domingo, 7 de abril de 2013

Vladimir Putin recorda Pedro, o Grande: Voz da Rússia

7.04.2013, 14:00, hora de Moscou
Imprimirenviar por E-mailPostar em blog
Vladimir Putin
RIA Novosti

Vladimir Putin parte amanhã, dia 08, para Amsterdã, onde irá dar início ao Ano da Holanda na Rússia e da Rússia na Holanda. Durante a visita, o presidente russo realizará negociações com o premiê Mark Rutte, se reunirá com a rainha Beatriz e com grandes empresários dos setores da indústria e comércio.

A Holanda é um dos maiores parceiros comerciais da Rússia. No ano passado, o volume do intercâmbio comercial totalizou cerca de 80 bilhões de dólares. Ao mesmo tempo, o país ocupa o primeiro lugar no que se refere aos investimentos direitos acumulados na Rússia. Portanto, não é de admirar que, durante a visita, as questões econômicas estejam no centro das atenções de Vladimir Putin. Em Amsterdã, o presidente da Rússia terá conversações com o primeiro-ministro Mark Rutte. Estão ainda agendados debates sobre os problemas da zona do euro e do Chipre, assim como sobre a cooperação entre Moscou e Amsterdã no domínio energético. Após as negociações, serão assinados vários documentos bilaterais.
De acordo com o embaixador da Rússia na Holanda, Roman Kolodkin,"serão assinados vários documentos intergovernamentais e interministeriais, assim como convênios entre representantes do empresariado da Rússia e dos Países Baixos, entre a Associação de Regiões Inovadoras da Rússia e os parceiros holandeses. Esperamos que sejam firmados cerca de 15 documentos. Além disso, irá se realizar um encontro do presidente da Rússia e do primeiro-ministro holandês com representantes das companhias mais importantes dos dois países."
De acordo com a agenda da visita, Vladimir Putin e a rainha Beatriz irão participar da cerimônia de inauguração, na sucursal do Hermitage no Amstel, de uma exposição dedicada a Pedro, o Grande. A mostra, na intenção de seus organizadores, ajudará os holandeses a compreender melhor a personalidade do czar russo que, como é conhecido, aprendeu vários ofícios na Holanda quando era jovem. É de notar que os vínculos entre Amsterdã e Moscou estabelecidos por Pedro, o Grande, se mantiveram até à presente data. Tal não se limita à cooperação econômica, comenta o analista do Instituto da Europa, Vladislav Belov.
"A Holanda tem uma cooperação dinâmica com a Rússia nos domínios de saúde pública, de utilização eficaz de fontes de energia, no setor agropecuário, pesquisas científicas e educação. De acordo com os últimos dados, cerca de 600 alunos russos estudam nas universidades holandesas (entre elas há muitas universidades de nível mundial). Vi, aliás, uma informação de que um número ainda maior de alunos holandeses estuda na Rússia. São dados bastante interessantes."
Na véspera da visita, o jornal holandês De Telegraaf publicou um artigo de Vladimir Putin, no qual o líder russo deseja a paz e prosperidade ao povo do País das tulipas. O presidente russo qualifica o Ano da Holanda na Rússia e da Rússia na Holanda como um “projeto de enorme envergadura”. Durante este ano, em ambos os países irão se celebrar mais de 200 eventos culturais e educativos: exposições de arte, turnês de companhias teatrais e competições esportivas. “Espero com sinceridade que o Ano da Holanda na Rússia e da Rússia na Holanda permita aos nossos povos se tornarem mais próximos, se conhecerem melhor um a outro e abra novas possibilidades para diversas iniciativas conjuntas”, escreve o presidente russo

Sem comentários: