sábado, 6 de abril de 2013

WikiLeaks anuncia Assange e dois candidatos para eleição na Austrália: Voz da Rússia

6.04.2013, 22:59, hora de Moscou
Imprimirenviar por E-mailPostar em blog
WikiLeaks, julian assange
EPA

O partido político criado pelo WikiLeaks confirmou hoje a candidatura do fundador do grupo, Julian Assange, e anunciou outros dois candidatos para concorrer ao Senado nas eleições legislativas da Austrália, a 14 de setembro.

O grupo manterá a candidatura do fundador do site, que está exilado na embaixada do Equador em Londres desde 19 de junho de 2012.
Assange tem pendente um processo de extradição do Reino Unido para a Suécia por crimes sexuais, que a sua defesa acredita que seja um pretexto para a respectiva extradição para os Estados Unidos.
O director de campanha do WikiLeaks, Greg Barns, disse que o partido conta com dois candidatos "altamente qualificados" para o Senado nos estados de Nova Gales do Sul e da Austrália Ocidental, embora tenha evitado revelar os nomes.
O chefe do partido disse que já conseguiu os 500 filiados que precisa para se registar como partido político para a eleição e que fará a inscrição na Comissão Eleitoral antes da data limite, a meados de maio.
Barns mostrou a sua confiança em que o partido possa conseguir as assentos no Senado dos três estados em que terá candidatos, mas acrescentou que "dependerá do governo dar oportunidade para que Assange regresse à Austrália".
"Na minha opinião, e acho que na de muita gente, seria muito embaraçoso internacionalmente para os eleitores de Victoria se não pudessem ter no Senado a pessoa pela qual votaram", disse Barns ao grupo mediático Fairfax.
Assange é o líder do site que divulgou milhares de documentos dos Estados Unidos sobre relações diplomáticas com outros países e pormenores das guerras do Afeganistão e do Iraque.
Em fevereiro, Assange disse que, se for eleito senador, ficaria livre das acusações porque Washington evitaria um incidente diplomático com a Austrália.
-- Diário Digital / Lusa

Sem comentários: