terça-feira, 21 de maio de 2013

ASSOCIACAO MEDICA DE MOCAMBIQUE - BALANCO DO PRIMEIRO DIA DE GREVE

ASSOCIACAO MEDICA DE MOCAMBIQUE -  BALANCO DO PRIMEIRO DIA DE GREVE

Carissimos colegas

... Hoje tivemos um bom balanço da greve, modestamente 90% de adesão. Tivemos muitas queixas de colegas vitimas de represálias dentre as quais mencionamos:

- No HCM os colegas que fizeram o turno de domingo a segunda-feira as 7h foram mantidos cativos e intimidados pela direção coadjuvada pela policia.

E' caso para se dizer que a mensagem do Diretor do HCM e' clara, na sua óptica somos "moluenes" abjectos para seu cárcere privado (um crime contra a liberdade individual).

- Dra. Sandra Leão no H. G. Jose Macamo ameaçou com bastante contundência as enfermeiras de SMI, aos Pós Graduados alegando que o nosso saudoso Prof. Antonio Bugalho retiraria o canudo destes caso não se fizessem ao trabalho.

A colega temos a aconselhar que mude de atitude solidarize-se com a nobre causa e não manche o bom nome do saudoso Prof. Não ajuda mas também não atrapalhe.

- A direção do Centro de Saúde da Machava ameaçou rescindir o contrato dos colegas que aderiram a greve e anular os pedidos para continuação de estudos.

Cabe-nos dizer que e' um absurdo.

- Em Inhambane no Centro de saúde de Panda o técnico de laboratório foi ameaçado de prisão caso não se fizesse ao posto de trabalho.

Esta e' uma das razões que motiva esta luta, luta pelo respeito ao profissional de saúde, revela um desprezo a classe.

- Em Vilanculos os colegas foram vitimas de intimidações pelo administrador do distrito e a SISE.

Somos tratados como se fossemos " vândalos" citando o Director do HCM.

- Os Drs. Muchanga e Carlos em Zavala ameaçaram seus colegas para voltarem ao trabalho.

Continuamos a aceitar que nos virem uns contra os outros, grande cobardia.

- Os profissionais de saúde de chicuque contentam-se com os 7% mantendo-se nos seus postos de trabalho.

Veremos se dispensarão a nova tabela salarial que por nos sera conquistada.

E' caso para se dizer que o inimigo dos profissionais de saúde e' o seu ego.

OS DESAFIOS SÃO ENORMES MAS UNIDOS COMO ESTAMOS VENCEREMOS. UM POR TODOS, TODOS POR UM.

AMANHA O DESAFIO CONTINUA
See more
Like · · · 5 hours ago
  • 2 people like this.
  • Júlio Mutisse Sendo justas as vossas reivendicacoes por serem melhor remunerados e ou terem melhores condicoes de trabalho e um estatuto proprio, nesse balanco que fazem, sabem nos informar quantas pessoas terao morrido por falta de cuidados medicos? Nao havia como garantir servicos minimos ou a meta era ter uma adesao a 100%? Pessoas de bom senso sao solidarias as vossas reivendicacoes mas perdem em demasia na forma como agem, afinal vidas se perdem e parece que voces nao se preocupam com isso. Uma greve de medicos tem que revestir de todos os cuidados. Uma greve de medicos nao eh igual a uma greve de pedreiros ou juristas como eu.
  • Paulo Araujo Julio ja participaste em alguma greve? Se sim qual delas? O governo devia pensar nas consequencias de uma greve dos medicos nos moldes em que foi anunciada e especialmente depois da esperiencia da primeira greve de janeiro. O governo preferiu investir na desinformacao usando a RM e a TVM para passar a mensagem que tudo esta controlado esquecendo se que o povo ja nao assisti e escuta esses canais. Tenho vergonha do meu pais e dos seus governantes
  • Júlio Mutisse Enquanto trabalhador (e ja o sou ha muitos anos) nunca. Se o objectivo da greve (de um medico) eh provar que o Governo esta errado e/ou eh inflexivel CLAP CLAP CLAP conseguiram. Num pais que o racio medico doente eh de longe vergonhoso, uma greve afecta mais os utentes do servico publico. Uma greve organizada considerando a prestacao de servicos minimos que minimize o sofrimento das pessoas poderia ate ter a minha simpatia e, se calhar de muitos, que tal como eu reconhecem a necessidade de a classe lutar por melhores condicoes mas, paralizar tudo???? heixi Paulo Araujo... o Governo pode estar embaracado mas as pessoas podem estar a morrer por falta de arroz mas tambem do Arroz para lhes diagnosticar malaria e cuidar delas... sera que vale tudo isso?
  • Jasmim Alberto Gerivaz REALMENTE É UMA VIOLÊNCIA ESTA GREVE , MAS PORQUE NÃO SÃO OUVIDOS OS PROFISSIONAIS DE SAÚDE? O DINHEIRO É SÓ PARA OS CORRUPTOS DE DETERMINADAS REPARTIÇÕES QUE VÃO PELA PORTA DO CAVALO COM AMEAÇAS, RETIRAR COM MENTIRA DINHEIRO AOS EMPRENDEDORES AÍ DO PAÍS E NINGUÉM VÊ NADA?FICAM CALADOS SENÃO FAZEM-LHES A FOLHA COM MENTIRAS E DEPOIS ATÉ SÃO EXPULSOS QUANDO SÃO ESTRANGEIROS E ESTÃO LEGAIS? ESSES PODEM DESSA MANEIRA DE IR BUSCAR O COMPLEMENTO DO ORDENADSO.É SÓ CORRUPÇÃO. SERÁ QUE NINGUÉM VÊ? TODA A GENTE SABE.Os médicos se forem fazer o mesmo ao povo, não podem, pois o povo não tem dinheiro., também têm a sua ética.Para quando uma ordem dos médicos e não uma associação? Os professores também são os parentes pobres disso tudo.Continuem a entregar as riquezas aos grandes do mundo sem contrapartidas para o povo e irão ver o resultado.ESSE LIBERALISMO DESENFREADO COM A CONIVÊNCIA DE GOVERNANTES ESTÁ A ESPALHAR-SE POR TODO O MUNDO .O RESULTADO SERÁ CATASTRÓFICO COMO CATASTRÓFICO FOI O COMUNISMO.O POVO PARA SOBREVIVER NÃO PRECISA DISSO, FECHA ISSO CONTINUANDO A VIVER MISERÁVELMENTE OU SE CALHAR MENOS MISERÁVEL MAS DE CONSCIÊNCIA TRANQUILA.

Sem comentários: