sábado, 25 de maio de 2013

Barroso e Passos entre "os sonâmbulos" rumo ao abismo - Economia - DN

Barroso e Passos entre "os sonâmbulos" rumo ao abismo

por Ricardo Simões FerreiraHoje16 comentários
Barroso e Passos entre "os sonâmbulos" rumo ao abismo
A prestigiada revista The Economist faz esta semana capa com a crise do euro, chamando "sonâmbulos" aos líderes europeus e colocando Durão Barroso e Passos Coelho entre aqueles que seguem Angela Merkel rumo a um abismo.
A imagem de capa é uma fotomontagem concebida como se de um cartaz de filme se tratasse. Sob o título "Os Sonâmbulos" a publicação britânica escreve: "Um euro-desastre à espera de acontecer".
Debaixo de frases fictícias ao estilo de crítica de cinema que refletem o que a publicação pensa da atual condução política da zona euro - "Um ressono de força!"; "As Sombras de Grey, mas sem o sexo"; e "Inação sem fim" -, surge uma fotomontagem com a chanceler alemã, Angela Merkel, conduzindo líderes da Europa para o que se vê ser a escarpa de um abismo.
À esquerda de Merkel, logo atrás do Presidente Francês, François Hollande, e do primeiro-ministro espanhol, Mariano Rajoy, surgem as figuras dos portugueses Durão Barroso, presidente da Comissão Europeia, e Pedro Passos Coelho.
Na imagem, o chefe de Governo português só tem atrás de si o presidente do Conselho Europeu, Herman Van Rompuy.
Para a The Economist, a zona euro está "desesperadamente a precisar de um impulso" e que "são más notícias" não haver "nenhumas notícias" nesse sentido, como se lê no interior.
Em jeito de editorial, a revista realça que a Cimeira Europeia desta semana passou quase despercebida - realizou-se "num nutritivo almoço de trabalho" - e deu a entender que tudo está a correr bem na União.
"Infelizmente, a ideia de que o euro é um problema de ontem é uma ilusão perigosa. Na realidade, os líderes europeus percorrem sonâmbulos um deserto económico", lê-se ainda no artigo.

Sem comentários: