quinta-feira, 2 de maio de 2013

CanalMoz - Edição de 02 de Maio de 2013

Edição de 02 de Maio de 2013
Editorial
Quem quer Paz não manda atacar os outros com armas de guerra !!!!...
Maputo (Canalmoz) – Já dissemos aqui neste mesmo espaço que o Sr. Armando Guebuza é uma fonte inesgotável de desestabilização do nosso País. E os factos continuam a comprovar que estamos certos quando o afirmamos.
Nas cerimónias centrais do Dia Internacional do Trabalhador
Governo ausente manda FIR controlar trabalhadores
OTM diz que marcharam 30 mil trabalhadores em Maputo e 220 mil trabalhadores em todo o país
2013 05 02 003
Maputo (Canalmoz) – Foi mais um “1º de Maio” sem Governo nas cerimónias centrais de celebração do Dia Internacional do Trabalhador. Num momento de grande insatisfação social no seio dos moçambicanos, não há governante que tenha tido a coragem de estar ao lado dos trabalhadores no seu dia. Nem o presidente da República, nem a ministra do Trabalho.
Direitos Fundamentais – 1
Por: Amad Camal
Temos que dizer basta !!!!
Este governo da FRELIMO que ajudei a eleger tornou-se canibal, comendo os seus próprios filhos…
Tete (Canalmoz) – Quando os governos limitam as liberdades fundamentais dos cidadãos, dão um sinal de descontrolo e desespero, como foi o caso do regime colonial português e, só para citar os últimos de 2012, as ditaduras do Iraque, Tunísia, Egipto, Yemen.
Dia do trabalhador
Funcionários do Millennium bim marcharam de “luto”
“No Millennium bim estamos de luto pelos nossos direitos mortos pelo patronato, pedimos justiça. Socorro!”, mensagem do sindicato dos trabalhadores do maior banco comercial do País
2013 05 02 002
Maputo (Canalmoz) – Ontem, dia dos trabalhadores, houve inovações interessantes na marcha pela baixa da cidade de Maputo. Os funcionários do Millennium bim – o maior banco comercial do País – foram exemplo disso.
“1º de Maio” em Gaza
PRM deteve cinco membros do MDM na vila da Macia
Enquanto isso, a Polícia de choque (Força de Intervenção Rápida), na cidade de Quelimane, confrontou-se com taxistas e ciclistas impedindo-os de desfilarem
2013 05 02 001
Maputo (Canalmoz) – A Polícia da República de Moçambique (PRM), na vila municipal da Macia, na província de Gaza, deteve ontem, no decurso das comemorações do 1º de Maio, Dia Internacional dos Trabalhadores, cinco pessoas, todas elas membros do Movimento Democrático de Moçambique (MDM), acusando-os de provocarem desacatos contra as autoridades e insultarem-as.
Canal de opinião
Por: Borges Nhamirre
Dia do Trabalhador
Governantes ausentes dão mais uma nota de medo!
Maputo (Canalmoz) – Com o Presidente da República estrategicamente em “presidência aberta” fora da capital do País, a ministra do Trabalho e os demais ministros optaram pelo aconchego das suas mansões ou terão mesmo ido dar uma voltinha a Nelspruit ou à Praia do Bilene! Na Praça dos Trabalhadores não se viu nenhum governante. Apenas a Polícia, com tanques de guerra, que para ali foi despachada para vigiar os trabalhadores! Estranho? Não?
Suposto consumo de drogas no baile de finalistas
Direcção do Colégio Kitabu diz que a Polícia está equivocada e exige provas
Maputo (Canalmoz) – A comissão dos pais, a direcção do Colégio Kitabu e a segurança reagiram à informação lançada há dias pela Polícia que dava conta de que oito estudantes, que estiveram no convívio de angariação de fundos para o baile de finalistas, retornaram às suas casas drogados e inconscientes.
Corpo sem vida encontrado no Aeroporto Internacional de Maputo
O cadáver estava num dreno e já em estado avançado de decomposição
(Canalmoz) – Um corpo sem vida e em avançado estado de decomposição foi encontrado na manhã desta terça-feira no interior de um dreno do parque de automóveis do Aeroporto Internacional de Maputo.
Luís Bernardo Honwana lança repto à juventude:
Não esperem que a velha geração vos dê o poder – vocês é que devem arrancar o poder à velha geração”
2013 05 02 005
Maputo (Canalmoz) – Assinalou-se sábado último em Mbabane o 50.º aniversário da fundação do colégio Waterford Kamhlaba. O colégio foi criado como alternativa ao sistema educacional segregado da África do Sul.

Sem comentários: