paulino, não fez menção como crimes os frequentes ataques e vandalização protagonizados pelas Forças de Intervenção Rápida (FIR) e membros do partido Frelimo às sedes dos partidos políticos na oposição.
  Edil da Matola renuncia ao cargo  
Arão Nhancale cede à pressão dos “camaradas”
 
2013 05 09 001
 
Maputo (Canalmoz) – Arão Nhancale acaba de ceder à pressão que vinha sofrendo dos seus camaradas ao nível do comité da cidade de Matola e apresentou na última segunda-feira a carta de renúncia ao cargo de presidente do Conselho Municipal da Matola. O Secretário da Assembleia Municipal da Matola, Júlio Chembene, confirmou a entrada da carta no órgão deliberativo.
  No distrito de Chibabava, província de Sofala  
Detidos três supostos traficantes de órgãos humanos
 
Maputo (Canalmoz) - A Polícia da República de Moçambique em Sofala diz que deteve, no distrito de Chibabava, três indivíduos indiciados de tráfico de órgãos humanos.
  Em todo o País  
24 escolas de condução funcionam sem qualidade mínima
 
 - INATTER diz que não tem bases legais para encerrar as escolas
 
Maputo (Canalmoz) – O Instituto Nacional de Transportes Terrestres (INATTER) inspeccionou 75 escolas de condução, em todo o País, no ano passado e concluiu que 24 delas já perderam a qualidade de formação, mas mesmo assim não há base legal para mandá-las encerrar. Quem afirma é o director-geral da instituição, Taibo Issufo, que nesta terça-feira falava à imprensa em Maputo.
  Combate à actuação violenta da PRM  
Não existe lei que penalize Polícias que torturam cidadão
 
Maputo (Canalmoz) - Não existe, no País, uma lei específica que impõe sanções aos agentes da Polícia que no exercício das suas actividades envolvem-se em prática de torturas aos cidadãos. Quem o diz é o director nacional das Prisões, Eduardo Mussanhane, que argumenta que por esta via é preciso que os agentes que se envolvem nesse tipo de atitudes sejam penalizados e que para tal as molduras penais sejam enquadradas no ordenamento jurídico nacional.
  Nova obra de Professor João Mosca  
“Um Mix de Populismo Económico e Mercado Selvagem”
 
2013 05 09 002
 
Maputo (Canalmoz) – O Professor João Mosca lançou esta semana, em Maputo, o livro intitulado “Um Mix de Populismo Economico e Mercado Selvagem”, financiada pela Universidade Politécnica em parceria com a Livraria Escolar Editora.
Brasileiro eleito director da Organização Mundial do Comércio 
 
Maputo (Canalmoz) - O cidadão brasileiro Roberto Azevêdo foi eleito novo Diretor-Geral da Organização Mundial do Comércio(OMC). O brasileiro que era representante Permanente do Brasil junto à Organização, em Genebra, desde 2008, obteve o mais amplo consenso dos Membros da Organização na terceira ronda de consultas, em Genebra, à frente do candidato mexicano, Herminio Blanco.

Sem comentários: