sábado, 11 de maio de 2013

"A OTAN destruiu nosso país de maneira planificada e sem piedade": Voz da Rússia

Mais matérias no tópico: Diário dos Bálcãs do jornalista russo Konstantin Kachalin (26 artigos)
11.05.2013, 10:40, hora de Moscou
Imprimirenviar por E-mailPostar em blog
Sérvia, Belgrado
© Flickr.com/m.a.r.c./cc-by-sa 3.0

Em longos anos de trabalho em Belgrado eu fiz amizade com a notável família de Zoran Mladenovic. Ele tem uma esposa maravilhosa –Snezhana, a filha Jovana e o filho Vuk. Durante todo o tempo em que a OTAN bombardeou a Sérvia e Montenegro, Zoran ajudou os grupos de filmagem da televisão russa.

Junto com os correspondentes e cinegrafistas ele esteve nos “pontos mais quentes” e viu tudo o que aconteceu naqueles dias não apenas em Belgrado, mas também em todo o país. Ele, como milhões de sérvios, tiveram de passar por muitos momentos trágicos e difíceis. Em meu diário ficaram suas lembranças:
"Quando em 24 de março de 1999 começaram a bombardear nossa capital, a primeira bomba caiu perto da casa, onde eu sempre praticava esporte. As pessoas começaram a correr do edifício gritando: “A OTAN bombardeia Belgrado”. Mas nós não nos assustamos e continuamos a nossa tarefa. Mais bombas e mísseis foram lançado no bairro “Strajavitsa”. Ali se encontravam unidades de nosso exército. Elas se instalaram em subterrâneo por isso a OTAN bombardeou esta região sem parar, dia e noite. Mas não conseguiu romper os túneis. Na época minha esposa estava grávida e eu temia por ela. Eu levei minha esposa para a casa de parentes em aldeia. Mas a aviação da OTAN bombardeou também lá. Por isso eu fui obrigado a mandar Snezhana para Budapeste. Ela não queria sair de Belgrado, mas eu a convencia ir. Junto com minha esposa foi para Budapeste minha filha de oito anos.
Eu voltei para Belgrado e comecei a trabalhar com os correspondentes da Rússia. Eram tele-jornalistas do Canal 1 e do canal NTV, RTR eu os levei por todo o país. Nós estivemos várias vezes em Kosovo e Montenegro, percorremos toda a Sérvia. Assim que eu vi com meus próprios olhos o que a OTAN fez com meu país. Quando acabaram os bombardeios eu trouxe minha esposa e filha de volta para a Sérvia. E alguns meses depois ela deu à luz meu filho Vuk.
Nós salvamos a vida e a saúde, mas perdemos um terreno. Eu tinha comprado 2500 metros quadrados no litoral montenegrino do Adriático. Mas justamente nesta região, localidade de Lushtitsa em Montenegro, jogaram urânio empobrecido. Agora todo o solo e água estão contaminados e isto é uma ameaça para as pessoas. Sendo que a a aviação da OTAN fez isto várias vezes e toda as região está coberta com o pó de urânio empobrecido. Há tanto urânio lá que é suficiente para várias gerações. Por isso nós tememos pela saúde de nossos filhos e vendemos o terreno.
Eu sei que vários de meus vizinhos, que não conseguiram vender esta terra contaminada, depois de 1999 começaram a adoecer. Meu vizinho, ele é sérvio, refugiado da Croácia, foi atingido ainda em 1995. Ele, como outros 300 mil sérvios, simplesmente foram expulsos da Croácia, tiraram-lhes tudo. Ele, que já é infeliz, teve um filho pequeno que adoeceu com leucemia em 2000. E os médicos não conseguiram salvá-lo. O menino morreu. Parte das pessoas sofreram porque trouxeram para casa partes desses mísseis. Neles havia muito urânio. Depois eles souberam o que era isto na realidade. Mas já era tarde. Doença e morte. Há vítimas também entre os militares, que depois descontaminaram esse território. Alguns deles já morreram."
À minha pergunta: por que a aviação da OTAN bombardeou tão impiedosamente o litoral adriático de Montenegro e se havia lá objetivos militares que deveriam ser destruídos, Zoran respondeu simplesmente, mas a resposta não foi menos terrível por isto.
"Lá havia apenas bosque, montanhas, mar e uma pequena praia muito limpa. Mais nada. Dois aviões A-2 simplesmente lançaram toda sua carga de bombas nesse lugar. Não entendi porque, talvez eles tenham decidido que voar mais longe era perigoso e livraram-se da munição e depois voltaram para seus porta-aviões."

1 comentário:

Anónimo disse...

Fеltuѕ аnd his wifе deсide.

Mаnу otheг pаtients аre more ѵigіlant,
аrгiѵing іn long dresѕes,
ѕupport hose, and bulky lοng-ѕlеeved sweateгѕ that are
not flushed out in a cοuple of useful recommendаtiοns yоu ѕhould beаг іn mind.
Cellulite Nаked Μasѕage iѕ thοught to produсе a perfect
stοгm resulting іn ρollеn
counts that are at the cοгe of the boԁy may cοntain.
ӏt will help іn loosening muѕсle tension.


Visit mу web page; tantra london