quinta-feira, 9 de maio de 2013

A memória da vitória sobre a Alemanha : Voz da Rússia

8.05.2013, 17:23, hora de Moscou
Imprimirenviar por E-mailPostar em blog
9 de maio, dia da vitoria, memoria, segunda guerra mundial, grande guerra patriotica
RIA Novosti

O Dia da Vitória é a grande festa que une todas as gerações de cidadãos da Rússia, quer vivam no país ou no estrangeiro, todas as pessoas do planeta que prezam a lembrança dos heróis da guerra.

As tradições solenes do Dia 9 de Maio não surgiram imediatamente após o fim da guerra, tendo o século XXI acrescentado novas cores a este dia histórico.
O ato de capitulação incondicional da Alemanha nazista foi assinado no subúrbio de Berlim Karlshorst, em 9 de maio às 0 horas e 43 minutos, hora de Moscou. À tarde, o comunicado sobre a Vitória foi transmitido pela rádio. O país esperava-o durante os 1.418 dias da terrível guerra.
A alegria popular foi imensa. As praças das cidades ficaram cheias de gente, que chorava e ria de felicidade. Em 24 de junho, depois de minuciosa preparação de um mês e meio, realizou-se a lendária Parada da Vitória na Praça Vermelha.
Nos primeiros dois anos depois da guerra, o dia 9 de maio era feriado, conta o diretor científico da Sociedade Histórico-Militar russa, professor do Instituto Estatal das Relações Internacionais de Moscou, Mikhail Myakhkov:
“Depois, este dia se tornou de trabalho, apesar de a festa se comemorar, é claro. E somente em 1965 ele se tornou novamente feriado. Nessa altura, as gerações mudaram. Os combatentes que tinham estado na frente de batalha se tornaram veteranos de guerra.”
Para os que tiveram a oportunidade de ver os veteranos naqueles anos no 9 de maio, o quadro era inesquecível. Eles saíram às ruas com todas suas medalhas e condecorações. Em sua maioria era pessoas ainda relativamente novas. Mas sua aparência inspirava um sentimento de orgulho e confiança inabalável no dia de amanhã.
Agora os veteranos são cada vez menos, mas eles ainda estão em forma – prossegue Mikhail Myakhkov:
“Como antes, nós olhamos para eles. Orgulhamo-nos deles e tentamos seguir seu exemplo. Nem sempre se consegue. Mas quem, além deles, contará o que nós superamos no caminho da Vitória? Que ameaça mortal pairava sobre nosso país, quando o inimigo se aproximou de Moscou. Quem mais nos contará que nós de Moscou e de Stalingrado, das margens do Volga, chegamos até Berlim?”
Em 1965, na Praça Vermelha, em comemoração do vigésimo aniversário da Vitória, realizou-se uma parada militar, que depois se tornou uma tradição anual da festa de 9 de maio. As paradas realizaram-se também em outras cidades do país, onde havia unidades militares próximas.
A partir de 1990 a gloriosa tradição foi interrompida durante cinco anos. Depois voltaram as paradas anuais. E isto é muito importante – diz o psicólogo e escritor Serguei Kliuchnikov:
“Os jovens começaram a sentir que temos um país unido, um destino único, uma linha histórica única, da qual se podem orgulhar. É uma necessidade de valores autênticos que as pessoas têm. A compreensão de que houve épocas em que não apenas o dinheiro e as diversões eram importantes. Em certo sentido é uma recuperação do que já tivemos.”
No século XXI surgiram novas tradições de comemoração do Dia da Vitória, por iniciativa de jovens. Por exemplo, a ação da Fita de São Jorge, na qual milhões de habitantes da Rússia e em 100 países tomam parte há já nove anos. As fitas laranja e preta, que voluntários distribuem nas ruas de cidades do mundo tornaram-se mais um sinal de recordação da Vitória.
Neste ano, pela primeira vez em toda a Rússia, de Kaliningrado a Vladivostok, realizam-se marchas do Regimento Imortal. Jovens levam em colunas sobre a cabeça retratos de seus avós-combatentes. Nesta marcha simbólica eles estão juntos novamente.
O acontecimento central de 9 de maio, como sempre, é a parada militar na Praça Vermelha. Nela participam 11 mil militares, mais de 100 equipamentos militares terrestre e 68 aviões de combate. À noite, tal como há 68 anos, em comemoração da Grande Vitória, haverá fogos-de-artifício.
A transmissão direta da parada começa em nosso site às 3 horas da madrugada em Brasília e às 7 horas da manhã em Lisboa.

Sem comentários: