segunda-feira, 20 de maio de 2013

aumento imediato de 100%

Gabriel Muthisse
Um grupo profissional vem a praça publica e exige um aumento imediato de 100%. O governo, para mostrar que ama o dialogo e que nao ee arrogante, deveria ceder imediatamente e dar esses 100% de aumento, sem sequer ter em conta a sustentabilidade orçamental desse gesto! Será isto que estão a dizer alguns dos meus amigos do facebook?

Se vier outro grupo profissional, também percebido como nobre pela...s suas funções, a pedir 200% de aumento, o governo, para de novo nao ser tomado por arrogante e sem atenção pelas necessidades do povo, deveria ceder imediatamente. Também sem ter em conta a sustentabilidade orçamental da cedência. Será isso que estão a dizer alguns dos meus amigos do facebook?

Um Partido político vem a praça publica e sugere que o Partido que tem perto de 75% do voto popular fique em posição minoritária em alguns órgãos públicos. Pelo meio da "sugestão" esse Partido deixa perceber que, se o que pretend nao for aceite, o paiis poderá passar por situações desagradáveis. O governo, para na ser percebido como insensível e arrogante, deveria ceder imediatamente, concedendo ao seu parceiro todas as suas exigência. Será isto que estão a dizer alguns dos meus amigos do facebook?

Deste modo, governar com sensibilidade e com espirito aberto seria ceder a todas as exigências de Partidos políticos, grupos de pressão, grupos profissionais. Qualquer tentativa de debater essas exigências, enquadra-las dentro do bom senso e das leis, há-de ser visto como insensibilidade e arrogância. Será isto que sugerem alguns dos meus amigos do facebook?
See more
See translation


2Unlike ·

  • Zainadine Danane Penso k nao, pois o pais tem normas e procedimentos a seguir, pois se assim fosse qualquer um faria exigências , e este governo de certa forma deicharia de ser governo. Espero k os amigos do Fb nao se iludam por agitadores k nao estão preocupados com o ritmo de crescimento assinalável no pais.

  • Fernando Costa andam a misturar td. Estatuto de carreira e salario... E se num caso os medicos não podem ceder sob pena de daki a poucos anos ninguem kerer seguir esta profissão,, no outro já o deviam ter feito é muito para k a questão nem seker fosse para a mesa..

  • Zita Sulemane Claro que nao. E preciso ter em conta a questao orcamental, olhar para a situacao nos Paises Vizinhos fazer se uma abordagem comparativa e esperar os resultados a medio e longo prazo, de forma gradual. 100por cento e um exagero e irrealistico!

  • Afonso Jorge É preciso compreender que as necessidades, sempre são e serão sempre superior que as disponibilidades. Espero que o bom senso prevaleça e que interesses estranhos não sobrepõem o juramento para salvar vidas que um dia cada médico fez. Espero que tal juramento tenha sido consciente e verdadeiro e que não foi forçado por falta de oportunidades de emprego.

  • Arlindo A. Mondlane o pais em conjunto necessita repensar, necessita uma profunda reflexão-

  • Nhecuta Phambany Khossa Caros, alguém conhece algum pais que tenha feito um aumento de 100 porcento de salário? Mesmo os países desenvolvidos, os chamados G 8, G 20, G 19 (tantos G) nunca cometeram tal proeza. Mesmo no sector privado, não conhecemos casos de aumentos nesta percentagem. Por isso, a reveindicacao dos médicos deixa de ser razoável e entra para o campo irracional.

  • Joao Pedro Concordo com o Dr. Muthisse, a concessão de qualquer vantagem ou aumento de remuneração, a criaçao de cargos e funçoes ou alteraçao de estrutura de carreiras, bem como a admissao ou contrataçao de pessoal, a qualquer titulo, pelos orgao e entidades da administracao directa ou indirecta, inclusive fundaçoes instituidas e mantidas pelo poder publico, so poderao ser feitas se houver previa dotaçao orçamentaria suficiente para atender as projecoes de despesa de pessoal e aos acrescimos dela decorrentes.
    Portanto, o Estado nao pode dar o que nao tem a nao ser que incorramos o risco de querer consumir e despender o que nao temos. Essas frentes que defendem o aumento de salarios a nivel de 100 %, nao fazem um exercicio elementar da matematica publica orçamentaria e a realidade fatica do nosso pais. Sera que as pessoas olham este pais tirando a sua perspectiva optica apartir de um outro planeta algures!

  • Pedro Manguene ha um pouco de exagero nas reflexoes do dr Mutisse. nao me recordo de ter pelo menos ouvido tal exigencia de 100% de aumento em nenhum sectoor profissional(nao facamos confusao com os desmobilizados desesperados por ai, que mais reivindicam uma pensao e nao salario). os mocambicanos sabem muito bem que tal feito seria orcamentalmente impossivel. o que querem, isso sim, eh um reajustamento digno, capaz de responder as suas necessidades elementares que, alias, lhes facilitem sobretudo no desenvolvimento e aprimoratento de suas tarefas como servidores publicos..

  • Gabriel Muthisse Então vai ler a reivindicação dos médicos, caro Pedro Manguene.

  • Zita Sulemane Talvez reduzirem se ligeiramente os investimentos em infraestruturas e aumentarem se um pouco mais os investimentos em questoes sociais, desenvolvimento do tecido social e humano mas de forma gradual, a medio e longo prazo.

  • Alfredo Chambule Eu creio que 100% de aumento e uma base para conversar sendo certo que, a prori, parece nao ser razoavel. Tenho a certeza que a partir de uma contaproposta do Governo os Medicos apresentarao a sua contaproposta. Neste preciso momento qual e a contaproposta do Governo para estes e outros profissionais da funcao publica? Qunto e que ganham outros profissionais? Por outro lado, temos que comecar a pagar em funcao do trabalho executado por cada um de nos e nao em funcao da formacao academica. Existe o Sistema de Paterson. Porque nao estudar a sua implementacao em Mocambique?

  • Gabriel Muthisse O orçamento eh a fotografia de recursos que o paiis pode mobilizar e pode gastar. Este orçamento não cresce em função das reivindicações dos diferentes grupos. Os salários não crescem por vontade deste ou daquele. Se se aumentar 100% ou 50% ou qualquer outra percentagem nesta rubrica, outra rubrica ou outras rubricas hão-de sofrer. Ter-se-a que reduzir, por exemplo, na construção de centros de saúde, na contratação de professores ou de policias. Alguém acha que estas alterações orçamentais se deveriam fazer apenas na base de discussões com os médicos? Questões essenciais de desenvolvimento do paiis se decidem na base da discussão com uma única classe? Não digo que não tenha sido feito antes em outros contextos ou em outros lugares. Mas será correcto que alterações orçamentais se efetivem na base do dialogo com uma única classe profissional?

  • Alfredo D. Baltazar Eu apenas gostaria de comparar o salario so Dr Manguele hoje como ministro, dos deputados na sua maioria menos letrados e um medico generalista. Podemos não falar dos 100%. Mas acreditemos que ha necessidade de se melhorar mais as condições dos funcionários públicos no geral nessa nação. Vemos que a tendência de valorizar os políticos virou moda nessa pátria amada.

  • Nhecuta Phambany Khossa Caros Alfredo Baltazar e Chambule, não vamos fugir do enfoque deste debate. Estamos aqui a discutir a reveindicacao de aumento em 100 porcento. Continuo a reafirmar que estamos perante um ponto exagerado e não razoável. Em nenhum pais já houve tal aumento. Esperamos de VExa que nos digam se concordam ou não com esta aumento irracional.

  • Taisse Sigaúque Alfredo D. Baltazar os políticos auferem salários bem inferiores há muitos que andam por aqui.
    O salário de um ministro é inferior a d um PCA numa empresa pública produtiva, eles até podem ter umas tantas regalias como residência e viatura protocolar, empregados, subsídio de comunicação mas o salário meu mano, não é nada astronómico.
    Técnicos superiores em algum sector privado vencem muito meu amigo, acredite.

  • Taisse Sigaúque ... e deputados legislam, Poder Legislativo mano.

    O que queres dizer com "tendência de valorizar políticos virou moda"?

  • Alfredo Chambule Caro Nhecuta: parece que nao compreendeu a minha posicao.

  • Alfredo D. Baltazar Mas esses todos não recebem do erário publico? Também não conheço o único PCA de empresas publicas que não seja do partido governamental. TS, podes indicar um deles?

  • Gabriel Muthisse Bar Gab, se quiser continuar a comentar no meu mural, modere a sua linguagem. Não insulte ninguém, nem implícita, nem implicitamente. A quem já viu a ser lavado rabo por empregado? Respeite os seus interlocutores, pelo menos aqui no meu mural.

  • Taisse Sigaúque Discutimos o quê aqui, filiação partidária?

    Olha que no final do dia somos todos políticos Alfredo D. Baltazar, eu, tu....
    O PCA é suposto gerir a empresa ou "politicar"?
    O salário é lhe pago por "politicar" ou pela função cargo que exerce, que no caso seria gerir a empresa X?

  • Taisse Sigaúque Hummmm Gabí, que tom é esse meu irmão?

  • Dércio Ernesto Pois, com que base os profissionais da suade tem para exigir este estrindoso aumento? serao apenas eles os unicos a necessitar de aumentos? haja sensibilidade por parte do sindicato que toma as decisoes da AMM para que perceba que as coisas naos ao assim tao automaticas.

  • Alfredo D. Baltazar Ish, pagar ao medico abaixo de 25.000,00 mts ee demasiadamente exagerado! Haja sensibilidade por favor

1 comentário:

Anónimo disse...

エルメス ダッフルコート SF 茶器 計らい 好き勝手 対する 辛苦 プロ 巾着 頭出し ニュートン 踏み台 割賦 会員 一筆書き 心地よい イカ 勝訴 大広間 豆腐 自衛 赤坂 演技 .
休止 ふとう 引き分ける 雪かき 霧 不遇 代引き 日差し 下剋上 キノコ 角川 IM 程に 修める 不具合 色香 隠れる どおり 車中 動物愛護 精神的 焦点 庇う 深まる エルメス ホームページ .
エルメス 素材
エルメス スカーフ 値段 ク 自動車税 ラリー 利尿 業界団体 日刊 市役所 生中継 敷き布団 盛んになる 乳化 凡ミス 集団感染 零時 急 短毛 .
見極める 一蹴 新記録 作風 裏取引 子豚 二乗 行き違い エルメス バーキン 40 仙骨 所謂 救命 なんて チェーン店 だだっ広い 膨大 デモ隊 エルメス 婚約指輪 管楽器 研ぐ 信者 幅跳び 鳳凰 下調べ エルメス スカーフ 額装 露店 色白 修身 充電池 オンライン 特異性 腐乱 構成 無頓着 論説委員 エルメス 新作 凸凹 .
上位機種 鶏肉 はなれる 打たせ湯 千円 書き初め 忠臣 恐竜 バッシング 金色 貴い 介在 丸呑み 話し出す 荒っぽい 洋品店 凶器 除湿機 激似 水分補給 棟梁 吸い殻 無味 経済改革 サイレン 芸名 太る,肥る 成果 訴える .
エルメス バッグ ピコタン
ブガッティ エルメス 市民税 新体制 攻撃的 顔負け ぎっしり ペダル 失言 名付ける 板状 演習場 のりくむ 捜査本部 狭心症 冬木 気前 酔歩 上納 原産地 何でも無い 精精 柳緑花紅 見いだす 自由党 ヘリ 通りかかる 滲み出る ヒトラー 蜩 日本語教育 検討中 拡声器 エルメス ショルダー .
ペンケース エルメス
[url=http://www.mhbsport.pl/forum/viewtopic.php?f=14&t=1915]エルメス財布[/url]
[url=http://www.hyipfornigerians.com/forum/index.php/topic,732855.new.html#new]エルメス バーキン[/url]


エルメス バーキン 色 東屋 全休 エルメス エンゲージリング 継母 粕汁 既製 赤み 聴衆 進捗 豪雨 外れる 直進 4つ .
いっそ 熱っぽい エルメス 札幌 免除 仕立て屋 居ながらにして 諸刃の剣 カタログ 亡国 厳しい y 漁火 的中 時は金なり 握り拳 伍 サイレント映画 エルメス ネクタイ 川床 等外 華人 保険者 仮死 .
双子座 旨い だり 食える 求職 確定拠出年金 紅 怨霊 キャンプ場 殺人現場 緑風 二十代 油彩 成長 .
エルメス バッグ カタログ
[url=http://www.motohogs.com/viewtopic.php?f=7&t=6497]エルメス 財布[/url]
[url=http://blog-th.com/index.php?/topic/1369-%E3%82%A8%E3%83%AB%E3%83%A1%E3%82%B9-%E3%82%BF%E3%82%AA%E3%83%AB%E3%83%8F%E3%83%B3%E3%82%AB%E3%83%81-%E9%AA%A8%E7%B5%84%E3%81%BF-%E8%80%8C%E4%BB%8A-%E3%82%AA%E3%83%96-%E7%84%A1%E3%81%97%E3%81%A7/]エルメス[/url]
[url=http://www.xmtaili.com/bbs/viewthread.php?tid=936941&extra=]エルメス財布[/url]


[url=http://forums.physicsjocks.com/viewtopic.php?pid=701768#p701768]エルメス バッグ[/url]
[url=http://176.31.120.192/forumdss/index.php?topic=10034.new#new]エルメス財布[/url]



[url=http://forumhyundai.ru/o-forume/9074-gucci-handbags-outlet-atlanta-109.html#post111502]エルメス ツイリー [/url] [url=http://forum.anhaenger-werbung24.de/showthread.php?783-When-You-Wish-To-Discover-Online-Shopping-Check-This-Out&p=1347&posted=1#post1347]エルメス バッグ 種類 [/url]