quinta-feira, 9 de maio de 2013

Aniversário do fim da Segunda Guerra Mundial: Voz da Rússia

Aniversário do fim da Segunda Guerra Mundial

9.05.2013, 12:00, hora de Moscou
Imprimirenviar por E-mailPostar em blog
vitória, túmulo do Soldado Desconhecido
RIA Novosti

O mundo está celebrando o 68º aniversário da vitória sobre a Alemanha nazista na Segunda Guerra Mundial.

Por ela foi pago um preço enorme: milhões de soldados, mas ainda mais civis foram mortos por bombas, de doenças, de fome, foram torturados em campos de concentração. A enorme máquina nazista foi parada e destruída. Soldados de diferentes nacionalidades lutaram lado a lado e venceram. Os povos da Rússia, Ucrânia, Bielorrússia e outras repúblicas da União Soviética, que perderam nesta batalha 27 milhões de seus filhos e filhas, fizeram uma contribuição inestimável para a vitória comum. Na guerra intensa contra as hordas de Hitler eles não só defenderam a sua pátria, mas também libertaram muitos países da Europa.
Nós nunca vamos esquecer que povos de outros países da coalizão anti-Hitler também fizeram uma contribuição significativa para a vitória: os Estados Unidos, a Grã-Bretanha, a França, mais de 50 países no total. Como resultado geral de seu esforço sem precedentes, em Berlim foi assinada a rendição incondicional da Alemanha nazista. E agora, já pela 68a vez, neste dia de libertação, o mundo homenageia os veteranos da frente e retaguarda, que conquistaram a Grande Vitória, homenageia os soldados que morreram no campo de batalha, e os civis.
Na Rússia não existe família que não perdeu parentes na guerra. Não existe casa que não tivesse sido tocada pela mágoa. Neste dia, lembramos aqueles que lutaram contra o inimigo na linha de frente, que combateram em grupos guerrilheiros, que trabalharam na retaguarda – todos aqueles que deram a sua força, saúde e vida em nome da vitória.
Perante a memória daqueles que, em nome da nossa pátria comum – o planeta Terra, – deram as suas vidas para reforçar a fraternidade, o parentesco espiritual, tentaremos fazer realidade o sonho dos que morreram de uma simples felicidade humana para as gerações futuras.
Hoje prestamos homenagem e expressamos a nossa eterna gratidão a todos os que não retornaram da guerra. Nos templos de muitos países do mundo, em todas as línguas são pronunciadas palavras de orações fúnebres. Elas podem ser diferentes em cada religião, mas o seu significado é um só: “No bem-aventurado repouso – eterno descanso. Dá, Senhor, aos teus servos defuntos, que derramaram seu sangue e deram suas vidas no campo de batalha! E faz-lhes memória eterna! E que a sua memória seja transmitida de geração em geração! Memória eterna!”

Sem comentários: