segunda-feira, 22 de abril de 2013

Sob espectro de conflito armado

 Sob espectro de conflito armado
Governo intensifica envio de militares para região Centro
Maputo (Canalmoz) - Três autocarros da Companhia de Transportes Goupal Limitada (ETRAGO) deixaram este domingo a cidade de Maputo, transportando exclusivamente efectivos militares das Forçad Armadas da Defesa de Moçambique (FADM) e da Força de Intervenção Rápida (FIR) trajados de fardas militares e policial (ganga cinzento), boinas pretas e vermelhas, em direcção ao Centro do País, apurou o Canalmoz este domingo.
Até ao princípio da noite deste domingo, os três autocarros com 65 (sessenta e cinco lugares cada), tinham cruzado o rio Save e encontravam-se parados no cruzamento de Inchope, que liga as cidades de Chimoio, província de Manica, Beira, província de Sofala e o norte do País, em direcção ao Rio Zambeze, transportando a tropa e equipamento logístico militar.
Fontes militares do Canalmoz, informaram que o destino da expedição militar é o distrito de Gorongosa, onde se encontra o líder da Renamo, Afonso Dhlakama, e tem sido concentrados maior parte de efectivos militares desde os finais do ano passado.
A ETRAGO é uma empresa que tem a gestão de um antigo combatente ligado ao partido Frelimo, estando neste momento a beneficiar de contratos de transportes do pessoal dos Ministérios do Interior e da Defesa Nacional, mormente forças no activo e mancebos para fora da cidade de Maputo e vice-versa.
Intensificação de treinos militares na KaTembe
Ainda no âmbito do fomento do espectro de guerra, o Governo está a treinar efectivos da FIR em artilharia pesada, no quartel das FADM no Djidjidji, no distrito municipal da KaTembe, a 20 quilómetros doutro lado da baía de Maputo.
Por outro lado, novos equipamentos militares com artilharia e metralhadoras do tipo RPD (que leve correntes de balas), carros de combate acabam de ser comprados pelo Governo, conforme pode ler noutra peça nesta edição.
O executivo moçambicano conta com apoio do Governo comunista chinês que já anunciou a entrega de equipamento militar avaliado em 1(um) milhão de euros.
Há dias, concretamente aquando dos incidentes de Muxungue, altos generais da Polícia moçambicana, numa delegação dirigida pelo vice-comandante-geral da PRM, Basílio Monteiro, visitaram Hanoi, em Vietname segundo foi informado na ocasião o Canalmoz por fontes bem seguras da corporação, para tratar de assuntos militares. (Bernardo Alvaro)

Sem comentários: