segunda-feira, 6 de maio de 2013

CanalMoz - Edição de 07 de Maio de 2013

Edição de 07 de Maio de 2013
Fundo Monetário Internacional sem rodeios
“Moçambique continua como um dos países mais pobre do mundo”
- diz o director-geral adjunto do FMI, David Liton
David Liton aconselha o Governo de Moçambique a apostar na agricultura como forma de impulsionar a economia nacional, porque os efeitos positivos da abundância dos recursos naturais no País vão começar a fazer-se sentir, no mínimo só daqui a 18 anos.
“…a experiência que tenho da maioria dos países com tantos recursos minerais, tem sido uma espécie de “bênção mista” porque quando não são bem geridos provocam revoltas e perpetuam a corrupção, daí que considero que não são uma garantia para o desenvolvimento de um País aliado ao facto de a sua exploração ser limitada”
Maputo (Canalmoz) – O Fundo Monetário Internacional (FMI), um dos principais financiadores do Estado moçambicano não cai nas justificações do Governo de que a pobreza está a reduzir em Moçambique. O director-geral adjunto da instituição financeira internacional, David Liton, que proferiu uma palestra ontem em Maputo disse e demonstrou que “Moçambique continua como um dos países mais pobre do mundo, apesar de estar a registar um grande crescimento económico nos últimos anos”.
Resgistos Verbais
“Os regimes criminosos não foram feitos por criminosos mas por entusiastas convencidos de terem descoberto o único caminho para o paraíso.
Centro de exames médicos na Beira
Detido funcionário acusado de falsificar certidões de aptidão física
2013 05 07 001
Bernardo Duce, porta-voz do Gabinete Central de Combate à Corrupção
Maputo (Canalmoz) – Um funcionário do Centro de Exames Médicos, acusado de emitir clandestinamente certidões de aptidão física, está a contas com a Polícia na cidade da Beira.
Vítimas das cheias recebem comida pelo trabalho
2013 05 07 002
João Ribeiro, director do INGC
Maputo (Canalmoz) – O Instituto Nacional de Gestão de Calamidades (INGC) parou de distribuir gratuitamente comida às vítimas das cheias e passa a promover a troca de “donativos” pelo trabalho, na assistência às 150 mil vítimas das 428 mil afectadas pelas enxurradas no País.
Província de Maputo
Crianças assistem à carreira de tiro em Munguine
Maputo (Canalmoz) – A população da localidade de Munguine, no distrito de Manhiça, província de Maputo, voltou a pedir ao Ministério da Defesa Nacional para transferir a carreira de tiro por se encontrar próxima das suas residências. O primeiro pedido foi formulado em meados do ano passado aquando do encerramento do curso de guardas e assistentes aduaneiros das alfândegas.
Nas actividades do seu centenário
Clube Naval imortaliza Kok Nam
Maputo (Canalmoz) – O Clube Naval celebra este ano o seu centenário. No rol das actividades, que arrancaram em Fevereiro e terminam em Dezembro, consta uma exposição fotográfica de Kok Nam, um dos co-fundadores da Associação Moçambicana de Fotografia e da Mediacoop, esta última proprietária dos jornais Mediafax e Savana.
Assalto na cidade de Maputo
Meliantes assaltam armazém de venda de material de construção no Zimpeto
Maputo (Canalmoz) – Um grupo de meliantes, até agora não identificado, assaltou, na última semana, um armazém de venda de material de construção, no bairro do Zimpeto, cidade de Maputo, ao longo da Avenida de Moçambique.
Em Moçambique
MISAU lança Semana Nacional de Saúde da Mulher e Criança
Maputo (Canalmoz) – O Ministério da Saúde procedeu ontem em Maputo ao lançamento da Semana Nacional de Saúde da Mulher e Criança que vai decorrer num período de cinco dias úteis a terminar no próximo dia 10 de Maio corrente.
Em Moatize
Vale ajuda famílias de Cateme na criação de gado
Tete (Canalmoz) – A Vale Moçambique entregou 90 cabeças de gado a 30 famílias da Vila de Cateme no último mês de Abril, no Distrito de Moatize, elevando assim para cinquenta o total de famílias cobertas pelo programa de fomento pecuário que actualmente movimenta 150 bovinos. O fomento pecuário nas famílias reassentadas para para dar lugar à exploração de carvão de Moatize pela Vale, surge no âmbito do memorando de entendimento assinado entre o Governo da Província de Tete e a mineradora brasileira, em 2012.
Canal de Opinião
Por: Noé Nhantumbo
Dilema das potências emergentes ou jamais foram potências?
BRICS em desaceleração ou nem tanto?
Beira (Canalmoz) – Num panorama internacional pejado de conflitos abertos e outros latentes esperava-se e seria de desejar que as potências do nascente grupo BRICS se fizesse sentir. Projectar força, mostrar poder ultrapassa simples estatísticas financeiras e fluxos comerciais.

Sem comentários: