sexta-feira, 3 de maio de 2013

(Canalmoz) – Edição de 03 de Maio de 2013

Edição de 03 de Maio de 2013
Aberta mais uma frente de conflito em Manica
Polícia prende 15 homens armados que garantiam segurança de Manuel Bissopo
“Dos homens detidos, seguranças do secretário-geral da Renamo que está de visita a Manica, foram apreendidas 7 armas AKM e 2 pistolas com 172 munições”, Comandante provincial da PRM, Francisco de Almeida
“Não reagimos pura e simplesmente porque não queríamos desestabilizar o dia dos trabalhadores em Chimoio, mas vamos responder em breve se isto permanecer assim”, Secretário-geral da Renamo, Manuel Bissopo
2013 05 03 002
Chimoio (Canalmoz) - A Polícia da República de Moçambique (PRM) deteve em Chimoio 15 homens armados da Renamo que faziam parte do grupo de seguranças do secretário-geral do partido que se encontra de visita à província de Manica.
Finalmente arrancaram ontem as negociações
Primeiro dia foi reservado a condições prévias impostas pela Renamo
“Renamo nunca pediu dinheiro ao Governo” – diz José Pacheco
2013 05 03 003
Maputo (Canalmoz) – O primeiro dia das negociações entre o Governo e a Renamo, foi reservado a condições previas trazidas pela delegação da Renamo. São três pontos que a Renamo quis ver satisfeitas antes de se avançar com qualquer diálogo.
A proporcionalidade da ostentação
2013 05 03 001
A noiva e o noivo; Vega Gupta e Aakash ou a ostentação
Pretória (Canalmoz) - Na África do Sul, ocorre neste momento algo semelhante, mas em moldes ainda maiores, proporcionais aos largos cabedais do país vizinho. Uma poderosa família sul-africana, os Gupta, decidiram celebrar o casamento de uma filha sua em Sun City.
Candidatura fraudulenta do reitor do ISCTEM
Assembleia da República decide hoje “caso Leopoldo da Costa”
Maputo (Canalmoz) – A Assembleia da República (AR), através da Comissão dos Assuntos Constitucionais, Direitos Humanos e Legalidade, vai dar o veredicto final esta sexta-feira, sobre o caso “Leopoldo da Costa”, em que o actual presidente da Comissão Nacional de Eleições (CNE) é acusado de ter falsificado assinaturas dos dirigentes da Organização Nacional dos Professores (ONP) que suportaram a sua recandidatura ao órgão.
Em uma semana nas províncias de Maputo e Gaza
Sete armas de fogo recuperadas das mãos de malfeitores
Maputo (Canalmoz) – Sete armas de fogo foram recuperadas na semana passada das mãos de malfeitores nas províncias de Maputo e Gaza. Muitas delas eram usadas para a prática de roubos e assaltos, informou a Polícia.
Acidentes de viação matam 27 pessoas

Maputo (Canalmoz) – Vinte e sete pessoas morreram e outras 107 contraíram ferimentos entre graves e ligeiros, como consequência de 45 acidentes de viação registados em todo o País.
Enfermeiros militares e sargentos milicianos integram exército
Maputo (Canalmoz) - Cerca de 200 soldados, entre enfermeiros militares e sargentos milicianos, acabam de encerrar o 4º curso na Escola de Sargentos das Forças Armadas Alberto Chipande, em Boane, 30 quilómetros a sul de Maputo. Sargentos ouvidos pelo Canalmoz após o juramento da bandeira disseram que estão prontos para cumprir com as ordens dos seus superiores.
No processo de tratamento da malária nas crianças
Provedores de saúde negligenciam recomendação da OMS
Maputo (Canalmoz) – Poucos provedores de saúde aderem à orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS) em relação ao tratamento da malária, que deve ser na base de diagnóstico confirmado, e recomenda-se igualmente que em regiões de alto risco de malária, onde os recursos são limitados, o diagnóstico clínico seja baseado na história de febre nas 24 horas precedentes para evitar consequências fatais, particularmente nos casos de infecção severa.
No sector hoteleiro
Tsogo Sun anuncia investimento de USD 100 milhões em Moçambique e Nigéria
Maputo (Canalmoz) - O Tsogo Sun, grupo de uma cadeia hoteleira sul-africana, acaba de anunciar que irá efectuar um investimento de 100 milhões de dólares norte-americanos em dois interessantes projectos em Moçambique e na Nigéria, no âmbito da sua estratégia de crescimento.
KfW da Alemanha financia obras da EDM em 18 milhões de euros
Maputo (Canalmoz) - A Electricidade de Moçambique-E.P. (EDM) e o Grupo Bancário Alemão de Investimentos KfW assinaram, esta semana, em Maputo, um acordo visando o financiamento na ordem de dezoito milhões de Euros, para a reabilitação das Centrais Hidroeléctricas de Mavuzi e Chicamba, na Província de Manica.
Canal de Opinião
Por: Noé Nhantumbo
A culpa é da FIR ou estes agem em nome de alguém?
Quem ordena ataques policiais à oposição?
Beira (Canalmoz) - Repetem em escala cada vez maior os ataques protagonizados por agentes da PRM e da FIR contra manifestantes pacíficos em vários cantos de Moçambique.

Sem comentários: