quarta-feira, 22 de maio de 2013

Arqueologia conceptual no centro de Moscou : Voz da Rússia

O antigo edifício do cinema Udarnik é apresentado o novo projeto de Grisha Bruskin "Coleção de Arqueólogo". Esta exposição abre uma série de exposições individuais de artistas russos no âmbito das atividades de museus e exposições da Fundação Cultural ArtChronika.

 Às vezes, uma visita a uma exposição de arte contemporânea torna-se uma verdadeira aventura e proporciona tanta emoção como uma peça de teatro. É essa a sensação que se sente quando se sai do do espaçoso hall do antigo cinema Udarnik, cheio de luz e ar, para a escadaria escura que leva à sala de exposições. O espetador tem que superar vários lances de escadas em quase total escuridão – apenas os degraus que levam para cima estão escassamente iluminados. Ao subir para o terceiro piso, chegamos a uma varanda com vista para uma verdadeira escavação arqueológica: o chão da sala de exposições está coberto com terra, na qual estão expostos artefatos corroídos pelo tempo – esculturas criadas por Grisha Bruskin: figuras de pioneiros e militares, modelos de aviões e umas enormes medalhas fantásticas. Todos eles poderiam muito bem ter existido no passado soviético.
 O próprio autor diz de seu projeto: "Eu peguei... emblemas da civilização soviética. Pelo menos trinta e três. De acordo com o número de letras do alfabeto russo. Esculpi-os em tamanho real. Em seguida, destruí as esculturas. Reuni novamente os fragmentos. Fundi-as em bronze. Enterrei na Toscana. Desenterrei alguns anos depois. Fotografei o processo de escavação e gravei um vídeo. Arqueólogos florentinos estudaram a estrutura molecular e atômica do metal, me concedendo assim, um certificado de autenticidade".
 Passando pela varanda, o público desce até o "local da escavação" e pode examinar os objetos de perto, andando por passarelas metálicas. As esculturas, meio cobertas de terra e elaboradamente iluminadas, produzem uma impressão muito forte, acontece um certo rompimento com a realidade, e torna-se difícil de compreender o que exatamente está diante de nossos olhos: evidências físicas da antiga era soviética, ou o trabalho de um artista contemporâneo.
 Pode haver diversas opiniões sobre a exposição. Por um lado, podemos tentar entender o conceito criado por um dos mais famosos artistas russos, e ver a exposição como "um estudo de como nascem, existem, e se transformam em ruínas mitos culturais, históricos e ideológicos". Por outro lado – faz sentido se abstrair de quaisquer significados, e simplesmente apreciar o drama artisticamente construído da exposição e desfrutar da habilidade do artista.

Sem comentários: