segunda-feira, 8 de abril de 2013

Três mortos em Muxúnguè

 

Tensão na zona centro.
Neste momento, já há movimentações de populares em fuga da vila, em consequência dos confrontos entre a polícia e os homens armados da Renamo.
Homens armados mataram, anteontem, três pessoas no centro do país, num ataque a um camião de transporte de combustível e a um autocarro, segundo o administrador de Chibabava, Arnaldo Machevo.
Uma das vítimas morreu quando estava a ser evacuada para o hospital da Beira, capital da província de Sofala.
“Foram atacadas sábado dois autocarros de passageiros e um camião-cisterna. O ataque foi por volta das 16h50, a 30 quilómetros de Muxúnguè, quando os homens pretenderam parar o autocarro da empresa Intercape. O motorista não parou e eles dispararam, ferindo uma pessoa”, disse Machavo.
“De seguida, os mesmos homens imobilizaram um camião-cisterna e dispararam contra os pneus e o tanque. Aqui, morreram duas pessoas, o motorista e um dos ajudantes, e o outro ajudante ficou gravemente ferido”, acrescentou o administrador de Chibabava, que disse que “os atacantes eram homens armados na Renamo”.
Neste momento, já há movimentações de populares em fuga da vila, em consequência dos confrontos entre a polícia e os homens armados da Renamo.
A polícia atenta
“A polícia não está indiferente perante os ataques dos homens da Renamo e está a trabalhar para tornar transitável o troço mais problemático da estrada nacional número 1”, disse Joaquim Nido, comandante provincial da Polícia da República de Moçambique (PRM).
Na quinta-feira, na mesma região da província de Sofala, elementos da Renamo assaltaram um posto da polícia, num ataque em que morreram quatro agentes e a um ex-guerrilheiro. A STV relatou no sábado à noite uma outra tentativa de assalto, mas sem consequências, a um autocarro de passageiros da empresa Estrago, que fazia a rota Nampula-Maputo.
O Comandante Provincial da PRM de Sofala disse que “por razões de segurança” não pode divulgar a estratégia policial para travar a onda de ataques na zona, mas garantiu que a polícia “fará tudo para tornar seguro aquele troço”.

1 comentário:

Anónimo disse...

penso que ha aqui uma discrepancia informativa que necessita de ser esclarecida relativamente aos ataques ocorridos em Muxungue. O artigo colocado ontem reporta o involvimento de um autocarro e 2 camiões (1 cisterna e um carregado de madeira). Entretanto o artigo de hoje, refere 2 autocarros mas dos quais se fala apenas do intercape e de 1 camião cisterna.